Nossa Cidade

Laboratório do CCZ auxilia na identificação de larvas do mosquito da dengue

Observação microscópica permite diferenciar mosquito Aedes aegipyt de pernilongo comum

Observação microscópica larva da dengue

Anuncio


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia mantém um laboratório de análises que se dedica, entre outras finalidades, à pesquisa de larvas de pernilongos encontradas na cidade. O estudo, coordenado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, tem como objetivo acelerar a identificação de larvas do mosquito Aedes aegipyt, transmissor da dengue. Com isso, é possível efetivar ações de combate à criadouros e controle da doença nos locais mais propícios ao desenvolvimento das larvas.

De acordo com o coordenador administrativo do CCZ, Ibraim Almeida, o laboratório foi equipado há cerca de um ano com utensílios como microscópio e lâminas diversas. “Com auxílio destes equipamentos analisamos larvas coletadas durante as vistorias aos imóveis da cidade. Com base no resultado, podemos avaliar se há a necessidade de ações mais efetivas em determinadas localidades”, afirmou. Entre as ações adotadas em caso de identificação de larvas da dengue, está nebulização, novos arrastões e orientação aos moradores.

O veterinário do CCZ, Evandro Alves Cardoso, explicou que a análise das larvas é necessária para identificar as diferenças entre o pernilongo comum e o mosquito da dengue, não visíveis à olho nu. “São características microscópicas que diferem uma larva da outra. Os pernilongos comuns não fazem mal a saúde, mas o Aedes Aegypt causa a dengue e, por isso, precisam ser identificados”, ressalta.

As análises do CCZ já identificaram em Hortolândia, além do Aedes aegipyt, outras duas espécies de larvas: Aedes albopictus e Aedes culex, que são pernilongos comuns. “Nem sempre um larva será do mosquito da dengue. Apesar disso, as pessoas precisam eliminar todos os criadouros porque a dengue é uma doença perigosa”, destacou Almeida.

O balanço divulgado nesta terça-feira (23/07), pela Vigilância Epidemiológica do município, aponta 1.257 casos positivos de dengue na cidade. A dengue é uma doença grave, que pode resultar em complicações e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre, dores nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à unidade de saúde mais próxima.

Análises

Além das análises larvárias, o laboratório do CCZ realiza a identificação de animais sinantrópicos (que se adaptaram a viver próximo dos homens, como baratas, ratos e pombos) e animais peçonhentos (aranhas, cobras, escorpiões e outros). O registro da existência de espécies destes animais na cidade auxilia na prevenção de acidentes, combate à pragas e desenvolvimento de ações preventivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo