Connect with us

Nossa Cidade

Kits de material escolar distribuídos pela Prefeitura já podem ser retirados nas escolas municipais

Prefeitura

Publicado

em

Após o reinício das aulas, terminado o recesso escolar antecipado, pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de Educação já estão retirando nas escolas os kits de material escolar, anualmente entregues pela Prefeitura de Hortolândia. Cada unidade escolar define como e a partir de quando é feita a entrega dos kits para o ano letivo de 2021. A orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a distribuição dos itens aconteça de forma gradual e de modo a respeitar todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

A medida beneficia cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos itens escolares visa assegurar o aprendizado, mesmo durante o período de isolamento social. Os alunos da rede municipal voltaram às aulas, ainda de maneira remota, no último dia cinco de abril. Cada aluno receberá um kit composto por diversos materiais, organizado para atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre esses materiais estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Há oito tipos diferentes de kits.

Algumas escolas entregaram todos os materiais do kit, enquanto outras entregaram metade dos itens, reservando a outra parte para o segundo semestre. A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Doures Moura, na região da Vila Real, por exemplo, se organizou de maneira que metade dos materiais ficasse na escola. A unidade começou a entregar os kits de material nessa semana, juntamente com os de alimentação escolar. A escola atende alunos da Educação Infantil e também do primeiro ano do Ensino Fundamental. 

Para evitar aglomerações, os itens foram separados e disponibilizados no pátio e na entrada, de acordo com a modalidade de cada nível, facilitando assim a retirada por parte dos pais. Segundo a diretora Carla Rosana Silva, que trabalha na rede municipal há 23 anos, foi criado um cronograma para retirada dos materiais. Eles começaram a ser entregues para os alunos do primeiro ano, depois será feita a entrega para os do Jardim e, por último, para os da creche. “Nós estamos trabalhando bastante, mais do que estaríamos se estivéssemos presencialmente. Aproveitamos cada minuto na escola para oferecer ajuda e atender os pais que precisam nesse momento”, afirmou ela. 

“Para nós tem sido difícil conseguir seguir a rotina de estudos, mas os materiais e as atividades impressas que a escola disponibiliza ajudam muito. Ele está doido para receber o material escolar. Ficou feliz quando disse que viria aqui à escola buscar. Os materiais ajudarão bastante como incentivo também. Eu só tenho a agradecer às pessoas que trabalham na escola porque eles ajudam muito”, afirmou Gilmar Barbosa, pai do aluno Felipe Dias Barbosa, do primeiro ano.   

Para Camila da Cruz e Silva, mãe do aluno João Miguel Silva Bueno, também do primeiro 1 ano, os dias de pandemia são desafiadores. “É um desafio saber se estão aprendendo como aprenderiam nas aulas presenciais e mantê-lo interativo, sabendo que é uma responsabilidade dele estudar, mesmo de longe. O material irá ajudar nesse momento distante. Espero que os livros o deixem mais próximo da escola. Não tenho do que reclamar sobre a escola. Deixo meus elogios à professora Graça, que mesmo distante nos ajuda em tudo”, ressaltou ela.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a Administração Municipal de Hortolândia sempre fez questão de garantir a ação como componente pedagógico. “A distribuição dos kits, mesmo diante de um cenário em que ainda não há aula presencial, é super importante para que a escola, os professores e os educadores possam organizar o seu plano pedagógico, garantindo o direito de nossos alunos a ter um material de qualidade. Em um tempo oportuno, quando conseguirmos fazer uma retomada presencial, nem que por hora seja por revezamento, é fundamental que as crianças estejam com esse material para garantir a sua aprendizagem. A entrega destes materiais é parte do nosso programa de aprendizagem escolar”, ressalta o secretário.

Volta às Aulas

Em Hortolândia, as aulas na rede municipal de ensino recomeçam, inicialmente de forma remota. Segundo o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de maio, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais em regime de revezamento semanal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Shopping Hortolândia divulga novo horário de atendimento

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Shopping Hortolândia é um centro comercial localizado na cidade de Hortolândia, São Paulo.

Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o empreendimento conta com 120 lojas, sendo 5 Âncoras (C&A, Marisa, Hering, Mônica Sanches, Passarela, World Tennis, O Boticário, Pernambucanas, Lojas Americanas, Claro, TIM, CVC Viagens, Colchões Ortobom, Chilli Beans, McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Subway, Grilleto, O Matuto, Chocolates Brasil Cacau e o Cinesystem), 1 (um) Atacadista (Tenda Atacado), além de um estacionamento com capacidade para 682 vagas.

O Shopping Hortolândia divulga que a partir de amanhã (08/05), opera em um novo horário

• Lojas e quiosques
Segunda a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h.


• Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 21h.


• Cinema
Todos os dias, das 10h às 21h – (sessões encerradas às 21h).


• Academia Smart Fit
Segunda a sexta, das 6h às 21h.
Sábados e domingos, das 7h às 11h.


• Lotérica
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados – FECHADA


• Tenda atacado
Segunda a sábado, das 6h às 21h.
Domingos e Feriados, das 8h às 18h.

• Drive-thru (carros) / Retirada (Takeaway)
Todos os dias, das 10h às 21h.


• Delivery – Alimentação
Todos os dias, das 10h às 22h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prorrogada novamente, Fase de Transição vai até 23 de maio em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia acatou, mais uma vez, a decisão do Governo do Estado e decidiu prorrogar por mais duas semanas a Fase de Transição para a retomada gradativa da economia, estipulada no Plano São Paulo de Retomada Consciente.

A quarta etapa se estenderá até o dia 23 de maio. O decreto 4.793, assinado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, foi publicado, nesta sexta-feira (07/05), na edição 1.203 do Diário Oficial Eletrônico do Município e está disponível no seguinte link, clique aqui . A terceira etapa da Fase de Transição, vigente desde o dia primeiro deste mês se encerraria neste domingo (09/05).

O novo decreto municipal permite a abertura, das 6h às 21h, de todos estabelecimentos comerciais e de serviços, dentre eles shoppings centers, galerias, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e parques, já a partir deste sábado (08/05), porém respeitando o novo percentual de restrição de limite de público que é de 30% da capacidade. Anteriormente, eles só poderiam abrir até as 20h. A retirada de produtos na porta dos estabelecimentos pelos sistemas “drive-thru” (cliente em veículo), “walk-thru” (cliente a pé) ou “take-away” (para viagem, com cliente a pé) pode se estender até as 21h.

Também estão autorizadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques municipais também poderão ficar abertos, entre as 6h às 18h.

A nova regulamentação mantém o toque de recolher no município, porém ampliando o horário de circulação. Fica restrita a circulação de pessoas, das 21h às 5h, e o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, das 21h às 6h.

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui construção de calçada e ciclovia na Av. da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A obra de construção da terceira faixa da avenida da Emancipação avança. A Prefeitura de Hortolândia concluiu a construção da nova calçada com a pintura da ciclovia, no trecho desde o cruzamento com a rua Barão de Itapura até a saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no sentido Monte Mor. Agora, as equipes da Administração MunIcipal trabalham na preparação do terreno no último trecho que receberá o complemento da faixa de rolagem. A maior parte da faixa já recebeu asfalto. De acordo com a Secretaria de Obras, simultaneamente, são realizados outros ajustes com apoio de maquinários, como nivelamentos necessários no local.  Ao todo, são 550 metros de nova pista.

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico. Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares