Nossa Cidade

Morador do Nossa Senhora de Fátima encontra escorpião dentro de casa

O morador Diego Batista, do bairro Nossa Senhora de Fátima, encontrou um escorpião mesa da cozinha de sua casa ontem a noite (12).

Preocupado, ele fotografou e encaminhou ao Portal Hortolândia. “Essa noite encontrei um filhote de escorpião em cima da mesa, estou com medo de ter mais. Nunca tinha visto até hoje nenhum aqui em minha casa. Tenho uma criança pequena de 4 anos”, disse o morador.

Anuncio


Calor provoca surgimento de escorpiões dentro das casas

Os escorpiões que muitas vezes ocupam áreas externas como bueiros e terrenos baldios, invadem as casas no verão para se esconder em lugares escuros e úmidos.

Locais que acumulem material, como dispensas, armários, quintais, favorecem o aparecimento do bicho, pois estes locais contribuem para o surgimento de insetos, como baratas e gafanhotos, alimento preferido dos escorpiões.

O mais comum visto nas casas – o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.

Uma medida comum que as pessoas tomam para se proteger dos escorpiões é colocar bloqueadores de pano nas portas e também redes nos ralos, mas a medida não é comprovadamente segura.

Veneno para inseto mata escorpião?

Não. Na verdade, o veneno causa um efeito contrário, atiça-os para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente.

Prevenção é a solução!

Como o veneno de insetos não funciona e você não quer correr o risco de enfrentar um, o melhor mesmo é evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e se possível, ao redor da sua casa.

Ande sempre calçado e mantenha sua casa limpa e livre de sujeira. Coisas simples fazem muita diferença, portanto anote outras dicas:

– Evite deixar louça na pia da cozinha;

– Retire o lixo do banheiro diariamente;

– Tampe todos os buracos não usados da casa: tomadas, conexões de telefone, ralos e pias. Assim você evita o surgimento de baratas e outros insetos, que são a principal fonte de alimentação dos escorpiões;

– Mantenha camas e berços afastados pelo menos 10 cm da parede;

– Evite que lençóis e mosquiteiros de berço toquem o chão;

– Se tiver jardim em casa, mantenha-o sempre aparado e bem cuidado;

– Despeje água sanitária semanalmente nos ralos;

– Antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc. Sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro;

– Use galhos secos de lavanda ou sementes nas janelas, portas e gavetas. Escorpiões não gostam do cheiro.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo