Connect with us

Nossa Cidade

Livro da série “Diário de Um Banana” é o mais lido da Biblioteca Municipal

imagem

A série infantojuvenil “Diário de Um Banana”, do cartunista americano Jeff Kinney, continua no topo da preferência dos leitores da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. O 9º volume da série, “Caindo Na Estrada”, foi o campeão do ranking de outubro dos livros mais emprestados pelos usuários da biblioteca. No período, o órgão registrou 1.276 mil empréstimos. De acordo com o coordenador do órgão, Rafael Antonio da Silva, desde janeiro até outubro deste ano, a biblioteca registrou 12.238 empréstimos. Este número supera o total de empréstimos em 2018, que foi de 11.452, e em 2017, quando foram computados 9.545 empréstimos de obras literárias. 

Para Silva, este número positivo é resultado de ações de incentivo à leitura e valorização aos leitores, dentre as quais os projetos “Achei Um Livro” e “Leitor Vip”, ações de divulgação do acervo e dos serviços oferecidos pela biblioteca, e a localização da biblioteca na região central da cidade. “Este aumento no número de empréstimos de livros contraria o senso comum que diz que a biblioteca vem perdendo espaço, importância e uso com os avanços tecnológicos e a internet”, destaca o coordenador.

Anuncio

Ainda em outubro, a biblioteca registrou 4.110 consultas ao acervo via internet, por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 16.000 mil títulos em seu acervo.

Uma das novidades da biblioteca é o atendimento aos usuários via  WhatsApp. Implantado em setembro deste ano, o serviço, denominado BiblioZap, realizou 91 atendimentos, entre renovação de prazo de livros emprestados e informações gerais aos usuários. O WhatsApp da biblioteca é (0 XX 19) 99578-6759. 

Advertisement

Outra boa novidade que a biblioteca implementou é o envio de dicas de livros, também via WhatsApp. Por meio deste novo serviço, os leitores recebem informações como título e foto da capa da obra, autor e sinopse. Quem quiser receber as dicas, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da biblioteca.

Mas há quem prefira ir pessoalmente à biblioteca para sentir os livros no formato papel. Em outubro, o espaço registrou 453 frequentadores. O serviço de acesso gratuito à internet também é procurado pelos usuários. Em outubro, o serviço foi utilizado por 132 pessoas. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581.

RANKING

O coordenador Rafael Antonio da Silva destacou que, no ranking de outubro, prevaleceu a grande presença de títulos infantojuvenis, dentre os quais a série “Harry Potter” e um título da série de mangá (história em quadrinhos japonês) “Naruto”. 

Advertisement

Também aparecem na lista best-sellers de ficção, tais como “O Iluminado”, de Stephen King, e obras clássicas, cujas leituras são requisitadas em vestibulares, com destaque para “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus. 

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em outubro pelos leitores da Biblioteca Municipal: 

1. “Diário de Um Banana: Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney

2. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney

Advertisement

3. “Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban” – J.K. Rowling 

4. “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” – Carolina Maria de Jesus

5. “Você Sabe Motivar Pessoas? Extraia O Melhor de Si Mesmo e dos Outros” – Gavin Ingham 

6. “O Iluminado” – Stephen King

Advertisement

7. “Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar” – Sarah MacLean 

8. “O Mário Que Não É de Andrade: O Menino da Cidade Lambida Pelo Igarapé Tietê” – Luciana Sandroni e Spacca

9. “Harry Potter e A Pedra Filosofal” – J.K. Rowling 

10. “Mais Forte Que O Sol” – Julia Quinn 

Advertisement

11. “O Filho de Netuno” – Rick Riordan 

12. “Beethoven” – Ann Rachlin e Susan Hellard

13. “A Fantástica Fábrica de Chocolate” – Roald Dahl

14. “Harry Potter e O Cálice de Fogo” – J.K. Rowling

Advertisement

15. “A Vidente” – Hannah Howell

16. “A Tempestade” – William Shakespeare (adaptação de Sonia Rodrigues) 

17. “Os Segredos da Vitória Nas Urnas: Como Os Candidatos Atacam e Como os Eleitores Devem Se Defender” – Narcizo Pieroni 

18. “Harry Potter And The Half-Blood Prince” – J.K. Rowling 

Advertisement

19. “Naruto Volume 1” – Masashi Kishimoto 

20. “Clube da Tiara Em Mansões de Pérola: Princesa Grace e O Rouxinol Dourado” – Vivian French

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade2 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade5 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região6 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil10 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região11 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes23 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Advertisement
cinema

Populares