Nossa Cidade

Meio ambiente: Alunos do Curso de Relações Internacionais propõem aplicação da agenda 2030 para Hortolândia (SP)

Um grupo de alunos do Curso de Relações Internacionais da Universidade Paulista estiveram em Hortolândia/SP, para uma visita técnica orientada com o objetivo de conhecer melhor o sobre o déficit de arborização do município e propor a aplicação eficiente dos (ODS) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na política ambiental da cidade.

O grupo percorreu algumas regiões da cidade e se encontrou o Coletivo AtivaMente, projeto que reúne jovens voluntários para discutir questões locais e globais.

Anuncio


A iniciativa surgiu a partir de um projeto de formulação de políticas públicas que o grupo vem desenvolvendo, “Hortolândia Sustentável: do local para o global”, a visita a cidade se tornou obrigatória para compreender melhor a situação.

Recentemente Hortolândia (SP) apareceu na última colocação das cidades mais arborizadas em um ranking com 67 municípios do estado de SP, estabelecido pela Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ). A lista mede o Índice de Floresta Urbana (IFU), que calcula o tamanho de área verde dentro dos espaços que já estão urbanizados. A pontuação vai de 0 a 2 e a cidade registrou índice de 0,78.

Na Região Metropolitana de Campinas (SP), Rio das Pedras (SP) e Iracemápolis (SP) também apresentaram índices baixos e ficaram na 64ª e 65ª colocação, com 0,84 e 0,82, respectivamente. O objetivo do IFU é medir a capacidade das prefeituras de preservar e valorizar os pontos verdes presentes em cada município. Com base nos indicadores desta pesquisa o grupo de alunos estão se reunindo e desejam apresentar para as autoridades ideias de curto prazo que venham contribuir para resolução do problema.

Para Valter Rodrigues, 31 anos, também membro do grupo, a visita foi enriquecedora, tanto para o projeto quanto para sua vida. “Temos o compromisso de colocar em prática o conhecimento que temos buscado ao longo do tempo, a ideia de sair do ambiente acadêmico e vir ao campo de pesquisa favorece de maneira muito positiva a compreensão dos fatos, estamos diante de uma situação problemática e junto com a comunidade pensaremos em soluções apoiados na agenda 2030 da ONU para obtermos uma cidade sustentável e viável”. Explicou.

Para os estudantes, um dos grandes problemas envolvendo a questão do déficit de arborização na cidade é a falta de planejamento; o município cresceu desordenadamente ao longo das últimas décadas; grandes áreas foram desmatadas para dar lugar para rodovias, pastagens, estradas, loteamentos e áreas industrias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo