Nossa Cidade

Moradores reclamam sobre o surgimento de animais peçonhentos

Frequentemente, moradores dos bairros de Hortolândia mantém contato com a equipe do Portal Hortolândia para denunciar e reclamar sobre a precariedade da cidade. As pessoas têm denunciado a presença de diversos animais peçonhentos como cobras e escorpiões.

Os moradores do Jardim Amanda II estão assustados com a invasão de escorpiões dentro de suas residências, na Rua Machado de Assis. Segundo moradores, os escorpiões começaram a aparecer há mais ou menos três semanas. Os moradores do local acreditam que o problema vem de um “lixão” na esquina da Rua Machado de Assis e de um ferro-velho, na rua de baixo.

Anuncio


No dia 31 de dezembro a moradora Dany Santana disse ter encontrado uma cobra, segue o relato: “Acabei de achar uma cobra coral aqui no quintal da minha casa , moro na vila São Pedro em Frente ao matagal tenho 3 crianças, queria muito que a prefeitura tomasse alguma providência porque não foi a primeira fez que agente acha uma filhote de cobra aqui em casa , não só cobra como escorpião também”

Segundo a Prefeitura

Durante o verão, insetos e animais peçonhentos se reproduzem mais do que nas épocas frias do ano. Por isso, é preciso ficar atento com situações que podem por a saúde da família em risco. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, faz um alerta quanto ao acúmulo de materiais como madeiras e tijolos nos quintais, o que pode colaborar para a formação de ninhos de escorpião.

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos. Durante o dia, eles se escondem em locais de difícil visibilidade, longe das residências. O problema surge quando eles saem destes locais para se alimentar de baratas e pequenos insetos que vivem próximo das casas. “Eles podem subir pelas paredes ou entrar por frestas de janelas e portas durante a noite, em busca de insetos. Dentro de casa, ao amanhecer, vão procurar um local para se esconder. Aí surge o perigo, porque eles podem ir para dentro de calçados, armários e guarda roupas”, explicou o veterinário Evandro Alves Cardoso, coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). “Ao manusear estes objetos, ou calçar um sapato, acontece o acidente”, diz Cardoso, mencionando que um escorpião só pica se for tocado por alguém. “Raramente, este animal vai atacar uma pessoa”, relata.

Para prevenir os acidentes, a primeira orientação é evitar locais onde o escorpião possa se esconder ou procriar. Restos de materiais de construção devem ser descartados em local adequado, longe das residenciais. Caso haja necessidade de guardar tijolos, telhas, madeiras e outros artigos, a dica é colocá-los sobre um apoio (um estrado ou um pallet, por exemplo). “O escorpião gosta de lugar sossegado e escondido. Se os tijolos forem guardados sobre um apoio, dificilmente, ele ficará embaixo”, orientou o veterinário. Outra dica é desencostar os materiais da parede, impedindo que, na ocorrência de escorpiões, eles subam pelas paredes. “Essa é uma técnica eficaz porque o escorpião é um animal lento. Se o material estiver no meio do terreno e um escorpião sair do ninho, ele será visto antes de se aproximar de casa”, explica Cardoso.

Caso alguém encontre um escorpião perto de casa, deve acionar imediatamente os técnicos do CCZ. Os agentes irão até o local recolher o animal e vistorias a área, em busca de mais animais da mesma espécie. “É importante que as pessoas saibam que na ocorrência de um escorpião, outros podem aparecer, já que eles procriam rápido. Outra informação útil é que os inseticidas comuns não devem ser aplicados nos escorpiões. Além do veneno não fazer efeito, o animal ficará agitado, podendo resultar em um ataque”, alerta o profissional. Também é importante observar calçados e roupas antes de usá-los.

Já em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento é de urgência e o paciente precisa receber, além do soro antiescorpiônico, uma anestesia no local da picada para amenizar a dor. Crianças menores de cinco anos e idosos devem receber atenção especial, uma vez que a picada do escorpião pode ser fatal. Em Hortolândia, durante 2013, houve o registro de 26 casos de picadas de escorpião, sem nenhum óbito. Neste ano, não houve nenhum acidente envolvendo animal peçonhento. O telefone do CCZ é o (19) 3819-7803.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo