Connect with us

Nossa Cidade

Livro da série “Diário de Um Banana” é o mais lido da Biblioteca Municipal

Prefeitura

Publicado

em

A série infantojuvenil “Diário de Um Banana”, do cartunista americano Jeff Kinney, continua no topo da preferência dos leitores da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. O 9º volume da série, “Caindo Na Estrada”, foi o campeão do ranking de outubro dos livros mais emprestados pelos usuários da biblioteca. No período, o órgão registrou 1.276 mil empréstimos. De acordo com o coordenador do órgão, Rafael Antonio da Silva, desde janeiro até outubro deste ano, a biblioteca registrou 12.238 empréstimos. Este número supera o total de empréstimos em 2018, que foi de 11.452, e em 2017, quando foram computados 9.545 empréstimos de obras literárias. 

Para Silva, este número positivo é resultado de ações de incentivo à leitura e valorização aos leitores, dentre as quais os projetos “Achei Um Livro” e “Leitor Vip”, ações de divulgação do acervo e dos serviços oferecidos pela biblioteca, e a localização da biblioteca na região central da cidade. “Este aumento no número de empréstimos de livros contraria o senso comum que diz que a biblioteca vem perdendo espaço, importância e uso com os avanços tecnológicos e a internet”, destaca o coordenador.

Ainda em outubro, a biblioteca registrou 4.110 consultas ao acervo via internet, por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 16.000 mil títulos em seu acervo.

Uma das novidades da biblioteca é o atendimento aos usuários via  WhatsApp. Implantado em setembro deste ano, o serviço, denominado BiblioZap, realizou 91 atendimentos, entre renovação de prazo de livros emprestados e informações gerais aos usuários. O WhatsApp da biblioteca é (0 XX 19) 99578-6759. 

Outra boa novidade que a biblioteca implementou é o envio de dicas de livros, também via WhatsApp. Por meio deste novo serviço, os leitores recebem informações como título e foto da capa da obra, autor e sinopse. Quem quiser receber as dicas, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da biblioteca.

Mas há quem prefira ir pessoalmente à biblioteca para sentir os livros no formato papel. Em outubro, o espaço registrou 453 frequentadores. O serviço de acesso gratuito à internet também é procurado pelos usuários. Em outubro, o serviço foi utilizado por 132 pessoas. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581.

RANKING

O coordenador Rafael Antonio da Silva destacou que, no ranking de outubro, prevaleceu a grande presença de títulos infantojuvenis, dentre os quais a série “Harry Potter” e um título da série de mangá (história em quadrinhos japonês) “Naruto”. 

Também aparecem na lista best-sellers de ficção, tais como “O Iluminado”, de Stephen King, e obras clássicas, cujas leituras são requisitadas em vestibulares, com destaque para “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus. 

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em outubro pelos leitores da Biblioteca Municipal: 

1. “Diário de Um Banana: Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney

2. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney

3. “Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban” – J.K. Rowling 

4. “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” – Carolina Maria de Jesus

5. “Você Sabe Motivar Pessoas? Extraia O Melhor de Si Mesmo e dos Outros” – Gavin Ingham 

6. “O Iluminado” – Stephen King

7. “Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar” – Sarah MacLean 

8. “O Mário Que Não É de Andrade: O Menino da Cidade Lambida Pelo Igarapé Tietê” – Luciana Sandroni e Spacca

9. “Harry Potter e A Pedra Filosofal” – J.K. Rowling 

10. “Mais Forte Que O Sol” – Julia Quinn 

11. “O Filho de Netuno” – Rick Riordan 

12. “Beethoven” – Ann Rachlin e Susan Hellard

13. “A Fantástica Fábrica de Chocolate” – Roald Dahl

14. “Harry Potter e O Cálice de Fogo” – J.K. Rowling

15. “A Vidente” – Hannah Howell

16. “A Tempestade” – William Shakespeare (adaptação de Sonia Rodrigues) 

17. “Os Segredos da Vitória Nas Urnas: Como Os Candidatos Atacam e Como os Eleitores Devem Se Defender” – Narcizo Pieroni 

18. “Harry Potter And The Half-Blood Prince” – J.K. Rowling 

19. “Naruto Volume 1” – Masashi Kishimoto 

20. “Clube da Tiara Em Mansões de Pérola: Princesa Grace e O Rouxinol Dourado” – Vivian French

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares