Nossa Cidade

Jovens peregrinos da Argentina visitam a Prefeitura de Hortolândia

Durante o encontro, o prefeito Antonio Meira anunciou a intenção de criar um conselho municipal interreligioso

Jovens conheceram autoridades locais antes de seguir para encontro com Papa Francisco

Anuncio


A criação de um conselho municipal interreligioso foi anunciada, na tarde desta quarta-feira, dia 17, pelo prefeito Antonio Meira (PT) durante a visita ao gabinete de uma comitiva católica de cerca de 30 jovens peregrinos argentinos. A cidade é um dos municípios da região que está abrigando visitantes do país vizinho, da Itália e da França, que participarão, a partir da próxima segunda-feira, dia 22, da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), evento que trará ao Brasil o Papa Francisco.

A partir de uma proposta feita por religiosos católicos, a ideia é reunir lideranças de vários credos para criar na cidade uma espécie de fórum ecumênico, que acompanhe as ações do executivo municipal e oriente os gestores na criação e implementação de políticas públicas que se pautem por valores humanísticos, respeitando princípios éticos, o bem comum e os interesses dos mais carentes.

Cidade

Durante quase uma hora, os visitantes sabatinaram o prefeito com perguntas sobre vários setores da Administração Pública: da destinação de resíduos sólidos, à mobilidade urbana, os protestos pelo Brasil, do desenvolvimento econômico e projetos sociais e às ações culturais. Também foram lembrados assuntos recorrentes nos meios de comunicação atualmente, como as leis sobre o aborto e a Copa do Mundo de 2014.

O encontro contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, vereadores, além de padres brasileiros e argentinos. Os peregrinos receberam um kit com a revista de 22 anos de aniversário da cidade, o Estatuto da Igualdade Racial, um folder sobre a Seppir 10 (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República) e o Guia de orientações das Nações Unidas no Brasil para denúncias de discriminação étnico-racial.
“É uma honra para a nossa cidade receber vocês. Hortolândia é uma cidade nova, com apenas 22 anos, que se emancipou com pouca infra-estrutura. Lutamos para melhorar a vida de nosso povo”, afirmou o prefeito Antonio Meira.

“Os jovens estão conosco para uma troca de experiências, em termos de cultura e também do jeito de ser Igreja, para verem como trabalhamos, que relação temos com a Prefeitura, para mostrarmos isso, que temos um trabalho junto com a Prefeitura, tem um diálogo, partilhamos sugestões e trabalhos. É uma parceria”, explica o padre brasileiro Caio Andrade, da Paróquia Santa Luzia. “O Objetivo é mostrar para nossos irmãos que não somos uma Igreja que está presente nas ações sociais e políticas do nosso País e da nossa cidade”, acrescenta o religioso.

“Para nós, que temos objetivos em comum, é importante ter um projeto para o futuro, mas com a participação de todos os cidadãos. Para os jovens católicos é importante também o protagonismo, tanto no encontro com os governantes para ver quais são suas propostas, quanto para manifestar a eles suas necessidades e inquietudes como jovens e fundamentalmente suas propostas como um modo de contribuir para o crescimento da cidadania”, afirma o padre argentino Marcelo Charles Mengeon, uma dos responsáveis pela comitiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo