Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Medidas ecológicas faz com que Drud’s Hotel seja exemplo na região

Portal Hortolândia

Publicado

em

Druds-Hotel
Com quase um ano de operação em Hortolândia, o Drud’s Hotel se destaca na RMC (Região Metropolitana de Campinas) como um estabelecimento sustentável, gerando uma economia de 40% no consumo de energia elétrica. O destaque é a manutenção de iluminação com 100% de lâmpadas leds e os pisos vinílicos. Além disso, o estabelecimento possui ar condicionados com sistema inverter, janelas com filtro de infravermelho, além de medidas mais comuns como reutilização de água. Ainda não existem dados oficiais, mas pelo que tudo indica, o Drud’s é o hotel da região que mais adota medidas ecológicas.

A economia até gerou surpresa na CPFL que foi fazer uma ‘auditoria’ no hotel para saber se não existia nada irregular por conta do baixo gasto de energia. “Se você for comparar com os dados de outros hotéis, mesmo aqueles que tem algumas medidas sustentáveis, nós temos uma economia muito grande. Com as lâmpadas leds, além da economia, elas não esquentam, então você deixa de gastar com refrigeração do apartamento. Essas ações foram pensadas desde o início da construção do hotel. Nós fizemos questão de adotar essas medidas sustentáveis”, contou o diretor do hotel, Leonardo Konno.

Publicidade

Apesar de serem mais caras, as lâmpadas de led são consideradas mais eficientes que as comuns por possuírem a mesma quantidade de luz, utilizando bem menos energia. A economia vem principalmente da praticamente nula geração de calor da lâmpada. Elas duram aproximadamente 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes compactas.

Os pisos vinílicos que também foram adotados pelo hotel hortolandense são produzidos com matéria prima natural. Além de contribuir com a sustentabilidade, são conhecidos pela fácil instalação e elegância.

Hospitalidade

Inaugurado em dezembro de 2012, com início das operações em março do ano passado, o Drud’s é um hotel três estrelas e o primeiro de grande porte da história de Hortolândia. O estabelecimento disponibiliza 160 quartos. Para implantar o hotel foram investidos cerca de R$ 15 milhões.

Localizado na Avenida Fermino Maltarollo, no Parque São Gabriel, na região central da cidade, o hotel oferece estrutura moderna em torres com oito pavimentos cada. Os apartamentos são equipados com fechadura eletrônica, economizador de energia, ar condicionado, cama tipo box, TV de LCD, frigobar, cofre digital, mesa de trabalho, telefone com discagem direta e rede de internet sem fio gratuita. Restaurante, sala de reuniões com auditório para 240 pessoas e apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais completam a estrutura.

Segundo Konno, o desenvolvimento econômico e social de Hortolândia, com o aumento do parque industrial da cidade, e a necessidade de locais para hospedar turistas que visitam o município a negócios determinaram a escolha da cidade para a instalação hotel.

A primeira unidade da rede Drud’s Hotéis foi inaugurada em 2008, no município de Três Lagoas (MS). De categoria econômica, a rede é especializada em atendimento corporativo para pessoas que visitam a cidade a trabalho ou a negócios. Oferece estrutura adequada para realização de reuniões e treinamentos corporativos.

FONTE: Pagina Popular



Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito

Redação

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Hortolândia comemorou, nesta quarta-feira (23/09), o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data faz parte do calendário oficial da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e vai até o dia 25 deste mês. O objetivo da semana é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, o Agente de Trânsito exerce atividades de fiscalização e operações para o melhor funcionamento e fluidez do tráfego nas cidades.

“Nesta Semana Nacional do Trânsito e, principalmente, neste data que tem o objetivo de homenagear o agente de trânsito, nós agradecemos a estes profissionais, de Hortolândia e de todo o Brasil, pelo esforço, dedicação e comprometimento. O trabalho dos agentes de trânsito é fundamental para a melhor fluidez do nosso sistema viário e para a segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Publicidade

Semana Nacional do Trânsito já teve atividade na cidade

Na manhã de terça-feira (22/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Viação Lira, realizou um ato simbólico pela Semana Nacional do Trânsito na Ponte Estaiada. Aproximadamente mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, transportando sementes de Crotalária, uma planta que serve como repelente contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, foram soltos no local.

“As cores dos balões representam a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida. Prefeituras de todo o país realizaram atos semelhantes para marcar a data em conjunto com os fóruns Nacional e Paulista da Mobilidade Urbana”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Também foi celebrado, na terça-feira, o Dia Mundial Sem Carro e, na sexta-feira (25/09), será comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em 1997 com o objetivo de conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia aumenta em 3,23% arrecadação do Imposto de Participação dos Municípios

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia conquista mais um índice financeiro positivo: o IPM (Índice de Participação dos Municípios) mais recente é de 0,6704, indicador 3,23% maior do que o alcançado em 2019.

O IPM é a parcela do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) paga pelo Governo do Estado aos municípios: o Estado arrecada o imposto e 25% da arrecadação é dividida entre as cidades. Deste montante, a parcela que cabe a cada município é regida pelo IPM. Com este IPM, Hortolândia ocupa o 28º lugar entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria de Finanças.

Publicidade

“O IPM atual é sinal de que Hortolândia consegue reagir melhor do que a maioria das cidades do Estado diante da crise, causada pela pandemia de Coronavírus. Esse índice revela a pujança e a força do setor industrial e comercial de Hortolândia. Mesmo em tempo de dificuldades, estamos conseguindo manter a atividade industrial e comercial e fazer crescer a economia”, destaca o secretário de Finanças, Pedro Reis Galindo, otimista em relação à arrecadação que será gerada em 2021, graças ao repasse de ICMS.

O IPM alcançado pelos municípios é resultado de uma fórmula calculada com base no aumento do valor adicionado, que é a diferença entre o que a indústria investiu para produzir e o valor pelo qual o produto pronto foi comercializado.

O cálculo tem como base a evolução dos últimos dois anos. O índice atual, portanto, é a comparação entre 2018 e 2019.

“O valor adicionado em Hortolândia cresceu 9% de 2018 para 2019. Neste período, a receita própria aumentou 19%. Isso nos traz uma expectativa positiva para as finanças no próximo ano, uma vez que vamos receber um aumento real no repasse do ICMS de 3,23%, que é o IPM do nosso município”, exemplificou Galindo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Trabalho de educação ambiental da Prefeitura aumenta a frequência de moradores no PEV Orestes Ôngaro

Portal Hortolândia

Publicado

em

O trabalho de educação ambiental que a Prefeitura de Hortolândia realiza para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos dá resultado positivo. Prova disso é que o PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Orestes Ôngaro registrou aumento de frequência de moradores. Em agosto deste ano, 67 pessoas estiveram no equipamento para descartar materiais reaproveitáveis. Já em julho deste ano, 28 pessoas utilizaram o equipamento. Os dados estão no relatório mensal de visitas aos PEVs e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) do município feito pelo Consórcio Hortoambiental, parceiro da Prefeitura na coleta de resíduos urbanos. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o aumento de frequência de moradores registrado no PEV Orestes Ôngaro é resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental. “Um dos trabalhos que realizamos junto à comunidade do entorno do PEV Orestes Ôngaro foi um vídeo lúdico que teve grande repercussão”, destaca o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni.

Publicidade

Dentre outras ações já realizadas junto à comunidade da região, estão palestra com pais e alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e EnsinoFundamental) “Luiza Vitoria Oliveira Cruz”, trabalho casa a casa de orientação sobre o descarte adequado de resíduos no PEV e distribuição de material explicativo para alunos de uma escola estadual do bairro.

O relatório ainda aponta que o PEV Amanda foi o equipamento que registrou a maior frequência de procura por parte da comunidade dentre todos os 11 PEVs existentes no município, atualmente. Em agosto deste ano, o PEV Amanda foi visitado por 1.059 pessoas. Já em julho deste ano, 925 utilizaram o equipamento. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de estar localizado na região mais populosa da cidade, graças também ao trabalho de educação ambiental desenvolvido na região, a população já se conscientizou e tem feito o descarte correto de resíduos no local. O coordenador Ricardo Zanoni ressalta que, em virtude da pandemia do Coronavírus, o trabalho de educação ambiental teve que ser interrompido.

PEVS

Atualmente, o município conta com 11 PEVs. Em julho deste ano, a  Prefeitura de Hortolândia inaugurou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, novos PEVs nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Emília e no Jardim Santa Esmeralda. O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago.

Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para descarte regular com o uso obrigatório de máscara. Estão em fase de construção mais dois PEVs no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

A Fiscalização Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorre a cidade para orientar a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos. O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam este crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa “Agenda Verde”, da Prefeitura. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira abaixo a lista dos 11 PEVs existentes no município:

•PEV 1 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jd.Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jd. Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jd. Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

Em construção:

• PEV 12 – Jd. Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 –Jd.  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

LEVs

Já os LEVs são contêineres nos quais a população pode descartar diversos tipos de recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura retomou a coleta de resíduos por meio dos LEVs em julho deste ano. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis.Atualmente, a cidade conta com 21 LEVs. Confira abaixo a lista com os endereços destes equipamentos:  
1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, Rua Pastor Germano Riter – Próximo a Sabesp;
2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, em frente ao Fórum;
3. LEV Jardim Amanda – Rua Tiradentes, em frente à lagoa
4. LEV Parque Chico Mendes – Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia
5. LEV Jardim Everest – Rua Pico do Atalaia, 88
6. LEV Lago Da Fé – Av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada
7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, Praça da Paróquia do Rosário
8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina
9. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Cicero Ramos Meira- Escola Estadual Pastor
10. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira – Praça do Pastel
11. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva,785, em frente à Emeb Josias da Silva Macedo
12. LEV São Sebastião (Contêiner Metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705
13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à Emef Taquara Branca
14. LEV Palácio das Águas – Rua José Claudio Alves Dos Santos, 585, Remanso Campineiro
15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel
16. LEV Centro – Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, Centro
17. LEV Remanso – Rua Alda Lourenço, Remanso Campineiro, na Praça Bambino
18. LEV E.E. Profa. Conceição Aparecida Terez Gomes Cardinales – Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda
19. LEV do Remanso das Águas – Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo
20. LEV Creape – Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II
21. LEV Orestes Ôngaro – Rua Domingos Batista de Souza, Praça ao lado do quiosque – Parque Orestes Ôngaro

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares