Nossa Cidade

Limpeza das Lagoas do Jardim Amanda recupera mananciais

As obras de limpeza do espelho d’água das Lagoas do Jardim Amanda, realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, estão em fase final. Os trabalhos fazem parte de um projeto de revitalização do local, que inclui paisagismo e instalação de pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de areia e academia para PCD (pessoa com deficiência), que já foram entregues à população.

A área possui 35 mil metros quadrados de extensão e as lagoas, juntas, têm a capacidade de armazenar, aproximadamente, 78 mil metros cúbicos de água. O desassoreamento faz parte de um projeto para tornar a região um complexo turístico, que receberá uma Escola de Artes, a ser inaugurada neste mês, e o primeiro Teatro Municipal.

Anuncio


Entenda o que é desassoreamento

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o processo de assoreamento é natural. Com as chuvas, o solo é lavado e sua camada superficial, formada por partículas de solo e rochas, são transportados para os mananciais. Esta ação é acelerada pelo homem, quando descarta resíduos nas bordas das lagoas que, junto com os agentes naturais, acumulam e formam bancos de dejetos no fundo.

Estes bancos diminuem a capacidade de armazenamento da água proveniente das chuvas, o que aumenta as chances de transbordamento. Em situação crítica, as lagoas também podem servir de reservatório de abastecimento para a população. Entre os benefícios de manter o local limpo, também está a manutenção de um ambiente amigável para a fauna e flora da região.

“O desassoreamento é a recuperação do leito do espelho d’água. Ao longo do tempo, detritos, areia e entulhos jogados nas lagoas se acumularam. O nosso trabalho é retirar todos esses detritos e reconstituir o berço original, aumentando a profundidade para, no mínimo, 1,5m e, no máximo, de 3m”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo