Nossa Cidade

Lagoa já é visível no Parque Santa Fé

 

Quem passa pela região do Parque Gabriel, onde a Prefeitura de Hortolândia implanta o Parque Socioambiental Santa Fé, confere a formação da primeira lagoa na nova área de lazer da cidade. A Administração Municipal constrói no local dois reservatórios de contenção de enchentes, que fazem parte do projeto de macrodrenagem, ações realizadas com objetivo de evitar enchentes na região central. Uma das lagoas, a menor, foi cercada na última semana, o que fez com que a água do Córrego Santa Clara formasse o espelho d’água. O lago, além de embelezar o parque, auxiliará a represar água da chuva. A função de contenção de enchentes será complementada com a segunda lagoa, que tem previsão de ser cercada em até 60 dias, quando mais um espelho d’água se formará.

Anuncio


A primeira lagoa tem capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água. Na segunda lagoa, a capacidade de armazenamento é de até 152.309 metros cúbicos de água. No final de cada lagoa, há uma barragem construída no formato de escadaria, que serve para amortecer a força da água da chuva. Com isso, a enxurrada que descerá pelo Córrego Santa Clara até a região central da cidade, se unindo ao Ribeirão Jacuba, terá um volume menor de água.

As obras de macrodrenagem tiveram início no governo anterior do prefeito Angelo Perugini, com intuito de acabar com as frequentes enchentes que afetavam moradores e comerciantes da região central e outros bairros próximos de córregos que cortam Hortolândia. Diversas obras foram realizadas, como implantação de sistema de drenagem no Remanso Campineiro, canalização do Ribeirão Jacuba e construção de lagoas de contenção de enchentes na região do Jardim Carmem Cristina. As obras já demonstraram resultado positivo, sendo que nos últimos anos não houve grandes enchentes como as que eram registradas anteriormente.

“Prosseguimos com este projeto através desta obra no Parque Santa Fé, que além de amortecer as cheias, terá função ambiental e de lazer. Em breve, entregaremos à população um novo Parque Socioambiental, com pista de caminhada e ampla área verde. Além disso, o parque faz parte do Plano de criar um corredor ecológico na cidade”, destacou Perugini, que visitou o canteiro de obras do parque, nesta segunda-feira (11/06). De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a pista de caminhada do Parque Santa Fé já está praticamente concluída. Resta implantar no local, num trecho sobre o córrego, uma passarela para pedestres, além de instalar equipamentos públicos de lazer.

Corredor Ecológico

A retomada do projeto do Corredor Ecológico, com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração. Além deste parque, Hortolândia conta com o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, o Parque Socioambiental Chico Mendes, no Parque Ortolândia, e o Parque Renato Dobelin, no Centro. A meta é unir os parques socioambientais em uma faixa verde, desde a região central até a área atrás do condomínio Green Park. O objetivo é ampliar a área verde do município, oferecendo mais opções de lazer para a comunidade, com destaque para a questão da proteção ambiental. Para isso se concretizar, o município desenvolve o projeto do Parque Linear Jacuba, cujas obras devem contemplar a urbanização da área sob a Ponte Estaiada; o prolongamento da Estrada do Panaíno, criando um novo acesso viário local; e a recuperação do trecho de mata que fica atrás do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência).

As obras fazem parte do pacote de intervenções previstas para serem realizadas com o financiamento internacional de U$ 42 milhões do banco CAF (Corporação Andina de Fomento). O valor corresponde a cerca de R$ 130 milhões. O projeto de lei que autoriza o financiamento foi aprovado pela Câmara Municipal, segue trâmites burocráticos até ser aprovado pelo Senado Federal, e terá o Governo Federal como avalista.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo