Connect with us

Nossa Cidade

Jornada Pedagógica 2021 será ampliada

Prefeitura

Publicado

em

A Jornada Pedagógica 2021, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, será ampliada. Além da pedagoga Maria Inês Fini, dois grandes nomes, na área da Educação no Brasil, participam da edição deste ano: o sociólogo César Callegari e a psicóloga Cenise Monte Vicente. Os convidados farão palestras em torno do tema “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. As informações são da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A abertura do evento, marcado para o dia três de fevereiro, será feita pelo novo secretário da pasta, Fernando Gomes de Moraes. Ele dará as boas-vindas e apresentará aos participantes o tema da edição 2021, que norteará o enfoque pretendido para a educação no município, na atual gestão.

“A ideia é que tenhamos uma Jornada Pedagógica com estações de vivência, trazendo pessoas que possam contribuir com este momento de pandemia, falando de resiliência, do aspecto emocional, trazendo essas perspectivas com que a educação tem se preocupado muito, em relação à aprendizagem. Isso para que a gente possa discutir desafios e metas, pensando neste novo cenário, que é novidade para todo mundo. Não há, na nossa história, um momento como esse, nem na educação nem na saúde, em que a gente depende de outras áreas. É uma situação que envolve um esforço intersetorial. Mas a Jornada Pedagógica tem que se manter com a sua alma. Qual a alma dela? Os professores, diretores, supervisores, para que eles se sintam acolhidos neste momento tão difícil que a gente vem atravessando, em que a educação é importante para que a gente mantenha a garantia de direitos dessas crianças e suas famílias. A Jornada vai ser super especial para acolher e receber a rede e dizer a ela que nós estamos juntos e nos importamos com tudo isso que está acontecendo, com os professores, esses profissionais que lidam diretamente com a escola e a sala de aula. Vai ser uma Jornada instrumental, no sentido pedagógico, importante para que a gente possa esperançar dias melhores”, afirmou Moraes.

Palestras online 

A Jornada Pedagógica 2021 terá três palestras, que serão realizadas de modo remoto, online: às 14h, com o sociólogo; às 16h, com a psicóloga e, logo mais à noite, às 18h30, com a pedagoga. Segundo o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, há mais de 2 mil inscritos. 

Desta vez, em razão da pandemia do Coronavírus, para preservar a saúde dos participantes, a Jornada será realizada a distância, em tempo real, pela internet. Supervisores, gestores e coordenadores do Centro de Formação “Paulo Freire” participarão da palestra via plataforma Zoom. O link será enviado próximo à data do evento. 

Já os demais inscritos participarão do evento pelo Youtube no canal da Secretaria de Educação pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw/

Os organizadores alertam que, para receber o certificado de participação na Jornada, é necessário, além da inscrição, acompanhar a transmissão das palestras e preencher o formulário que será disponibilizado no chat ao longo do evento. É possível enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as palestras da Jornada são destinadas aos profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles gestores educacionais, professores da Educação Básica e Integral (Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos e professores especialistas, AEE- Atividades de Educação Especial e CIER- Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), EJA (Educação de Jovens e Adultos), educadores infantis, infantojuvenis, agentes educacionais e estagiários, bem como gestores do programa Bolsa Creche, ação que disponibiliza vagas em escolas particulares conveniadas.  

 

Conheça os palestrantes:

 

César Callegari

14h – “O Desenvolvimento da Educação Integral”

Publicação do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada), entidade que preside, informa que Antonio Cesar Russi Callegari é sociólogo, especialista em gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação, cultura, ciência e tecnologia. É membro do Conselho Nacional de Educação e lá preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular e é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como Deputado Estadual em São Paulo, teve dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

 

Cenise Monte Vicente

16h – “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”

Segundo o currículo divulgado na rede social LindedIn, Cenise Monte Vicente é graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Social e Psicanalista. Foi secretária municipal de Promoção Social de Campinas – SP (1991-92), Professora de Psicologia Criminal da Faculdade de Filosofia da USP/Ribeirão Preto (1991-1995), Coordenadora Executiva em diferentes organizações (Instituto Ayrton Senna (1996-99). Participou do programa Banco na Escola (2000-05), do Escritório Regional do Unicef São Paulo (2006-2007) e do programa Envolver da Rede Social São Paulo (2006-09).

Participou também de Conselhos de defesa de direitos humanos e da criança e adolescente (Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, ANDI) e escreveu o Guia de Promoção de Resiliência.

 

Maria Inês Fini 

18h30 – “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”

De acordo com currículo disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Inês Fini é doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou de 1972 a 1996.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros

Nossa Cidade

Igreja promove Drive Thur da Solidariedade em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Neste próximo sábado dia 17/04 das 8:00 as 12:00 estaremos realizando está ação social.

Este evento é uma realização do Projeto Social Juntos Somos Mais em parceria com a Igreja Assembleia de Deus Central de Hortolândia.

O principal objetivo desse evento é a arrecadação de alimentos para ajudar algumas famílias que estão passando por dificuldades nesse atual momento que estamos passando.

O Projeto Social Juntos Somos Mais conta com sua ajuda nesta ação social.

Esperamos você com o seu kg do Amor.
Nos ajude nesta causa, porque Juntos Somos Mais.

Local de arrecadação Templo da Igreja Assembleia de Deus Central de Hortolândia

Rua Seringueiras 641 Parque dos Pinheiros Hortolândia, das 8:00 as 12:00,venham faça sua parte.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Nossa Cidade

Fase Vermelha é prorrogada em Hortolândia até dia 18

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acata as novas orientações do Governo Estadual sobre o Plano São Paulo de Retomada Consciente e prorroga, até o dia 18 de abril, a Fase Vermelha, com flexibilização para alguns setores. Permanece proibido o atendimento presencial em todos os estabelecimentos não essenciais como medida para conter o avanço da pandemia de Coronavírus. Além disso, incorporam-se às regras da Fase Vermelha as orientações da Fase Emergencial: toque de recolher das 20h às 5h; recomendação de escalonamento na entrada dos funcionários de indústrias, serviços e comércios essenciais; e proibição de celebrações religiosas coletivas, porém, para a realização da transmissão via internet, está permitida a presença de até 15 pessoas nos templos religiosos, desde que seja possível respeitar o distanciamento social e os protocolos sanitários. Os supermercados terão a obrigatoriedade de disponibilizar álcool em gel nos corredores e nos caixas. Fica liberada a realização de feiras livres. Às instituições de ensino privadas e estaduais poderão realizar aulas presenciais com ocupação de 35% das salas e com presença não obrigatória. As escolas estaduais estarão abertas nos horários das aulas para fornecimento de alimentação aos alunos. A prorrogação da Fase Vermelha em Hortolândia foi publicada no decreto 4.774, nesta sexta-feira (09/04), disponível para consulta no site da Prefeitura, pelo link https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1178 . No documento, é possível consultar os estabelecimentos considerados essenciais.

O Plano São Paulo, divulgado nesta sexta-feira, autoriza mudanças para alguns setores, com maior flexibilização. As lojas de material de construção poderão atender clientes de forma presencial. Além disso, os comércios, restaurantes, shoppings e outras atividades voltam a ter autorização para fazer entregas na porta, atendendo clientes a pé, do tipo “walk-thru” ou “take-away”. Além disso, as atividades podem funcionar no sistema “drive thru”, com a retirada de produtos pelos clientes em automóveis, como já estava acontecendo.

 

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura prorroga Fase Vermelha em Hortolândia até dia 18

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acata as novas orientações do Governo Estadual sobre o Plano São Paulo de Retomada Consciente e prorroga, até o dia 18 de abril, a Fase Vermelha, com flexibilização para alguns setores.

Permanece proibido o atendimento presencial em todos os estabelecimentos não essenciais como medida para conter o avanço da pandemia de Coronavírus. Além disso, incorporam-se às regras da Fase Vermelha as orientações da Fase Emergencial: toque de recolher das 20h às 5h; recomendação de escalonamento na entrada dos funcionários de indústrias, serviços e comércios essenciais; e proibição de celebrações religiosas coletivas, porém, para a realização da transmissão via internet, está permitida a presença de até 15 pessoas nos templos religiosos, desde que seja possível respeitar o distanciamento social e os protocolos sanitários.

Os supermercados terão a obrigatoriedade de disponibilizar álcool em gel nos corredores e nos caixas. Fica liberada a realização de feiras livres. Às instituições de ensino privadas e estaduais poderão realizar aulas presenciais com ocupação de 35% das salas e com presença não obrigatória. As escolas estaduais estarão abertas nos horários das aulas para fornecimento de alimentação aos alunos.

A prorrogação da Fase Vermelha em Hortolândia foi publicada no decreto 4.774, nesta sexta-feira (09/04), disponível para consulta no site da Prefeitura, pelo link 8 . No documento, é possível consultar os estabelecimentos considerados essenciais.

O Plano São Paulo, divulgado nesta sexta-feira, autoriza mudanças para alguns setores, com maior flexibilização. As lojas de material de construção poderão atender clientes de forma presencial. Além disso, os comércios, restaurantes, shoppings e outras atividades voltam a ter autorização para fazer entregas na porta, atendendo clientes a pé, do tipo “walk-thru” ou “take-away”. Além disso, as atividades podem funcionar no sistema “drive thru”, com a retirada de produtos pelos clientes em automóveis, como já estava acontecendo.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Populares