Nossa Cidade

Lombada eletrônica entra em operação próximo à passagem em nível da Vila Real

Dispositivo faz parte das ações, executadas pela Prefeitura de Hortolândia, para garantia da segurança de motoristas e pedestres

Lombada eletrônica Linha do Trem Vila Real

Anuncio


As obras de segurança na passagem em nível da Vila Real, realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, foram finalizadas na última semana. O local já conta com canteiro central e lombada eletrônica nos dois sentidos, com velocidade máxima permitida de 30 km/h. Agora, a Administração Municipal aguarda a ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a via, implantar sinalização ativa, como sinal sonoro e visual durante a passagem das composições, na área de domínio da linha férrea. O objetivo da Prefeitura com a implantação dos dispositivos de segurança é coibir ultrapassagens e a alta velocidade dos automóveis ao atravessar a linha do trem.

Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A decisão da Prefeitura em implantar os mecanismos de segurança também segue as recomendações do Ministério Público, que acompanha algumas cidades da região cortadas pela linha férrea. Como, no futuro, as cidades podem assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para colaborar com a segurança nas passagens em nível, Hortolândia se adianta e garante a segurança da população.

A passagem em nível da Vila Real é o único conflito entre ferrovia e via rodoviária na cidade e, por isso, foi priorizada. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, todas as passagens em nível da cidade receberão intervenções para ampliação da segurança de motoristas e pedestres.

Nos trechos onde a linha férrea é utilizada para travessia de pedestres, a Prefeitura adotará medidas diversas. Na passagem em nível da região central, localizada atrás do Shopping Hortolândia, será construído um viaduto. O projeto já foi licitado e está em fase de elaboração, com previsão de ser finalizado em 90 dias. A partir daí, a Prefeitura licitará empresa para executar a obra. Já na passagem do bairro Chácaras do Coelho, a Administração irá construir uma barreira, impedindo a utilização do trecho por pedestres. Para o Jardim Sumarezinho, a Prefeitura estuda qual a melhor alternativa.

Viaduto é solução definitiva

A construção de um viaduto sobre a linha férrea é uma ação que vai acabar com o problema dos acidentes na passagem em nível da Vila Real. Para isso, a Prefeitura busca, em parceria com a ALL, recursos junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O projeto da obra está em análise pelo órgão, que sinalizou a possibilidade de incluir a verba necessária para a obra no orçamento de 2014. A Prefeitura aguarda confirmação. A obra também pode ser realizada pelo governo estadual, na segunda etapa de implantação do Corredor Metropolitano.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo