Nossa Cidade

Mostra de Artes da Cena reúne 150 pessoas no 1° dia

Pelo menos 150 pessoas, entre alunos, pais, responsáveis e arte educadores, prestigiaram a primeira noite de apresentações da MAC (Mostra de Artes da Cena), realizada no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), no Jardim Santa Cândida. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, é gratuito e vai até sexta-feira (03/07).

Os espetáculos, de teatro e dança, são abertos ao público e começam às 19h. Todas as atrações são realizadas por aprendizes dos cursos livres de teatro para iniciantes e também dos cursos de formação cultural em Arte Dramática e Dança. Esta é a primeira vez que eles se apresentam numa mostra artístico-cultural. A meta é que, até o final do ano, um grande espetáculo seja ensaiado com todo o grupo.

Anuncio


Terça teatral

A terça-feira (30/06) foi destinada ao teatro. Durante cerca de uma hora, quatro grupos apresentaram pequenos esquetes. A “Turma de terça à tarde” encenou “Rosalina e Romeu”; a “Cia. Os Vorazes” apresentou “O último espetáculo”; a “Turma de segunda à tarde” mostrou que “Patrícia não vai com as outras!”, enquanto o “Grupo das Sombras” apresentou a peça “Matem este Homem!”.

Nesta quarta-feira (01/07), os espetáculos acontecem na Biblioteca Municipal Luz do Saber, na Rua Graciliano Ramos, 698, no Jardim Amanda. Serão três apresentações: “Vila do limite” (Cia. Ser ou Não Ser), “Irracionais” (Cuia de Pimenta) e “Muito barulho, por nada” (Turma de segunda de manhã). Paralelamente, haverá também uma mostra fotográfica com os bastidores dos ensaios e o dia a dia das formações (Confira programação completa abaixo).

De acordo com o agente cultural, Anderson Zotesso, a MAC serve como vitrine às atividades desenvolvidas desde o início do ano nas oficinas e cursos de formação cultural. “Contaremos com a participação de mais de 100 alunos, que se organizaram em grupos de teatro e vão mostrar esquetes, que são pequenas peças produzidas a partir do conteúdo dos cursos”, disse.

Confira a programação completa da Mostra:

Terça-feira (30/06)

Local: Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia

Rua Vicente Palhão, s/nº |Jardim Santa Cândida

Grupo: Turma de terça à tarde

Peça: Rosalina e Romeu

Sinopse: Antes de conhecer Julieta, Romeu era apaixonado por Rosalina e queria casar-se com ela, mas Teobaldo, primo de Romeu, não quer que o primo se aproxime de Rosalina, pois ela é uma Capuleto. Será que é só esse o motivo ou Teobaldo tem outros segredos pra contar.

Arte-educador: Guina Gori

Grupo: Turma de segunda à tarde

Peça: Patrícia não vai com as outras!

Sinopse: Patrícia é uma garota que está cansada de sua vida. Buscando caminhos tortos, descobre que é melhor ser ela mesma para estar de bem com a vida!

Arte-educador: Guina Gori

Grupo das Sombras

Peça: Matem este Homem!

Sinopse: Esquetes desenvolvidas a partir de improvisações sobre temas e situações propostos pelos aprendizes, que compuseram os personagens e suas histórias e criaram vínculos entre suas criações. Assim surgiu esta trama

tragicômica, que mescla suspense e crítica social.

Arte-educadora: Laura Valadão

Grupo: Cia. Os Vorazes

Peça: O último espetáculo

Sinopse: Espetáculo desenvolvido coletivamente a partir de improvisações sobre temas propostos pelo grupo, que trouxe o desejo de explorar o universo circense. Sonhos, nostalgias, frustrações e traições fazem parte do enredo, que se constroi a partir de encontros musicais.

Arte-educadora: Laura Valadão

Quarta-feira (1º/07)

Local: Biblioteca Municipal Luz do Saber

Rua Graciliano Ramos, 698 | Jardim Amanda

Grupo: Cia. Ser ou Não Ser

Peça: Vila do limite

Sinopse: Situações criadas pelos próprios aprendizes, transformadas aos longo dos encontros e trazidas a um canto de certa vila, onde os personagens têm expostas suas relações, vivenciam problemas pessoais e sociais e sofrem alguns acontecimentos marcantes na vida da comunidade.

Arte-educadora: Laura Valadão

Grupo: Cuia de Pimenta

Peça: Irracionais

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir de improvisações sobre temas e situações propostos pelos próprios aprendizes, que compuseram as personagens e suas história se encontraram vínculos entre suas criações, dando sequência às cenas. Drama e comédia se encontram nesta turbulenta trajetória dos personagens rumo a seu fim, ou recomeço, em meio a absurdos da realidade cotidiana.

Arte-educadora: Laura Valadão

Grupo: Turma de segunda de manhã

Peça: Muito barulho, por nada

Sinopse: Uma família que não se escuta. Uma vizinha com um bebê chorão e uma pessoa muito especial que vai mostrar que a vida vai além da realidade!

Arte-educador: Guina Gori

Quinta-feira (02/07)

Local: Biblioteca Municipal Luz do Saber

Rua Graciliano Ramos, 698 | Jardim Amanda

Grupo: Os Monstros do Teatro

Peça: Um tempo, uma cidade, muitas histórias

Sinopse: As cenas foram criadas a partir de memórias e histórias levantadas pelos aprendizes sobre o bairro e a cidade, e convidam para uma reflexão entre passado, presente e futuros possíveis, entre o que já foi e o que está por vir.

Arte-educadora: Alice Possani

Sexta-feira (03/07)

Local: Biblioteca Municipal Luz do Saber

Rua Graciliano Ramos, 698 | Jardim Amanda

Improvisação em Dança

Sinopse: A apresentação reúne alguns dos jogos e exercícios realizados no curso de Improvisação em Dança. Os aprendizes estruturaram uma demonstração das experiências vivenciadas em sala de aula, partindo da exploração das diferentes qualidades expressivas do movimento e das possibilidades de relação com o outro e com o espaço.

Arte-educadora: Paula D´Ajello

Vivência Corporal

Espaço de breve experimentação e compartilhamento das propostas corporais realizadas na formação cultural em dança. Nesta vivência, o público terá a oportunidade de participar de uma atividade prática com as arte-educadoras da escola.

Ministrantes: Cibele Ribeiro, Mariana Jorge e Paula D´Ajello

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo