Nossa Cidade

Jovens participam do Fórum de Profissões promovido pela Prefeitura

Atividade aconteceu nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/04), no auditório do Centro de Formação Paulo Freire

Os alunos do curso de Educação para o Trabalho, qualificação oferecida pela Prefeitura de Hortolândia para preparar e ampliar as oportunidades de emprego para jovens da cidade, participaram nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/04), do Fórum de Profissões. Na oportunidade, profissionais das áreas de Comunicação, Direito, Assistência Social, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas conversaram com os estudantes sobre a rotina, os desafios e o mercado de trabalho de cada profissão. Todos os palestrantes são funcionários da Administração Municipal. As docentes do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), responsáveis por ministrar a qualificação, Julia Ramos Murtinho e Regiane Franco participaram do encontro.

Anuncio


Para colocar em prática os conteúdos abordados durante a qualificação, quem fez a abertura do Fórum de Profissões foram dois alunos, José Carlos e Letícia que, brevemente, agradeceram a presença dos profissionais e a  gentileza em compartilhar suas experiências profissionais. “Em nome de todos os alunos, gostaríamos de agradecer esta oportunidade que estamos recebendo em esclarecer diversas dúvidas profissionais que carregamos e, também, a Prefeitura por disponibilizar seus profissionais para compartilhar conosco suas experiências e esclarecer nossas dúvidas”, agradeceram os alunos.

Ane Medina Néri é Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará há 30 anos. Profissional experiente na área, a jornalista atuou em diversas funções dentro da profissão. Televisão, redação de revista e jornal integram o portfólio da profissional. Ane é jornalista concursada da Prefeitura e integra o grupo de profissionais do Departamento de Comunicação. Também é professora universitária. “Escolher uma profissão é algo realmente muito difícil e pra isso é necessário buscarmos o máximo de informações para nos prepararmos para as decisões que, na maioria dos casos, repercutirão por toda nossa vida. Precisamos estar preparados para os desafios que vão surgir em nossos caminhos sem esquecer que, independentemente da profissão que escolhermos, todas elas, terão dois lados, o bom e o ruim, por isso, antes de realizarmos nossa escolha é preciso se atentar se você está preparado e disposto a superar a parte desfavorável dela”, orientou Medina. 

Wendy Meira é modelo profissional, publicitária e jornalista. A experiência como modelo internacional a influenciou a seguir carreira de publicitária. A profissional destacou a importância em estar sempre atenta às novidades quando o assunto é comunicação. “A forma de comunicação está sempre mudando, por isso, é necessário e essencial estarmos atentos a todas as novidades. Estudar é algo que deve fazer parte do cotidiano. Desta forma, compreenderemos as mudanças de cenário que acontece a todo momento e estaremos preparados para inovar e criar, de forma criativa, novas formas e oportunidades de trabalho”, observou Wendy.

A dinâmica da profissão da cantora de Rap, Roberta Nobre, a inspirou buscar por outra profissão, a de assistente social. “Dentro da minha profissão artística descobri que tinha afinidade com a função de assistente social. O que eu não consigo realizar por meio da profissão artística, eu contribuo com a função de assistente social, pois precisamos fazer das dificuldades, a nossa força”, assegurou a artista.

Após a exposição de cada palestrante, um debate para perguntas e respostas foi aberto aos alunos. Dúvidas sobre como saber se a profissão combina com seu perfil, prós e contras, estágio estão entre os principais questionamentos.

Inspiração

Lucas de Barros Torres, de 17 anos, é um dos alunos do curso de Educação para o Trabalho. Ele já participou de outras qualificações oferecidas pela Prefeitura como o teatro. “Sou extrovertido e adoro me comunicar. Pretendo seguir a profissão de jornalista e este fórum esclareceu minhas dúvidas. Gosto muito de ler e vou seguir as dicas que as profissionais passaram”, garantiu o aluno. 

Educação para o Trabalho

O curso “Educação para o Trabalho” tem a duração de aproximadamente sete meses. “O objetivo é oferecer oportunidades para que o jovem se prepare para disputar vagas de emprego geradas no município, em condição de igualdade com os candidatos de outras cidades”, esclarece o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

Para os aprendizes, a formação é gratuita, porém, a Prefeitura investe R$ 57.000,000 na contratação do SENAC para pagamento de professores e materiais didáticos. 

Os cursos de qualificação profissional integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que promove o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do PIC.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo