Nossa Cidade
Mosquito da Dengue também circula no inverno

Quem pensa que na época mais fria do ano a população está livre da Dengue se engana. Mesmo no inverno, o mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e de outras doenças circula no ambiente. Por isso, é preciso manter a atenção quanto aos locais que podem servir de criadouro, especialmente logo após períodos de chuva. Neste ano, Hortolândia registra 334 casos positivos de Dengue, além de 886 suspeitas em investigação, entre elas, dois óbitos. A dengue é uma doença grave, que pode causar complicações que levam a morte. A melhor maneira de prevenir novos casos é eliminando o mosquito transmissor. Mas não basta acabar com mosquitos adultos: é preciso também eliminar criadouros.
A Prefeitura faz a parte dela e realiza, semanalmente, mutirões, com apoio da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses). Na ação, agentes de controle de endemias visitam casa a casa levando orientações aos moradores e removendo objetos que podem acumular água, por meio da Operação Cata Bagulho.
Confira algumas das dicas da UVZ: ralos devem ficar protegidos; calhas devem ser observados com frequência; caixas d’água precisam ser vedadas; objetos que acumulam água devem ficar protegidos da chuva e sem água parada; o compartimento de degelo das geladeiras deve ser limpo, periodicamente; brinquedos precisam ficar guardados em local coberto, vasilhas de água dos animais precisam ter a água trocada com frequência.
Ações permanentes
Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.
A Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como arrastões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Previsão de dias chuvosos em Hortolândia

Prepare-se para uma semana com dias chuvosos em Hortolândia. Então, leve o guarda chuvas para onde quer que for, para não ser pego desprevenido.
Na Segunda Feira (18), veremos um aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuvas à tarde e à noite, totalizando 10 mm*. Juntamente com a Terça Feira (19), os termômetros marcarão entre 21° e 32° – a umidade pode chegar a excelentes 86%.
Na Quarta Feira (20) teremos 2 mm a menos de chuvas** se comparado aos dias anteriores, com oscilações durante todos os períodos. A temperatura vai de 20° a 31°.
O sol volta a aparecer entre nuvens na Quinta Feira (21) e os ventos de 10 km/h trarão até 8 mm** de chuvas à tarde e à noite.
Na Sexta Feira (22) e no Sábado (23) chegaremos aos 31° com 4 mm* de chuvas prevista e o máximo de 83% de umidade relativa do ar.
E no Domingo (24), que normalmente estava passando sem precipitações, poderemos ter um total de 7 mm* com 12 km/h de ventos, ou seja, mesmo com esta quantidade de chuvas, a sensação de abafamento estará presente.
*Probabilidade de 90%
**Probabilidade de 80%

Nossa Cidade
Motoqueiro fica ferido após acidente no Vila Inêma

Um motoqueiro ficou ferido após colidir contra um carro, no início da tarde deste sábado(16), no Vila Inêma, região do Jardim Novo Ângulo.
O acidente aconteceu na Avenida Antônio Ferreira Ariel com a rua Manoel João Silva. Vizinhos chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU que foram ágeis e em menos de 10 minutos já atendiam a ocorrência.
A vítima foi levado com ferimentos moderados para o Hospital Municipal Mário Covas.

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 6762 casos confirmados, 6500 curados e 191 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(15) mostra que o município teve 6762 casos confirmados, 6500 curados e 191 óbitos.
Casos confirmados: 14 pacientes internados em UTI’s fora do município; 02 em enfermaria fora do município; 0 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 01 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 43 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 08 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1068 em isolamento domiciliar.
8750 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

-
Brasil3 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos2 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial3 semanas atras
Homem é morto a ‘tijoladas’ na cabeça em Hortolândia
-
Policial3 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região4 dias atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Policial2 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Nossa Cidade6 dias atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Mega da Virada premia mais de 70 apostas de Hortolândia