Nossa Cidade

Moradores do bairro Chácaras Assay recebem rede coletora de esgoto

 

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, iniciou a implantação da rede coletora de esgoto no bairro Chácaras Assay. O serviço acontece na Rua Sete. A ação garantirá os serviços de coleta e tratamento de esgoto para moradores de cerca de 100 residências. 

Anuncio


“Após o serviço, a rede coletora chegará a todas as ruas do bairro. Atualmente, a implantação existe apenas na rua Pérola”, explica o gerente de divisão regional da Sabesp, Antônio Aparecido Zamprônio.

Com a finalização desta obra, Hortolândia fica mais próxima da meta de garantir 100% de cobertura de esgoto coletado e tratado na cidade.

No mês passado, o prefeito Angelo Perugini, acompanhado de representantes da Sabesp, se reuniu com moradores da região para explicar o mecanismo necessário para o sistema da rede coletora funcionar, além de mostrar como seria a implantação das tubulações. Além da coleta, os dejetos são levados até a ETE (Estação de Tratamento do Esgoto). Após a implantação, as residências não precisarão mais usar fossas para armazenar o esgoto.

“O esgoto coletado de maneira correta e tratado, contribui com o meio ambiente e com a saúde das pessoas. Esta obra é muito importante para a região eliminar o armazenamento em fossas, aumentando a qualidade de vida da população”, explica o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Francisco Raimundo da Silva.

RUMO AOS 100% 

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e obteve os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular. 

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo