Nossa Cidade

Jovens formandos recebem incentivo para ingressar no mercado de trabalho

Nesta terça-feira (07/07) foi a cerimônia de formatura de 225 jovens, capacitados em cursos realizados no CQP-I (Centro de Qualificação Profissional). O evento contou com a presença do prefeito Antonio Meira e do gerente do Senac-Campinas, João Henrique de Freitas Alves.

Os formandos, com idade entre 14 e 18 anos, participaram de cursos que preparam para o mercado de trabalho, como o PET – Novas Conexões (Programa Educação para o Trabalho), Programa Aprendizagem e Auxiliar de Escritório. Parte destes jovens já conseguiu entrar no mercado de trabalho, conquistando o primeiro emprego. É o caso do estudante Rogério Alves dos Santos, de 17 anos, que trabalha num depósito de material de construção. “Graças ao que aprendi na capacitação de Auxiliar de Escritório, consegui me sair bem numa entrevista de emprego e já estou trabalhando. Os ensinamentos foram bons para eu saber como me vestir, como fazer meu currículo e me comunicar melhor”, disse o jovem, que mora no Jardim Santa Fé.

Anuncio


A estudante Bruna da Silva Rocha, de 14 anos, moradora do Jardim Campos Verdes, é formanda do curso PET. Com foco no desenvolvimento pessoal e preparação para o primeiro emprego, a formação também foi decisiva para a adolescente conseguir trabalho numa rede de supermercados. “Começo a trabalhar na próxima semana e estou muito ansiosa. Meu principal objetivo é ajudar a melhorar a renda da minha família. Mas eu também tenho sonho de ter uma festa de 15 anos e quero poder pagar esta comemoração com o que eu receber pelo meu trabalho”, afirmou Bruna.

O prefeito destacou a importância de investimentos públicos como este para incentivar o jovem a entrar no mercado de trabalho. “Muitos de vocês poderiam ter escolhido ficar em casa, jogando vídeo game, assistindo televisão, aproveitando com os amigos. Mas optaram por estudar em um período e fazer o curso no outro. Podem ter certeza que nada do que vocês pudessem ter feito seria melhor do que ter concluído este curso. Hoje estamos celebrando esta formatura que abrirá as portas do mercado de trabalho para vocês. As capacitações dos CQPs demonstram que nossa preocupação não está só em desenvolver a cidade, mas em atender o ser humano”, destacou Meira.

Ele também aproveitou a oportunidade para contar aos jovens que sua formação técnica em Contabilidade e acadêmica em Direito foi incentivada por um curso de escrituração fiscal, realizado em 1979, no Senac. “Vi nos pais que estão presentes aqui hoje a mesma emoção que meus pais devem ter sentido quando me formei naquele curso. Porque o sonho de todo pai e toda mãe é ver o filho bem encaminhado na vida”, completou. Todos os formando do CQP- I receberam certificados pelo Senac.

“Antes da formatura visitei a unidade I do CPQ e acompanhei algumas aulas de vocês e percebi como estes alunos levaram a sério todas as orientações que receberam. Desejo que vocês sejam sempre perseverantes, pois assim vão conquistar o objetivo de vocês”, disse a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Paula Nista.

CQPs

Hortolândia conta com três unidades de CQP. A unidade I, onde os formandos desta terça-feira realizaram os cursos de Auxiliar de Escritório, PET – Novas Conexões e Programa Aporendizagem, está localizada no Jardim Santa Clara do Lago II.

No CQP-II, instalado no Jardim Terras é realizado o curso de Costura Industrial, por meio do Programa Qualifica Cidadão. Nesta formação, é oferecia uma bolsa-auxílio de R$ 510 mensais para os participantes das atividades de qualificação.

Já CQP-III, no Jardim Nova Hortolândia, tem cursos nas áreas de Auxiliar de Escritório, PET e Operador de Computador.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo