Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Mês da Luta Antimanicomial terá ações especiais e inauguração de Caps-24h

Prefeitura

Publicado

em

 

Publicidade

A Prefeitura de Hortolândia preparou para este mês de maio uma série de atividades de mobilização e debates sobre questões relacionadas à saúde mental, em razão do Mês da Luta Antomanicomial. As atividades iniciam nesta sexta-feira (03/05), com a ação “Hora Lúdica”, das 11h às 12h, na área em frente ao Paço Municipal “Palácio das Águas”. Haverá apresentação musical, venda de bolos e exibição de produtos artesanais produzidos pelos usuários dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial). A programação ao longo do mês, que tem como tema “Saúde Humanizada: Direito de Todos”, também contará com exibição de filmes sobre esta temática, eventos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), palestras e ações em parceria com alunos do curso superior de Psicologia do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo). O destaque fica para a inauguração do Caps-24h, no dia 18, data em que é lembrado o Dia da Luta Antimanicomial. O calendário completo de atividades pode ser conferido abaixo.

O atendimento 24 horas aos pacientes em crise será realizado no Caps Vida, localizado na rua João Cancian, no Parque Ortolândia. Este atendimento integral terá foco no acolhimento de usuários, evitando internação hospitalar. O Caps Vida é uma das unidades de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Hortolândia, que conta ainda com Caps-I (Infantil) e Caps-AD (Álcool e Drogas). As três unidades atendem de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento.

A Rede de Atenção Psicossocial tem apoio, ainda, das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde e acompanham os pacientes. Após o diagnóstico, os casos mais graves são conduzidos para o Caps, onde recebem tratamento, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico, terapia ocupacional, assistência social e psicológica.

Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é lembrada todo dia 18 de maio, data que teve origem em 1987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 pessoas da área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

Confira abaixo o calendário de ações do Mês da Luta Antimanicomial:

Data

Atividade

Horário

Local

 

 

 

 

03/05/2019

06/05/2019

 

 

 

 

 

Hora Lúdica com Saúde Mental

 

 

 

 

11h às 12h

 

Prefeitura Municipal de Hortolândia

Rua: José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

 

 

 

06/05/2019

 

Dialogando com a Saúde Mental

Tema: Sofrimento e Saúde Mental

 

 

 

13h30 às 17h

 

 

UNASP

 

 

 

 

 

09/05/2019

 

Dialogando com a Saúde Mental

Tema: “Dá pra Fazer! O Cuidado às pessoas em uso abusivo e prejudicial de Substâncias Psicoativas”

 

 

 

13h30 às 17h

                      

 

 

 

UNASP

 

 

 

 

10/05/2019

 

 

 

Palestra

Tema: Acumuladores

 

 

 

09h às 12h

 

 

 

Auditório Paulo Freire

Rua: Euclides Pires de Assis, 150, Remanso Campineiro

 

 

 

11/05/2019

 

 

 

Festa Jovem

 

 

 

14h às 20h

 

CAPS – I

Rua: Antônio Biasse Filho, 89, Parque Ortolândia

 

 

 

13/05/2019

 

 

Palestra

Tema: A Judicialização da Saúde

 

 

08h30 às 12h

 

 

Sala de Reuniões

(UNASP)

 

 

 

13/05/2019

 

 

Palestra

Tema: Economia solidária e Geração de Renda

 

 

 

13h30 às 17h

 

 

 

 

Auditório Paulo Freire

Rua: Euclides Pires de Assis, 150, Remanso Campineiro

 

 

 

15/05/2019 a 20/05/2019

 

Diálogos entre Saúde Mental e Atenção Básica

 

 

 

Unidades Básicas de Saúde

 

 

17/05/2019

 

Ato do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

 

13h

Presença da Rede Psicossocial de Hortolândia na Assembleia Legislativa de São Paulo

 

 

18/05/2019

 

Passeata

“Que isso não termine em Choque”

 

 

 

09h

 

Saída CAPS-I para CAPS-AD e chegada no CAPS Vida

 

 

18/05/2019

 

 

 

Inauguração CAPS VIDA-24h

 

 

 

10h

 

CAPS VIDA

Rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia

 

 

21/05/2019

 

Cinedebate + Cinepsi

Filme: O Solista

 

 

 

13h30 às 17

 

 

 

Salão UNASP

 

22/05/2019

 

Ateliê Artístico

 

08h30 às 12h

 

Praça Chico Mendes

 

 

23/05/2019

 

Dialogando com a Saúde Mental

Tema: A pessoa que sofre

 

13h30 às 17h

 

 

Auditório Paulo Freire

Rua: Euclides Pires de Assis, 150, Remanso Campineiro

 

 

28/05/2019

 

Cinedebate + Cinepsi

Filme: Nise: No coração a loucura

 

 

13h30 às 17h

 

Salão UNASP

 

 

 

29/05/2019

 

 

CELEBR(ação)

Um piquinique para celebrar a vida

 

 

09h as 12h

 

 

 

Jardim

(UNASP)

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terca-feira(24) mostra que o município teve 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 0 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 40 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 09 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 354 em isolamento domiciliar.

6370 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia participa do lançamento online do Plano Regional de Turismo da Região Bem Viver, nesta quarta-feira (25/11)

Prefeitura

Publicado

em

Para incrementar o potencial turístico do município, a Prefeitura de Hortolândia participa do lançamento do Plano Regional de Turismo da RT (Região Turística) Bem Viver. O evento acontece, nesta quarta-feira (25/11), às 10h, por meio da plataforma Teams. O lançamento será online em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. O evento é aberto para o público. Para participar, basta clicar no convite virtual abaixo, disponível para download. Além de Hortolândia, o lançamento contará com a participação de representantes das prefeituras dos outros municípios que integram a região: Americana, Campinas, Elias Fausto, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Publicidade

A RT Bem Viver está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, instituído em 2013 pelo governo federal. De acordo com informações no site do Ministério do Turismo, a última edição do mapa foi divulgada em 2019. O gerente de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Humberto Cesar Martins, explica que o município pleiteia sua reinserção no mapa por meio do Plano Diretor de Turismo, que deve ser apresentado ainda este ano para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criado no início deste ano antes da pandemia, e para a própria Administração Municipal.

De acordo com o gerente Humberto Cesar Martins, o plano regional foi elaborado ao longo dos últimos dois anos por um grupo de trabalho formado por representantes de cada cidade participante. “Foi um trabalho árduo de pesquisa, levantamento de potenciais e equipamentos turísticos e modelos de gestão turística. Enfim, reunimos tudo o que dizia respeito aos atrativos turísticos do município. Com o plano, estabelecemos novos roteiros turísticos na cidade”, explica Martins. Por meio do plano regional, o município busca fortalecer sua vocação nas categorias de turismo de negócios, cultural e esportivo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Novo Viveiro Municipal inicia doação de mudas de árvores para população

Prefeitura

Publicado

em

As árvores são o principal patrimônio natural de uma cidade. Elas têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente. Produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo. E, além disso, embelezam a paisagem. É por todos estes motivos que a Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (24/11), a doação de mudas de árvores para a população. A doação é realizada no novo viveiro que fica no Parque Socioambiental Novo Ângulo, a ser inaugurado em breve pela Prefeitura. O parque está localizado entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena. A doação das mudas acontece às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Publicidade

O atendimento é feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cada morador pode retirar no local uma única muda de árvore. Junto com a muda, é entregue um saco de 5 quilos de compostagem para fazer o plantio. Os agentes ainda orientam os moradores sobre como fazer o plantio correto. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são doadas mudas de árvores cujo plantio é adequado para calçadas, tais como reseda, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo e ipê-branco. Há também mudas de espécies frutíferas, como pitangueira e araçá. 

“Precisamos ampliar o plantio de árvores em calçadas na cidade. Por meio da doação, queremos incentivar o munícipe a realizar o plantio de forma adequada, proporcionando sombra, proteção do solo, qualidade do ar, atração da fauna, refletindo diretamente no embelezamento paisagístico dos bairros e melhor qualidade de vida”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

QUINTAIS

Quem quiser mais de uma muda para plantar nos quintais, pode procurar a outra unidade do Viveiro Municipal, localizado na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. Há um limite para  quantidade de espécies doadas. O atendimento é de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h. Para mais informações, o telefone do Viveiro Municipal é (19) 3897-2926.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares