Nossa Cidade

Moradores elogiam construção de PEVs em Hortolândia

PEV do Jardim Auxiliadora
Nos Pontos de Entrega Voluntária em construção pela Prefeitura, a população poderá descartar material reciclável, móveis e entulho

Em breve, os moradores de Hortolândia poderão demonstrar sua consciência ambiental em diversos locais da cidade. Com a construção de cinco PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) nos bairros Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Adelaide, Parque Gabriel, Jd. Interlagos e Jd. Amanda, a Prefeitura contará com a ajuda da população para manter a cidade limpa, através do descarte correto de diferentes materiais em local apropriado.

Os PEVs são locais fechados, com zeladores que, em cada região da cidade, receberão materiais recicláveis (papelão, garrafa PET, isopor, entre outros), volumosos (como sofá, cadeira, colchão), eletrônicos, e até 1m³ de resíduos da construção civil por morador (aproximadamente 26 sacos de ráfia de 50 kg). Após a entrega, o material será encaminhado para local apropriado.

Anuncio


De acordo com a diretora de Meio ambiente, Eliane Nascimento, a expectativa é que, com a implantação dos PEVs, haja uma redução do descarte de resíduos em área irregular, tais como terrenos baldios, praças e áreas públicas. “Em reuniões, vimos que a população já tinha a preocupação com a reciclagem dos resíduos. Com os PEVs, a Prefeitura fornecerá essa opção para o descarte correto”, afirma.

Antônio Joaquim Alves, de 61 anos, mora no Jd. Nossa Senhora de Fátima e trabalha como zelador no Jd. Adelaide, bem próximo à construção do PEV. Para ele, a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária vai ser ótima para a população: “Acho que 99% apoiam. O lixo ao lado do campo de futebol já está diminuindo. O PEV é limpo, vai ter lugar certo para colocar tudo, então vimos que vai ser algo bom. Na época em que começaram a construção, me explicaram o que é o PEV. Se for tudo aquilo mesmo que recebe, como sofá, aparelho de som antigo, entulho, vai ser bom. Algumas pessoas vêm perguntar o que é o PEV, aí a gente explica certinho. A infraestrutura do local é boa e até nossa qualidade de vida vai melhorar muito”, avalia.

A moradora Nely Camilo, do bairro Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, tem a mesma opinião sobre o PEV de seu bairro: “Já sei onde é o local e acredito que vai ser muito bom. Vai beneficiar bastante. Eu mesma já tive que me desfazer de um sofá e não tinha lugar pra colocar”, comenta. Sobre a participação da vizinhança, Nely acredita que todos vão colaborar: “Ninguém quer entulho perto de casa. Muitos terrenos baldios ficam cheios de lixo até depois que o dono limpa. O PEV vai ser importante também pra diminuir a quantidade de ratos, baratas e escorpiões por aqui, porque vai melhorar a limpeza, a saúde do bairro”, completa.

Segundo o engenheiro e Gerente de Obras Civis da Secretaria de Obras, Edson Pipoli, nas duas primeiras unidades construídas, no Jd. Adelaide e Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, só falta a pintura final: “Todos os PEVs terão guarita com banheiro, piso de concreto intertravado e paisagismo”, finaliza.

Os próximos PEVs, já em construção, ficam no Pq. Gabriel e Jd. Interlagos, e o último, com novo local de instalação definido, será no Jd. Amanda.

Cada morador poderá descartar nos PEVs, por mês, até 1m³ de resíduos da construção civil. Já os resíduos volumosos e recicláveis (como sofá, mesa, cadeira, por exemplo), poderão ser descartados em pequenas quantidades, diariamente. No local também poderão ser descartados eletrônicos, pilhas e baterias. A recepção e o controle do material recebido ficarão a cargo de um zelador em cada unidade dos PEVs.
A previsão é que todos os Pontos de Entrega Voluntária sejam entregues até julho deste ano.

Confira o endereço dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária):
Jd N. Senhora Auxiliadora: Rua Antonio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva.
Jd. Adelaide: Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo.
Parque Gabriel: Avenida Joaquim Martarolli.
Jd. Interlagos: Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5).
Jd. Amanda II: Rua Augusto dos Anjos.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo