Nossa Cidade

Jardim Amanda ganha academia para pessoa com deficiência

Jardim-Amanda-ganha-academia-para-pessoas-com-deficiencia

Equipamentos exclusivos para cadeirantes têm foco no fortalecimento da musculatura de membros superiores

Anuncio


A Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência começa na próxima segunda-feira (15/09). Em Hortolândia, diversas atividades estão programadas para inserir a população na consolidação de políticas públicas neste segmento. Nesta sexta-feira (12/09), por exemplo, a Prefeitura iniciou a implantação uma academia ao ar livre, específica para cadeirantes, na área da lagoa do Jardim Amanda. A previsão é que, na próxima semana, os equipamentos já estejam liberados para uso.

A academia para pessoas com deficiência é inédita na cidade. Por meio de uma parceria entre as secretarias de Chefia de Gabinete e Esportes, a Administração Municipal adquiriu oito equipamentos diferenciados e definiu o local para a instalação. Os equipamentos têm altura diferenciada, permitindo o uso por cadeirantes. Além disso, eles possibilitam a prática de exercícios que priorizam a musculatura dos membros superiores, fortalecendo costas, peito, ombros e braços.

De acordo com o gerente de recreação da Secretaria de Esportes, Geraldo Mariano Correa Filho, os equipamentos de ginástica para pessoas com deficiência são uma novidade da própria empresa que fabrica. “A fabricante lançou estes equipamentos, que seguem o mesmo padrão da academia ao ar livre comum. A Secretaria de Chefia de Gabinete fez a compra e a Secretaria de Esportes dará orientações aos usuários de como realizar os exercícios”, disse Mariano. A previsão é que a academia seja aberta com uma aula inaugural. Além disso, instrutores de educação física visitarão o local, periodicamente, para ensinar os usuários a melhor maneira de se exercitar.

Conforme a chefe do setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Elaine Aparecida Gombrade de Oliveira, a Prefeitura estuda implantar mais duas academias para pessoa com deficiência em outros pontos da cidade. “Queremos atender todas as regiões. Por isso, nossa intenção é que, o quanto antes, possamos instalar mais academias como esta em mais locais”, afirmou.

“O Setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência é fundamental para que o Poder Público mantenha suas ações de forma a integrar e incluir todas as pessoas na oferta de atividades e serviços. A implantação de uma academia ao ar livre para cadeirantes é mais uma ação que respeita este propósito”, enfatizou o prefeito, Antonio Meira. O fato de o prefeito entregar este equipamento em setembro, durante a Semana Nacional de Luta da Pessoa com deficiência, ressalta este entendimento de política pública.

Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

De 15 a 21 de setembro, a maioria dos municípios do Brasil realizam diversas atividades direcionadas à pessoa com deficiência, com foco no desenvolvimento de políticas públicas para este segmento. Em Hortolândia, a programação conta com atividades de cultura e lazer, palestras, entrega da academia ao ar livre para pessoa com deficiência, além da participação de representantes do Setor de Políticas Públicas e do Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência no I Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, realizado em Mogi-Mirim.

Confira abaixo a programação da Semana:

Segunda-feira (15/09), às 9h30 e 14h

Visita ao cinema

Fime: Khumba

Público: Alunos do CIER (Centro Integrado de Reabilitação e Educação) Romildo Pardini e da entidade CCART (Centro de Convivência, Arte, Reabilitação e Trabalho)

Terça-feira (16/09), às 14h30

Visita ao CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia)

Apresentação do Grupo de Percussão Turuntuntum

Público: Alunos do CIER e CCART

Quarta-feira (17/09), das 8h30 às 16h

I Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência

Local: Mogi-Mirim

Participação do Setor de Políticas Públicas para PCD e de Membros do Conselho Municipal da PCD

Quinta-feira (18/09), às 10h

Palestra sobre trânsito e conscientização sobre estacionamento em vagas exclusivas

Público: Jovens em período de Alistamento

Sexta-feira (19/09), das 9 às 11h

Campanha do Estacionamento em Vagas Exclusivas

Panfletagem no Centro da Cidade

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo