Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Lagoa do Pq. Dorothy ganha “abraço”, em celebração pelo Dia Mundial da Água

Prefeitura

Publicado

em

Céu azul, clima ameno e o cenário encantador do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. Foi neste ambiente que Hortolândia encerrou, na manhã desta quarta-feira (27/03), as festividades em torno do Dia Mundial da Água. A convite da Prefeitura, cerca de 450 crianças e jovens, a maioria estudantes de escolas públicas, reuniram-se num “abraço simbólico” em volta da lagoa de um dos principais pontos turísticos do município, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Durante o evento, alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, da EE (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, do Centro de Treinamento de Ginástica Artística Yasmin Geovana Santos Bonfim e da Casa Betânia da Paz cantaram canções de cunho ecológico e ouviram do prefeito Angelo Perugini a curiosa história do parque. A área, onde outrora havia uma grande fazenda, foi aos poucos degradada pela ocupação humana descuidada. Nascentes foram poluídas e o espaço, transformado em “lixão”. A situação começou a mudar a partir de 2006, quando  Prefeitura e comunidade se uniram para limpar tudo, recuperar as nascentes e criar um espaço de convivência, inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini em maio de 2008. Agora, nas águas cristalinas, é possível ver tartarugas e famílias inteiras de patos, além de passarinhos e lindas árvores nos arredores. 

“Este é um exemplo de como podemos recuperar uma coisa morta. Este parque é para ser um local de educação onde a gente vem aprender como fazer as coisas certas, em termos ambientais. Aqui tem cesto de lixo em todo lugar. Preservar a água significa que não podemos deixar papel de bala no chão, porque ele vai para a boca de lobo e entope. A lagoa transborda, suja tudo. Prejudica. Quem estragou esta lagoa no passado não foi gente de outro planeta. Foi a gente mesmo. Precisamos pensar nisso”, relatou Perugini, que conclamou os presentes a celebrar: “Viva o dia da água!”.

Neste ano, a data já foi celebrada, junto com a comunidade, por meio de seminário sobre “Revitalização dos recursos hídricos do município de Hortolândia – afluentes do Ribeirão Quilombo”, no dia 20; e de “abraços” nas lagoas do Jd. Amanda, no dia 21, e do Parque Lago da Fé, no Jardim Alvorada, no dia 22/03. Neste local, houve ainda plantio de 300 mudas de árvores, na área do parque socioambiental, próxima à Câmara Municipal.

“Este parque é uma maravilha. Vamos demonstrar nosso amor ao meio ambiente, o nosso habitat. É importante que a gente consiga melhorar o meio ambiente cada vez mais. Este é o 10o ano de abraço na lagoa. Vamos manter nossa cidade limpa, nossos rios limpos e assim ter água de qualidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

“É muito importante ter esta comemoração para a vida das árvores e da água. Beneficia as pessoas”, avalia a estudante do 5o ano da Emef Armelinda, Iasmin Santana dos Santos. O colega Gustavo Caetano Pascoal pensa parecido. “É uma iniciativa muito boa. Cantamos músicas ambientais e aprendemos a não jogar lixo no chão nem cortar as árvores”, acrescenta o menino.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em cruzamento no Jd Santa Clara do Lago

Redação

Publicado

em

Por

A prefeitura realiza nesta quinta-feira(29) o reforço de sinalização Horizontal no Jd. Santa Clara do Lago.

Um dos principais cruzamentos, a rua Eliel Moreno Gomes(antiga 06) com a Rua Francisco Antônio da Silva teve a sinalização de solo reforçada, o que ajudará os motoristas a realizar o cruzamento com mais segurança.

A ação faz parte da melhoria da segurança viária na cidade realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4509 casos confirmados, 4332 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quarta-feira(2829) mostra que o município teve 4509 casos confirmados, 4332 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 1 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 13 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 03 casos internados em UTI’s fora do município; 04 em enfermaria fora do município; 1 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 07 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 211 em isolamento domiciliar.

5418 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

População reclama de cabos deixados na calçada, no bairro Boa Vista

Redação

Publicado

em

Por

Os moradores do bairro Jardim chácara Nova Boa Vista, procurou a redação do Portal Hortolândia para denunciar o descaso das empresas de Telecomunicações que deixaram cabos jogados na calcada após manutenção.

Após um caminhão arrebentar o cabeamento aéreo na Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, equipes de telecomunicação estiveram no local para realizar o reparo do cabeamento.

Porém, após o serviço de reparo, moradores registraram o cabeamento todo jogado na calcada.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares