Connect with us

Nossa Cidade

Mentira da Prefeitura sai até no G1

hortolandia1

Uma postagem da Prefeitura de Hortolândia (SP) sobre a descoberta de uma carruagem que teria pertencido a Dom Pedro II durante uma escavação no ribeirão Jacuba chamava a atenção de quem visitava a página do município nesta quarta-feira (1º). A publicação dizia que o veículo teria sido abandonado no local após perder uma das rodas em uma visita do monarca a Campinas (SP) para vistoriar fazendas de cana-de-açúcar. No entanto, o “achado histórico” tratava-se de uma notícia falsa criada pelo departamento de marketing da administração municipal para promover um museu no Dia da Mentira.

Muitos moradores compartilharam a notícia falsa divulgada pelo órgão público em suas páginas pessoais. Alguns chegaram a comentar no post que “não acreditavam que a Prefeitura ia brincar com isso”, já outros questionaram detalhes do texto sobre como “tinham certeza que teria sido exclusiva de Dom Pedro” e o motivo “de Dom Pedro estar ali”. Segundo a Prefeitura, até jornalistas da região acreditaram na veracidade da ação de marketing.

Credibilidade

Anuncio

No entanto, segundo a relações públicas da Prefeitura, Mariana Rheffer Pessoa, o post não visava enganar a população, mas sim aproximar o Centro de Memória de Hortolândia, inaugurado no final de 2014, dos moradores.

“A gente achava que podia ficar mais próximo. Aí, como era 1º de abril e várias marcas e instituições usam, pensamos em fazer a ação e no final da campanha, apresentar o centro”, explica Mariana.

Advertisement

Ainda segundo a relações públicas, a ação não deve afetar a confiança da população no poder público, já que a postagem foi apenas na rede social. “A rede social tem um caráter diferente, de ações interativas. E tem dado certo, o público tem recebido bem. A gente tem um público cativo, então, o pessoal já acordou hoje vendo várias brincadeiras. É um dia tradicional, né”, argumenta.

A Prefeitura avalia ainda que a ação foi bem-sucedida porque despertou a curiosidade da população. “Pelo nosso monitoramento despertou a curiosidade, muita gente entendeu já que é uma brincadeira. Mas, mesmo que todo mundo tivesse entendido a gente prosseguiria, porque essa é a estratégia, de no final dizer o motivo e apresentar o Centro de Memória”, afirma Mariana.

Fim do mistério
Quase cinco horas depois do post inicial, a Prefeitura acabou com a ação de marketing e desmentiu a descoberta em um segunda publicação.

“Muitos já sabem, mas vamos desvendar o mistério por trás da descoberta da carruagem do Dom Pedro II: sim, é pelo 1º de abril. Mas não percam a viagem! Já que vocês nos deram sua atenção – e agradecemos muito por estarem aqui – façam algo diferente nos próximos dias: venham descobrir as relíquias da história de Hortolândia, as curiosidades do povo de outras épocas, sentir na pele as dificuldades e as emoções daqueles que construíram nossa cidade, no Centro de Memória”, dizia o post.

Advertisement

A Prefeitura disse ainda que espera que a ação dê resultado levando mais gente para o Centro de Memória. “Esperamos que dê resultado para o centro, que é um local muito rico. A gente tem estudantes aqui que não conhecem”, destaca a relações públicas.

Fonte: G1

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região42 minutos ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos1 hora ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial2 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial2 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região3 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade4 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial4 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares