Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Jornada Pedagógica 2021 será ampliada

Prefeitura

Publicado

em

A Jornada Pedagógica 2021, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, será ampliada. Além da pedagoga Maria Inês Fini, dois grandes nomes, na área da Educação no Brasil, participam da edição deste ano: o sociólogo César Callegari e a psicóloga Cenise Monte Vicente. Os convidados farão palestras em torno do tema “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. As informações são da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A abertura do evento, marcado para o dia três de fevereiro, será feita pelo novo secretário da pasta, Fernando Gomes de Moraes. Ele dará as boas-vindas e apresentará aos participantes o tema da edição 2021, que norteará o enfoque pretendido para a educação no município, na atual gestão.

“A ideia é que tenhamos uma Jornada Pedagógica com estações de vivência, trazendo pessoas que possam contribuir com este momento de pandemia, falando de resiliência, do aspecto emocional, trazendo essas perspectivas com que a educação tem se preocupado muito, em relação à aprendizagem. Isso para que a gente possa discutir desafios e metas, pensando neste novo cenário, que é novidade para todo mundo. Não há, na nossa história, um momento como esse, nem na educação nem na saúde, em que a gente depende de outras áreas. É uma situação que envolve um esforço intersetorial. Mas a Jornada Pedagógica tem que se manter com a sua alma. Qual a alma dela? Os professores, diretores, supervisores, para que eles se sintam acolhidos neste momento tão difícil que a gente vem atravessando, em que a educação é importante para que a gente mantenha a garantia de direitos dessas crianças e suas famílias. A Jornada vai ser super especial para acolher e receber a rede e dizer a ela que nós estamos juntos e nos importamos com tudo isso que está acontecendo, com os professores, esses profissionais que lidam diretamente com a escola e a sala de aula. Vai ser uma Jornada instrumental, no sentido pedagógico, importante para que a gente possa esperançar dias melhores”, afirmou Moraes.

Palestras online 

A Jornada Pedagógica 2021 terá três palestras, que serão realizadas de modo remoto, online: às 14h, com o sociólogo; às 16h, com a psicóloga e, logo mais à noite, às 18h30, com a pedagoga. Segundo o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, há mais de 2 mil inscritos. 

Desta vez, em razão da pandemia do Coronavírus, para preservar a saúde dos participantes, a Jornada será realizada a distância, em tempo real, pela internet. Supervisores, gestores e coordenadores do Centro de Formação “Paulo Freire” participarão da palestra via plataforma Zoom. O link será enviado próximo à data do evento. 

Já os demais inscritos participarão do evento pelo Youtube no canal da Secretaria de Educação pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw/

Os organizadores alertam que, para receber o certificado de participação na Jornada, é necessário, além da inscrição, acompanhar a transmissão das palestras e preencher o formulário que será disponibilizado no chat ao longo do evento. É possível enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as palestras da Jornada são destinadas aos profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles gestores educacionais, professores da Educação Básica e Integral (Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos e professores especialistas, AEE- Atividades de Educação Especial e CIER- Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), EJA (Educação de Jovens e Adultos), educadores infantis, infantojuvenis, agentes educacionais e estagiários, bem como gestores do programa Bolsa Creche, ação que disponibiliza vagas em escolas particulares conveniadas.  

 

Conheça os palestrantes:

 

César Callegari

14h – “O Desenvolvimento da Educação Integral”

Publicação do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada), entidade que preside, informa que Antonio Cesar Russi Callegari é sociólogo, especialista em gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação, cultura, ciência e tecnologia. É membro do Conselho Nacional de Educação e lá preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular e é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como Deputado Estadual em São Paulo, teve dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

 

Cenise Monte Vicente

16h – “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”

Segundo o currículo divulgado na rede social LindedIn, Cenise Monte Vicente é graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Social e Psicanalista. Foi secretária municipal de Promoção Social de Campinas – SP (1991-92), Professora de Psicologia Criminal da Faculdade de Filosofia da USP/Ribeirão Preto (1991-1995), Coordenadora Executiva em diferentes organizações (Instituto Ayrton Senna (1996-99). Participou do programa Banco na Escola (2000-05), do Escritório Regional do Unicef São Paulo (2006-2007) e do programa Envolver da Rede Social São Paulo (2006-09).

Participou também de Conselhos de defesa de direitos humanos e da criança e adolescente (Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, ANDI) e escreveu o Guia de Promoção de Resiliência.

 

Maria Inês Fini 

18h30 – “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”

De acordo com currículo disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Inês Fini é doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou de 1972 a 1996.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares