Connect with us

Nossa Cidade

Jornada Pedagógica 2021 é nesta quarta-feira (03/02)

Prefeitura

Publicado

em

A tão esperada Jornada Pedagógica 2021, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, acontece nesta quarta-feira (03/02). A abertura do evento, que marca o início do calendário letivo no município, será feita às 14h pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Ele dará as boas-vindas aos participantes e apresentará a todos o tema que norteará o enfoque pretendido para a educação no município, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. Em seguida, haverá palestras voltadas aos profissionais da pasta. Segundo o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, há mais de 2 mil inscritos no evento. 

Participam da edição deste ano três grandes nomes na área da Educação no Brasil: o sociólogo César Callegari, às 14h, que tratará d’“O Desenvolvimento da Educação Integral”; a psicóloga Cenise Monte Vicente, às 16h, que falará sobre

“Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”; e a pedagoga Maria Inês Fini, às 18h30, que mostrará “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”.

Neste ano, em razão da pandemia do Coronavírus, a Jornada será realizada a distância, em tempo real, pela internet, com transmissão de conteúdo e interação via plataformas digitais, como Zoom e YouTube.

“A ideia é que tenhamos uma Jornada Pedagógica com estações de vivência, trazendo pessoas que possam contribuir com este momento de pandemia, falando de resiliência, do aspecto emocional, trazendo essas perspectivas com que a educação tem se preocupado muito, em relação à aprendizagem. Isso para que a gente possa discutir desafios e metas, pensando neste novo cenário, que é novidade para todo mundo. Não há, na nossa história, um momento como esse, nem na educação nem na saúde, em que a gente depende de outras áreas. É uma situação que envolve um esforço intersetorial. Mas a Jornada Pedagógica tem que se manter com a sua alma. Qual a alma dela? Os professores, diretores, supervisores, para que eles se sintam acolhidos neste momento tão difícil que a gente vem atravessando, em que a educação é importante para que a gente mantenha a garantia de direitos dessas crianças e suas famílias. A Jornada vai ser super especial para acolher e receber a rede e dizer a ela que nós estamos juntos e nos importamos com tudo isso que está acontecendo, com os professores, esses profissionais que lidam diretamente com a escola e a sala de aula. Vai ser uma Jornada instrumental, no sentido pedagógico, importante para que a gente possa esperançar dias melhores”, afirmou Moraes.

Palestras online 

Para preservar a saúde dos participantes, a Jornada será realizada de maneira remota. Supervisores, gestores e coordenadores do Centro de Formação “Paulo Freire” participarão da palestra via plataforma Zoom. O link será enviado próximo à data do evento. 

Os demais inscritos participarão do evento pelo Youtube no canal da Secretaria de Educação pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw/

Para receber o certificado de participação na Jornada, é necessário, além da inscrição, acompanhar a transmissão das palestras e preencher o formulário que será disponibilizado no chat ao longo do evento. É possível enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as palestras da Jornada são destinadas aos profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles gestores educacionais, professores da Educação Básica e Integral (Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos e professores especialistas, AEE- Atividades de Educação Especial e CIER- Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), EJA (Educação de Jovens e Adultos), educadores infantis, infantojuvenis, agentes educacionais e estagiários, bem como gestores do programa Bolsa Creche, ação que disponibiliza vagas em escolas particulares conveniadas.  

 

Conheça os palestrantes:

César Callegari

14h – “O Desenvolvimento da Educação Integral”

Publicação do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada), entidade que preside, informa que Antonio Cesar Russi Callegari é sociólogo, especialista em gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação, cultura, ciência e tecnologia. É membro do Conselho Nacional de Educação e lá preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular e é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como Deputado Estadual em São Paulo, teve dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

Cenise Monte Vicente

16h – “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”

Segundo o currículo divulgado na rede social LindedIn, Cenise Monte Vicente é graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Social e Psicanalista. Foi secretária municipal de Promoção Social de Campinas – SP (1991-92), Professora de Psicologia Criminal da Faculdade de Filosofia da USP/Ribeirão Preto (1991-1995), Coordenadora Executiva em diferentes organizações (Instituto Ayrton Senna (1996-99). Participou do programa Banco na Escola (2000-05), do Escritório Regional do Unicef São Paulo (2006-2007) e do programa Envolver da Rede Social São Paulo (2006-09).

Participou também de Conselhos de defesa de direitos humanos e da criança e adolescente (Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, ANDI) e escreveu o Guia de Promoção de Resiliência.

Maria Inês Fini 

18h30 – “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”

De acordo com currículo disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Inês Fini é doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou de 1972 a 1996.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Melhores No. 3
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura

Nossa Cidade

População deve ficar em casa na Fase Vermelha para evitar contaminar outras pessoas com o Coronavírus

Prefeitura

Publicado

em

Hortolândia volta à Fase Vermelha do Plano São Paulo, a partir desta quinta-feira (04/03). A decisão foi tomada pelo governo estadual e antecipada pela Prefeitura em virtude da situação grave provocada pela pandemia, com grande aumento da quantidade de pacientes e iminente esgotamento de leitos para atender os casos mais graves da Covid-19 na cidade e região. Diante deste quadro agudo, a Prefeitura reforça a orientação para que as pessoas permaneçam em casa e mantenham o isolamento social. Mesmo que a medida cause mais exaustão mental e emocional, ficar em casa ainda é a melhor proteção contra o vírus. É também uma atitude responsável. Se cada pessoa fizer sua parte, ajudará a diminuir a disseminação da doença, e assim evitar o colapso da rede municipal de saúde.

A Secretaria de Saúde reitera para que a população se conscientize sobre a gravidade da doença. Caso a pessoa comece a apresentar algum dos sintomas da COVID-19, deve procurar orientação médica, manter o uso de máscara e ficar em isolamento para evitar contaminar outras pessoas, pois a doença pode levar à morte. Em caso de piora do quadro, a orientação é para que a pessoa procure a Unidade Respiratória (UR), montada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento)-24h Nova Hortolândia. Para obter mais informações e orientações sobre a COVID-19, a população pode entrar em contato com sua UBS (Unidade  Básica de Saúde) de referência. Cada unidade tem uma linha de telefone específica para isso (a lista de telefones de cada unidade está abaixo).

Neste momento grave da pandemia, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as pessoas ajam com responsabilidade e evitem sair de casa, somente em caso de extrema necessidade. Uma vez em ambiente externo, o uso de máscara continua obrigatório, inclusive dentro do transporte público. As pessoas também devem seguir o protocolo sanitário de manter o distanciamento, evitar aglomeração e fazer a higienização constante das mãos com sabão e álcool em gel. 

Para evitar aglomeração nas unidades de saúde da rede pública, a Secretaria de Saúde orienta para que a população vá com apenas um acompanhante. Confira abaixo a lista de números das UBSs do município para informações sobre a Covid-19:

UBS Santa Clara: 99976-7369

UBS Santa Esmeralda: 99684-9258

UBS Novo Ângulo: 97171-5369

UBS Amanda I: 99979-9464

UBS São Bento: 99976-4361

UBS Rosolém: 99976-7913

UBS Campos Verdes: 99976-3818

UBS Santiago: 99886-9050 e 98395-9569

UBS Parque do Horto: 99976-8377

UBS Bom Bruno: 99979-9593

UBS Nova Europa: 99979-9259

UBS Orestes Ôngaro: 99976-7565

UBS Figueiras: 99976-7362

UBS Amanda II: 99976-4541

UBS Adelaide: 99979-9633

UBS Taquara Branca: 99976-4615

UBS São Jorge: 99976-2434

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Melhores No. 3
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Continue Lendo

Nossa Cidade

Grupo Turuntuntun faz apresentação virtual ao vivo, nesta sexta-feira (05/03)

Prefeitura

Publicado

em

Para aliviar a tensão causada pela pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia está com uma programação de apresentações musicais online dos grupos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia). Nesta sexta-feira (05/03), é a vez do grupo Turuntuntun, formado só por instrumentos de percussão. A apresentação será transmitida ao vivo, às 20h, na página do Facebook do centro (Clique aqui).

O grupo Turuntuntun executará obras musicais específicas para grupos de percussão. Uma das composições que será apresentada é “Roll-Off Rhumba”, do músico americano Vic Firth (1930-2015), que foi integrante da Boston Symphony Orchestra e fundador da fábrica de instrumentos de percussão que leva seu nome. Outro destaque é “Tom Tom Foolery”, composta pelo percussionista americano Alan Abel (1928-2020), que tocou na Philadelfia Orchestra e se notalibilizou por inventar instrumentos de percussão.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Melhores No. 3
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui implantação de iluminação em LED na avenida Panaíno

Prefeitura

Publicado

em

Quem trafega no período noturno pela avenida Panaíno, que integrará as regiões do Jd. Santa Clara do Lago até o Jd. Novo Ângulo, observa toda a extensão da via da já iluminada. Após o período de testes das luzes, o local está oficialmente iluminado com luminárias LED, instaladas em postes ornamentais. A tecnologia LED tem maior potencial de luminosidade, com eficiência energética e economia. 

A avenida Panaíno tem mais de dois quilômetros de via duplicada e asfaltada, desde a avenida da Emancipação até o Corredor Metropolitano. Neste trajeto, está em construção uma ponte sobre o córrego que corta a via. A obra deste novo complexo viário inclui canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e iluminação de LED, todas ações já executadas. O trabalho é realizado com recursos financiados pelo Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Com a avenida Panaíno, a população terá uma nova opção de trajeto entre as regiões da cidade, com viário mais rápido, seguro e eficaz. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a Av. da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. De acordo com a Secretaria de Obras, com a abertura da avenida Panaíno, a Prefeitura desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. A nova avenida também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas pela SP-101.

NOVA ILUMINAÇÃO E MAIS SEGURANÇA

Além da instalação de postes e luminárias LED nas avenidas em construção na cidade, a Prefeitura realiza a troca das lâmpadas antigas das ruas, de vapor de sódio, por novas lâmpadas com tecnologia LED. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, mais de 13 mil pontos da cidade já receberam a substituição. A estimava é que, ainda neste ano, seja realizada a troca de mais 8 mil lâmpadas, totalizando a substituição de 22 mil luzes, ou seja, 100% das lâmpadas das ruas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Melhores No. 1
Liquidificador Turbo , 900W, Copo de 2,7L, 127V, Preto, Mondial -L-900 FB.
  • 900W de potência:Potente no preparo de receitas como gelo, frutas congeladas, sucos , vitaminas, bolo, sopas, tortas e patês.
  • Copo de 2,7L ULTRARRESISTENTE:Copo resistente a quedas e riscos, e não pega cheiro. Prepara grandes quantidades de sucos, vitaminas e receitas
  • 5 velocidades + pulsar:A função “pulsar” do liquidificador l-900 é velocidade máxima - mistura de forma rápida alimentos pastosos como grão de bico, papinhas de bebê, cremes e Smoothies.
  • Função auto limpeza:Auxilia na limpeza do copo do liquidificador e, em especial, as suas lâminas. Para isso, encha o copo até metade com água e um pouquinho de detergente. Depois, aperte o botão pulsar alguns vezes e pronto!
  • Filtro:Entra a fruta coa e sai o suco ou molho filtrado. O filtro retira toda a semente deixando seus sucos prontos para serem tomados.
Melhores No. 2
Panela Elétrica Multicook Premium, Mondial, PE-03.
  • Aquece, assa, tosta, gratina, grelha e cozinha
  • Controle de temperatura entre 90° e 190°
  • Revestimento antiaderente
  • Pode ser levada à mesa
  • Tampa transparente com válvula para saída de vapor
Melhores No. 3
Churrasqueira Elétrica Grand Steak & Grill II, Mondial, CH-06
  • 2000w de potência
  • Suporte com prateleira de apoio
  • Grelha e resistência removíveis
  • Grelha com altura regulável
  • Bandeja coletora de gordura
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares