Nossa Cidade

Investimentos para o setor ferroviário no município geram discussão em sessão

Grande potencial para indústria ferroviária, Hortolândia precisa de plano de consolidação e atração de novas empresas da área

 linha

Anuncio


Com grandes empresas do setor ferroviário instaladas na cidade, a consolidação e fortalecimento do Polo do setor foi debatido durante a sessão desta terça-feira (25 de novembro), na Câmara Municipal de Hortolândia. A discussão foi proposta pelo Requerimento nº 750/2014, do vereador John Lenon (PT), que solicitou ao Poder Executivo informações sobre políticas desenvolvidas para consolidação e atração de empresas do setor ferroviário.

O parlamentar destacou durante sua fala na sessão, que há uma concorrência grande entre várias cidades do estado de incentivo fiscal para atração de empresas. “Será que não é necessária uma atualização da nossa lei de incentivo empresarial, o PROEMPH [Programa de Incentivo Empresarial de Hortolândia], o que poderá trazer novas empresas para nossa cidade, inclusive do setor ferroviário, que hoje é um dos setores que deverá receber grande investimento do Governo Federal e da iniciativa privada?”.

A cidade de Araraquara, por exemplo, recebeu duas indústrias do setor neste ano e vem se consolidando como um novo Polo Ferroviário no Estado de São Paulo. “Esta situação chega a ser preocupante, pois a formação de novos Polos Ferroviários pode provocar uma migração de empresas, que hoje estão instaladas em Hortolândia, para novas cidades, caso nosso município não dê incentivo para novos investimentos”, explicou o vereador.

Por este motivo, John Lenon fez alguns questionamentos ao Poder Executivo no Requerimento. Ele questiona se existe o interesse da Prefeitura em consolidar o setor na cidade, quais políticas estão sendo adotadas para não haver fuga das empresas já instaladas e atração de novas empresas do setor. Também pergunta se o PROEMPH torna Hortolândia competitiva para atração de novas indústrias, especialmente do setor ferroviário, se há previsão de mudanças legislativas para atualização da Lei e quando elas ocorreriam. “Ainda pergunto quais medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura para incentivar a vinda do Senai especializado na indústria ferroviária, já que estamos disputando a instalação com Araraquara”.

O Requerimento foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado ao Poder Executivo que terá 15 dias úteis para responder aos questionamentos do vereador.

Fonte: Câmara Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo