Nossa Cidade

Mulheres iniciam aula de costura para geração de renda

Alunas no projeto “Costurando Oportunidade” participaram, nesta sexta-feira (23/08), da primeira aula prática de costura. Promovido pela Prefeitura de Hortolândia, sob iniciativa do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus Hortolândia e em parceria com a AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião), o projeto disponibiliza aulas de costura industrial e atividades socioeducativas para 25 moradoras do Jardim São Sebastião.

O objetivo é ensinar às alunas atividades práticas e teóricas sobre costura, incentivando as participantes ao empreendedorismo.

Anuncio


Segundo o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as participantes são moradoras do bairro, em vulnerabilidade social, indicadas pela Associação de Moradores. Uma delas é a operadora de caixa Maria Cristina Barboza, de 54 anos. “Espero aprender muita coisa neste curso, aprender fazer barra de calça, fazer roupas, uniformes. Quero costurar em casa mesmo, mas ganhar meu dinheirinho”, destacou Maria Cristina.

As aulas teóricas serão coordenadas pela professora Caroline Jango, às segundas-feiras, no campus do Instituto Federal, incluindo palestras socioeducativas, voltadas ao público feminino, sobre saúde, relações familiares, direitos das mulheres e temas afins. Já as aulas práticas acontecem, às sextas-feiras, na sede da AMCRESS, em máquinas cedidas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

O curso é ministrado pelas mesmas profissionais que ensinam costura e moda nas aulas do CQP (Centro de Qualificação Profissional), projeto da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, onde são produzidos os uniformes dos alunos da rede municipal de Hortolândia. Uma novidade é que as alunas que desejarem também aprenderão artesanato, em aulas ministradas, às quintas-feiras, na Associação de Moradores.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo