Nossa Cidade

Moradores do Jardim do Lago e Santa Emília reclamam de infestação de gongolos, baratas e escorpiões

Há cerca de 5 meses, os moradores do Jardim do Lago e Santa Emília em Hortolândia (SP), passaram a receber visitas indesejadas. São escorpiões, aranhas, entre outros animais peçonhentos que, inclusive, já picaram moradores.

No início de março, o medo aumentou com o aparecimento de dezenas de escorpiões saindo dos bueiros da rua Fernandes Alcides de Lira e de um buracão, que fica na divisa com o bairro chácaras Reymar.

Anuncio


A suspeita é que o problema seja causado pelo mato alto e pela sujeira acumulada nas margens do ribeirão Jacuba.  O problema começou com o surgimento de muitas baratas e Gôngolos (Piolho de cobra), segundo uma moradora que não quis se identificar.

A preocupação aumentou quando os escorpiões começaram a aparecer no decorrer dos últimos dias. “Eu tenho 2 crianças, então a gente fica com medo. Já capturei vários escorpiões. São vários. ” Relatou outra moradora.

Perigo para as crianças

Para a moradora Ana Santos, encontrar insetos dentro de casa faz parte da rotina. Ela reside numa área próxima à antiga caldeiraria Coplan. “A cada dia que passa a infestação só piora, chego a capturar 30 gôngolos por noite. Segundo a moradora, seus netos estão desenvolvendo traumas. “Graças a Deus, os meus netos nunca foram picados, mas eles estão traumatizados”, lamenta.

“Eles têm pesadelos. Acordam de madrugada gritando, com medo, porque acham que tem bicho andando em cima deles. ”

Ela ainda diz que a prefeitura já é conhecedora da situação, pois existe várias matérias sobre esses problemas.

 “Às vezes, o pessoal da dengue passa aqui e falam que a gente tem que comprar galinha da angola, que elas comem eles, como se isso fosse a solução dos problemas de saneamento do bairro. Os agentes não olham o terreno abandonado da Coplan, cheio de animais peçonhentos e focos de dengue, fazem vistas grossas” conclui a moradora.

Os pontos mais críticos são: buracão que separa o Jardim do lago com o bairro chácaras Reymar (começou a ser canalizado na 1ª gestão do governo Perugini e atualmente está abandonado pela prefeitura), uma área particular na rua Luis Taionato Ledis (Antiga Caldeiraria Coplan), está tomada por mato e animais peçonhentos e   ao longo das margens do Ribeirão Jacuba. Os moradores aguardam uma posição da Prefeitura.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo