Nossa Cidade
Medicamentos vencidos podem ser entregues para descarte no lixo hospitalar das unidades de saúde

A preocupação com a saúde deve continuar quando o assunto é o descarte correto de medicamentos vencidos. A Prefeitura de Hortolândia trabalha para a proteção da população e do meio ambiente, disponibilizando locais corretos para a entrega destes remédios sem utilidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, quem tiver em casa medicamento com o prazo de validade vencido, deve encaminhar os itens para uma das farmácias disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. São 17 espaços distribuídos em todas as regiões.
“Caso o tratamento tenha sido interrompido e os remédios sobraram, passando do prazo de validade, o munícipe pode procurar uma de nossas unidades de saúde para realizar o descarte correto. Esta ação contribui com o meio ambiente, evitando a poluição do solo, e com a saúde das pessoas “, explica Karina Tanaka Marangoni, farmacêutica da Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Saúde, ao descartar o medicamento vencido no local correto, a população também evita a automedicação, que pode ocorrer pela facilidade de acesso ao remédio.
Nas unidades de saúde, o medicamento vencido é descartado no lixo hospitalar, de maneira correta, respeitando os procedimentos. “A população que utiliza medicamentos das farmácias do município recebe a quantidade de medicamento correta, evitando sobras. Quem compra em farmácias particulares, deve ficar atento à quantidade, evitando sobras. Não distribuir ou emprestar os remédios também é uma forma de preservação da saúde. Em casa, este remédio pode ficar ao alcance de crianças e idosos, por exemplo, que podem consumir o medicamente causando problemas de saúde. Além disso, praticar o ato de consciência ambiental também é uma forma de cuidarmos da nossa saúde, da saúde do próximo e do meio em que vivemos”, analisa Karina.
Confira abaixo os locais para descarte correto de medicamentos vencidos:
UBS Adelaide – R. Julio Cesar do Nascimento, 355 Jd Adelaide
UBS Amanda I – R. Almada Negreiros, 1299 – Jd Amanda I
UBS Amanda II- Av. Brasil, 800 – Jd Amanda II
UBS Campos Verdes – R. da Confibra, 155 – Jd Campos Verdes
UBS Jd Figueiras/ São Sebastião – R. Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66 – Jardim das Figueiras II
UBS Jd São Bento – R. Tom Jobim, 440 – Jd São Bento
UBS Jd São Jorge – R. Goias , 1.140 – Jd São Jorge
UBS Nova Europa – R. Wanderley Paes Soarez, 301 – Jd Nova Europa
UBS Nova Hortolândia – R. João R. Evangelista, 200 – N. Hortolândia
UBS Novo Ângulo – R. Edézio Vieira de Moraes, 146 – Jd N. Ângulo
UBS Pq do Horto – Av. José Augusto de Araujo, 95 – Auxiliadora
UBS Pq Orestes Ongaro – R. Domingos B. Souza, 605 – Pq Orestes Ongaro
UBS Rosolém – R. Osmar Antº Meira, 300 – Jd Rosolém-
UBS Santa Clara – R. Pedro Pereira dos Santos, 179 – Sta Clara I
UBS Santiago – R. da Amizade, 240 – Jd Brasil
UBS Sta Esmeralda – R. Turquesa, 171 – Jd Sta Esmeralda
UBS Taquara Branca – R. Onze de Agosto, s/nº
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (19/01) pré-cadastro para vacinação contra a COVID-19

A Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (19/01), a partir das 9 horas, o pré-cadastro para o início da vacinação contra a COVID-19. Podem fazer o pré-cadastro pessoas inclusas na primeira fase do cronograma determinado pelo governo estadual: profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos. Conforme a programação já divulgada pelo governo estadual, a vacinação deve começar no dia 25 deste mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.
Estão dispensados do pré-cadastro os profissionais da rede municipal de saúde e os profissionais de saúde que trabalham em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), assim como os idosos assistidos por estas instituições. Os profissionais da rede municipal de saúde serão vacinados nas unidades onde atuam. Os profissionais das ILPIs também receberão a imunização em seus locais de trabalho, junto com os idosos destas instituições.
Os profissionais de saúde da rede particular e as pessoas acima de 60 anos devem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura, clique aqui. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se é profissional de saúde e se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.
A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.
Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.
A Prefeitura de Hortolândia espera a distribuição das vacinas pelo Governo do Estado de São Paulo. Em breve serão divulgados mais detalhes, como os locais de vacinação. A Prefeitura ainda ressalta que já está com toda a estrutura preparada e insumos estocados para receber e aplicar as doses da vacina.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Livros da biblioteca municipal já podem ser devolvidos no local

Leitores que utilizam os serviços da biblioteca Terezinha França de Mendonça Duarte, da Prefeitura de Hortolândia, localizada na região Central, e que estão com livros emprestado desde antes da pandemia, para devolução em atraso, já podem fazer a entrega do material no local, a partir desta segunda-feira (18/01) até o dia 29 deste mês, das 9h as 15h. De acordo com a Secretaria de Cultura, quem entregar os livros neste período não receberá suspensão ou qualquer penalidade. A ação tem como objetivo atualizar o acervo evitando extravios.
O material será recolhido na porta da biblioteca respeitando todas as medidas de segurança e prevenção do Coronavírus. Os materiais devolvidos pelos usuários receberão higienização e permanecerão em quarentena por 7 dias para que possam retornar ao acervo e serem utilizados por outros usuários do espaço público. Segundo a Secretaria de Cultura, a biblioteca está aberta apenas para a devolução dos livros e não será permitido realizar empréstimo domiciliar ou usar as dependências do espaço. Para quem está com saudades dos livros, a biblioteca municipal conta com um acervo digital com quase 200 exemplares em formato de e-book, disponíveis no link bit.ly/bibliohorto
A biblioteca municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica localizada no piso inferior do Open Shopping, na rua Luiz Camilo de Camargo, n° 581 – Centro. Para dúvidas e informações o e-mail é:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
, o telefone: 019 3887 1684 e o BiblioZap (Whatsapp) 019 98970 7332.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Cerca de 70 famílias de diferentes bairros da cidade assinam contrato de regularização fundiária

Um dia de conquista para moradores de diferentes bairros da cidade. Assim foi o clima da segunda etapa do mutirão de assinaturas dos contratos de regularização fundiária, realizado pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), no sábado (16/01). De acordo com a Secretaria de Habitação, foram beneficiadas cerca de 70 famílias.
O diretor da Secretaria de Habitação, Rodrigo Cornachini, explica que os moradores assinaram o contrato que formaliza a posse dos lotes onde eles moram. No mutirão, a Prefeitura adotou os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus. Na entrada, foi feita a medição da temperatura dos moradores, distribuição de máscaras para quem estava sem o item de proteção, disponibilização de álcool em gel e atendimento feito com o distanciamento necessário.
O mutirão é realizado em três etapas. Na primeira, ocorrida no dia 9 deste mês, foram beneficiadas 74 famílias. A terceira etapa será no próximo sábado (23/01), em local a ser definido. De acordo com a CDHU, nas três etapas são beneficiadas cerca de 230 famílias que moram nos bairros Jardim Santiago, Jardim Aline, Jardim Conceição e Vila Guedes. “O mutirão foi uma ação bastante proveitosa. Os moradores ficaram contentes. Solicitamos às famílias faltantes para que compareçam na próxima etapa do mutirão, que será neste sábado (23/01)”, destaca o diretor Rodrigo Cornachini.
Uma das moradoras que comemorou a assinatura do contrato foi Maria de Fátima Oliveira, que reside no Jardim Santiago há 30 anos. “Sou uma das primeiras moradoras do bairro. Eu estava ansiosa para vir logo para ter o contrato em mãos. É uma sensação única ter sua casa própria. Trabalhei muito para conquistar isso. Hoje, quando olho para trás, tenha a sensação de que venci”, diz, exultante, a moradora. A regularização fundiária destes lotes integra o pacote de ações dos 100 primeiros dias da atual Administração. De acordo com o diretor Rodrigo Cornachini, a Prefeitura pretende intensificar o trabalho de regularização fundiária no município.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil3 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos2 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Homem é morto a ‘tijoladas’ na cabeça em Hortolândia
-
Policial3 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região5 dias atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Policial2 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Nossa Cidade1 semana atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Nossa Região2 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas