Nossa Cidade

Jd. N. Sra. Auxiliadora recebe obras de afastamento de esgoto

 

As obras de implantação de vielas sanitárias para coleta de esgoto domiciliar avançam no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. Nesta semana, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), sob acompanhamento da Prefeitura de Hortolândia, iniciou o serviço com o atendimento de duas quadras, das 12 quadras previstas para receber a tubulação. Cerca de 500 imóveis serão beneficiados com o afastamento de dejetos após a conclusão do serviço, prevista para acontecer ainda neste ano. Atualmente, a cobertura da rede de coleta de esgoto atinge 95% em Hortolândia. As obras que garantirão a universalização do serviço avançam e a previsão é que até 2020 todo o esgoto da cidade seja coletado e tratado.

Anuncio


A Sabesp também mantém frente de trabalho no Parque Orestes Ôngaro, onde as obras entram na reta final, com serviços ocorrendo na última quadra que resta receber a viela, possibilitando o afastamento do esgoto dos imóveis localizados na rua Rio Paraguai. Com a conclusão desta etapa, mais 1,2 mil famílias passam a ter esgoto coletado e tratado na cidade. 

“Há anos lutamos para que todas as residências de Hortolândia tenham esgoto coletado e tratado. Em parceria com a Sabesp estamos próximos de alcançar essa meta, uma conquista do povo. Saneamento básico representa mais qualidade de vida e higiene, além da valorização dos imóveis”, observa o prefeito Angelo Perugini. 

A implantação das vielas acontece em todos os locais onde a rede coletora que passa nas ruas não é capaz de captar o esgoto dos imóveis por gravidade, como em partes baixas dos bairros. Nestes pontos, a tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria. Alguns bairros, como o Parque Orestes Ôngaro e o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, têm a maioria das ruas atendidas por vielas. Em outros bairros, apenas algumas quadras ou lotes têm este sistema de afastamento de esgoto domiciliar.

“As obras acontecem simultaneamente nestes pequenos trechos, de forma que o serviço de coleta e tratamento de esgoto avança cada vez mais”, explica o agente de fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira. Entre os bairros que receberão vielas em trechos de quadras estão o Parque Ortolândia, Vila Real e Jardim Nova Hortolândia.

LUTA PELO ESGOTO

A luta histórica da população por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 95% de cobertura do serviço. Esse resultado contou principalmente, com a participação popular.

Histórico – Esgoto em Hortolândia

•Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

•1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

•2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

•2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

•2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

•2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

•2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

•2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

•2018: Hortolândia apresenta 95% de atendimento total de esgoto e recebe prêmio da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo