Connect with us

Nossa Cidade

Livro com história de Hortolândia será lançado no Hortolendo

Prefeitura

Publicado

em

Mais que parte integrante da geografia da cidade, o Ribeirão Jacuba é fundamental para a história de Hortolândia, desde o tempo dos tropeiros até hoje, passados 28 anos de emancipação política da vizinha Sumaré. Um livro, voltado ao público infantil, se propõe a contar, de forma alegórica, alguns destes capítulos, a partir do ponto de vista de certos “habitantes” da cidade: uma família de jacarés-do-papo-amarelo. “As Aventuras de Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”, escrito por Carolina Montone e ilustrado por Fábio J. Santos, será lançado, neste domingo (20/10), durante o 9º Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A obra está entre as ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e tem o apoio do FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia) e do Banco Internacional CAF.

As atrações do Hortolendo 2019 são gratuitas e abertas ao público. A programação começa às 10h e vai até às 17h, em vários espaços do parque (veja abaixo), um dos mais bonitos cartões postais da cidade, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 462. Além do lançamento do livro, haverá um bate-papo com a escritora, às 13h, no palco principal, e quatro momentos de contação da história (veja abaixo), feita pelo próprio Seo Jaca, encenado pelo ator Rodolfo Berini, com a apoio de bonecos feitos em papel machê. O artista confeccionou toda a família de jacarés, a partir de materiais reaproveitáveis, como garrafas PET, EVA, papelão, feltro e caixas de ovos.

Segundo Carolina Montone, o objetivo da ação é buscar a empatia da comunidade para as obras e ações do PIC, programa da Prefeitura que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF. O livro, de 20 páginas, com ênfase na questão socioambiental, é uma contrapartida às intervenções realizadas na cidade. Durante o Hortolendo, alguns exemplares serão sorteados entre os participantes. Outros serão doados à rede municipal de Ensino.

Este é o primeiro livro infantil de Carolina, jornalista, formada também em Artes Cênicas; autora, professora de Yôga, com três livros solos publicados: “Pão Com Poesia” (Multifoco, 2016), “Marias e Josés” (apoio Museu da Língua Portuguesa e São Paulo, 2009) e o infantojuvenil  “Um Amigo Diferente” (aSa, 2014). Como jornalista trabalhou em veículos impressos, TV, rádio, dentre eles Correio Popular, CBN e EPTV; apresentou programas de TV a cabo, como “Saúde e Beleza com Marco Antônio” e “Miscelânea” na BIG TV. O texto de apresentação do livro é assinado pelo jornalista Josemil Rodrigues, morador de Hortolândia desde 1977 e autor do livro “Sumaré por inteiro: os primeiros passos da integração da cidade orquídea”.

Fábio J. Santos é cartunista desde os anos 90 e morador de Hortolândia desde 1989. Cursou jornalismo na Hoyler-Hortolândia (atualmente FACH) e computação gráfica pela Anhanguera-campus Taquaral. Desenhou charges e ilustrações para diversos jornais da região, dentre eles Tribuna Liberal, Todo Dia, O Jornal e Página Popular, e tiras para a Folha de Barão. 

Hortolendo 2019

Neste ano, a programação do Hortolendo terá fanfarras e outras atrações musicais, contação de histórias, feira de troca de livros, teatro de fantoche, tendas literárias e o lançamento do livro com as aventuras de Seo Jaca e sua família. A proposta é envolver toda a comunidade em ações de incentivo à leitura. O tema do 9º Hortolendo, política pública de promoção à leitura, no município, é “Leitura em Movimento”. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia conta com a parceira de diversas outras secretarias municipais, tais como, Cultura; Governo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Inclusão e Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança e Mobilidade Urbana.

Pela primeira vez, a festa literária acontecerá no Parque Dorothy, espaço de convivência, cercado de verde e de projetos de educação ambiental, na região do Jd. Rosolen. A mudança acontece, neste ano, porque o Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, está com o setor administrativo interditado. 

No local, além da programação artístico-cultural, haverá praça de alimentação, com barracas de entidades parceiras e das Escolinhas Esportivas. Haverá também barracas com produtos artesanais do programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento integrantes. A Secretaria de Saúde disponibilizará ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“Há nove anos, comemoramos esta grande celebração da família no parque com a leitura. A família lendo junto, lendo com os filhos, lendo para os filhos. Este é um dos momentos mais carinhosos que podemos ter em família e fica na memória das nossas crianças ao longo da vida. Nada melhor para comemorar o Dia da Criança que a família estar unida no parque e tendo a leitura como eixo central desta comemoração, com várias outras atrações: música, apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas, geladeiras literárias. Quem quiser participar, é só levar um livro e trocar com os disponíveis, no evento. Neste ano, as trocas de livros estão bem intensificadas. Temos livros de excelente qualidade para que a biblioteca de sua casa possa ser renovada. Venha trocar conosco e participar desta grande festa. Todas as escolas, públicas e particulares estão convidadas. Venha celebrar conosco!”, convidou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Confira os horários da contação d’ “As Aventuras de Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”:

11h30 – contação de abertura no Espaço PIC

12h30 – contação no palco principal

13h – Bate-papo com a autora 

14h30 – contação de histórias no Espaço PIC 

16h – contação de histórias de encerramento no Espaço PIC 

Confira a programação geral do Hortolendo

Palco Principal:

Abertura com a fanfarra da E.E. (Escola Estadual) Liomar Freitas pelo parque

Atividade musical com a participação da fanfarra da Emeb Interlagos

Coral de Libras com profissionais da Educação

Roda de saia literária (Solange Cachimiro e Gilmar Gílson Faria)

Orquestra de Viola de Hortolândia

Apresentação dos primeiros colocados do Festival de Música (edições 2018 e 2019)

Contação de histórias (contador Ulisses Júnior)

Contação de histórias com a criança contadora Lara, do canal da Lara

Casinha sustentável: 

Sarau de Narração de histórias com profissionais da Educação e realizado pelo Arte despertar (atividade final do curso realizado)

Casa de sapê (ao lado da casa de bambus): 

Teatro de fantoche (Guarda Municipal – Projeto Bem me quer paz se quer)

Contação de histórias (Mobilidade Urbana)

Materiais recicláveis (Meio ambiente)

Espaço de convivência da pista de caminhada

Lançamento do livro “As aventuras do Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”, de Carolina Montone

Contação de histórias com o ator Rodolfo Berini, baseada no livro “As aventuras do Seo Jaca no Ribeirão Jacuba” (espaço PIC-Programa de Incentivo ao Crescimento) 

Pelo parque

Atividades desenvolvidas pelas escolas por temática envolvendo a leitura (gêneros: cartas, texto jornalístico, cordel, música, conto…).

Ginásio Victor Savala

Feira de troca de livros

Atividades do Departamento de Ciência e Tecnologia (Supera, impressora 3D – Espaço Maker; leitura digital – QR Code pelo parque)

SERVIÇO:

Hortolendo 2019 – festa literária

Data: domingo (20/10)

Hora: das 10h às 17h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, Jd. Nossa Senhora de Fátima

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares