Connect with us

Nossa Cidade

Luta Antimanicomial tem atividades integradas em Hortolândia

imagem 76

 

No dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Tradicionalmente, em Hortolândia o Caps Vida (Centro de Atenção Psicossocial) de Hortolândia, promove atividades para conscientização da população em geral sobre as possibilidades de tratamento e acompanhamento de pacientes com transtornos psiquiátricos sem a necessidade de internação em manicômios. Neste ano, a novidade é que toda a Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Hortolândia estará integrada na programação, com a participação do Caps I (Infantil), do Caps AD (Álcool e Drogas), além da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jd. Nova Hortolândia, representando as unidades básicas de saúde. A programação já começou na sexta-feira (11/05), com presença marcada pelo time de futebol do Caps Vida no campeonato Intercaps, realizado em campinas com a participação de pacientes psiquiátricos de cerca de 30 cidades. Nesta semana, haverá ainda a entrega do VIIl Prêmio Arthur Bispo do Rosário, na quinta-feira (17/05), em São Paulo, onde o vídeo “O barulho da minha cabeça te incomoda?”, produzido pelos pacientes do Caps Vida, concorre entre os cinco primeiros colocados. Já na sexta-feira (18/05), muitas atrações serão levadas à praça da Sabesp, no Parque Ortolândia, para uma manhã de integração de toda a Rede de Atenção Psicossocial com a comunidade.

Anuncio

O dia 18 de maio teve origem em 1987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 pessoas da área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

Conforme a articuladora em Saúde Mental de Hortolândia, Arlete Damázio Paschoal, os Caps são unidades de atendimento especializado em neuroses e psicoses, além de outros transtornos. Porém, há um atendimento complementar em parceria com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Nas UBS contamos com uma equipe multidisciplinar, composta por enferemiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiátricas e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde mental e realizam acompanhamento dos pacientes. Já nos Caps são atendidos casos mais complexos, que necessitam de um tratamento diferenciado, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico e psicológico”, explica Arlete. No Caps I são atendidas crianças e jovens até 18 anos, tendo como foco pacientes com autismo. No Caps Vida, são atendidas pessoas com mais de 18 anos, diagnosticadas com neuroses e psicoses. Já no Caps AD, o atendimento é voltado para dependentes químicos. As três unidades atendem de portas abertas, ou seja,não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento. “O atendimento realizado nas UBS é mais próximo da casa do paciente e tem as mesmas condições de acompanhamento de casos mais simples. Já os Caps, oferecem um complemento para casos complexos ou para pacientes que desejam experimentar as terapias diferenciadas oferecidas nestes locais”, complementa Arlete.

Advertisement

“As atividades integradas da Luta Antimanicomial tem como objetivo justamente mobilizar toda a Rede de Atenção Psicossocial, pois as unidades não trabalham de forma isolada. É preciso o esforço e conscientização de todos sobre este tema, para integrar o paciente com transtorno psiquiátrico à rotina comum e romper o estigma da sociedade em relação a estas pessoas”, finaliza a articuladora de Saúde Mental.

Prêmio Arthur Bispo do Rosário

Nesta quinta-feira (17/05), pacientes do Caps Vida vão á capital paulista participar da entrega do VIIl Prêmio Arthur Bispo do Rosário, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. O vídeo “O barulho da minha cabeça te incomoda?”, produzido pelos pacientes, está entre os cinco primeiros colocados no concurso. O material mostra o dia a dia dos pacientes do Caps nas oficinas e atividades realizadas para integração social destas pessoas. “Produzimos este vídeo sem qualquer pretensão de vencer o concurso. Foi uma coisa muito caseira, mas feita com carinho. Mostramos os usuários em depoimentos sobre o que cada um gosta de fazer no Caps e sobre o que a unidade representa para eles. O resultado é um vídeo emocionante, cheio de vida”, explica a psicóloga do Caps e co-autora do vídeo classificado, Ivanilde Martins Antonelli. A frase que dá título ao vídeo, “O barulho da minha cabeça te incomoda?” foi criada por um dos usuários do Caps Vida para a confecção de um cartaz exposto durante as atividades do Dia da Luta Antimanicomial, em 2017.

aO Prêmio Arthur Bispo do Rosário pretende valorizar e divulgar trabalhos de usuários dos serviços de saúde mental, tendo como inspiração a história do renomado artista. Rosário era Sergipano e se tornou artista plástico após ser diagnosticado esquizofrênico paranóide. Viveu mais de 50 anos num hospício no Rio de Janeiro, onde produzia objetos com diversos itens retirados do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista. É consagrado como referência em Arte Contemporânea. Além da categoria vídeo, o concurso conta com prêmios para esculturas/instalações, pinturas/ilustrações, fotografias e literatura. Na categoria vídeo, os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00; o quarto e o quinto classificados recebem, cada um, R$ 500. Os finalistas terão, ainda, seus trabalhos expostos na Estação Sé, em São Paulo, de 10 a 30 de maio.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

sp101 sp101
Nossa Região41 minutos ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil5 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil5 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região6 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes17 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade21 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade22 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

Advertisement
cinema

Populares