Nossa Cidade

Junto com centenários, Prefeitura comemora “Dia da Pessoa Centenária”

Evento, nesta quinta-feira (17/05), reuniu idosos no Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro

O prefeito Angelo Perugini participou do evento em comemoração ao “Dia Municipal da Pessoa Centenária”, realizado pela Prefeitura nesta quinta-feira (17/05), no Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro.  Os centenários Fulgêncio Pereira, de 102 anos, e Madalena Vitória de Jesus, de 113 anos, compareceram ao evento e representaram os outros quatro moradores de Hortolândia, com mais de 100 anos, que não puderam comparecer ao evento porque estão acamados.

Anuncio


Com a temática “Valorização e Respeito ao Idoso”, o evento tem o objetivo de reconhecer os valores das pessoas centenárias e a contribuição delas para o desenvolvimento e o crescimento da cidade. “As pessoas devem seguir os passos dos centenários se quiserem chegar aos 100 anos. A velhice está na mentalidade das pessoas. É uma honra participar deste momento, pois os centenários já trabalharam e produziram muita na nossa cidade, no nosso país. São pessoas que merecem toda valorização e respeito”, observou o prefeito.

Para animar o público, a banda do Centro de Melhor Idade, Hortolândia Canta, abriu o evento. Após a apresentação, foram exibidos dois documentários: o primeiro sobre os centenários do município e o segundo sobre a expectativa de vida das pessoas com idade acima de 65 anos. Houve também uma exposição de fotos, realizada pela Prefeitura em parceria com os alunos de Publicidade e Propaganda da Unasp (Centro Universitário Adventista), com o objetivo de mostrar o cotidiano das pessoas idosas e centenárias do município.

 De acordo com o diretor do Departamento dos Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, as pessoas devem refletir sobre o comportamento no cotidiano para ter um envelhecimento saudável. “O programa Viva Mais, oferecido pela Prefeitura, tem como proposta promover ações que melhorem a qualidade de vida da população para que a pessoas vivam mais e melhor”, enfatizou.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Ribeiro, que estava representando o Conselho Municipal do Idoso, a população para ter uma qualidade de vida precisa praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, ter uma boa convivência com as pessoas e possuir uma espiritualidade elevada.

Para o coordenador do Programa Viva Mais, o médico Lourenço Daniel Zanardi, a ação desenvolvida é inspirada em cinco comunidades do mundo que mais possuem idosos com 110 anos no planeta. “Queremos transformar Hortolândia na cidade com o maior número de idosos centenários do país que”, afirmou Zanardi.

Para o centenário Fulgêncio Pereira, de 102 anos, o idoso é tratado com respeito e carinho na cidade de Hortolândia. “Eu somente tenho a agradecer por toda a atenção e reconhecimento que tenho recebido nesse dia. Agradeço primeiramente a Deus e depois a minha família por participar desse momento”, afirmou.

 

 

 

   

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo