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Mulheres são mais numerosas e bem qualificadas que os homens, aponta perfil do servidor público de Hortolândia

Prefeitura

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Entre os servidores municipais em atividade, elas são mais numerosas e também mais qualificadas academicamente que os homens no Poder Público de Hortolândia. Os dados fazem parte de um estudo sobre o perfil da servidora pública municipal, divulgado pela EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (08/03).

Os indicadores mostram que, dos 4.790 servidores na ativa, atualmente, 72,9% são do sexo feminino e 27,1% masculino, ou seja, há 3.494 mulheres e 1.296 homens atuando no Executivo Municipal, em março de 2020. Ainda em termos numéricos, elas se destacam, sobretudo, em quatro secretarias: Educação, Ciência e Tecnologia, com 2.086 trabalhadoras, ou seja, 59,7% do efetivo municipal e 87% referente aos servidores da própria pasta; Saúde, com 881 servidoras (70,5% do quadro funcional da secretaria e 25,2% do da Administração Municipal); Inclusão e Desenvolvimento Social, com 88 profissionais (72,7% da mão de obra da equipe e 2,5% em relação à Prefeitura); e, finalmente, Governo, com 81 servidoras (57,9% da pasta e 2,3% do quadro geral de funcionários). Todos os números sobre local de trabalho podem ser consultados abaixo.

Outro dado relevante da pesquisa diz respeito ao chamado nível de escolaridade. Considerado o total de mulheres no poder público municipal (3.494), 79,3% delas conquistaram diploma de nível superior, isto é, têm Ensino Superior Completo, e 12% foram além, cursando pós-graduação, seja especialização, seja mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Já considerando o total de servidores em atividade, o percentual de mulheres com escolaridade superior completa é de 36,% para o de 25,9% de servidores homens.

Entre estas profissionais está a servidora Fernanda de Lourdes de Freitas, psicóloga e pedagoga, lotada na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Ela ingressou na Prefeitura, via concurso público, em fevereiro de 2000 para atuar como professora da Educação Básica na então Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Boa Esperança, hoje rebatizada de Emef José Roque de Moura. Ao longo destes 21 anos de serviço público, Fernanda teve a oportunidade de se aprimorar constantemente, cursando mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Junto à rede municipal de Educação, contribuiu tanto com a formação de estudantes no Ensino Fundamental, em salas de 1º ao 5º ano, quanto com o aprimoramento constante de outros colegas, professores e gestores. Também coordenou projetos inovadores como o “Adolescer” (2005-2008), que tratava da educação sexual de jovens, e o “Conhecer para Aprender” (2008-2018), que promovia visita de professores à casa dos alunos da rede para fortalecer vínculos e aprimorar o ensino-aprendizagem. Hoje, ministra formações para os profissionais da Educação.

Segundo ela, é bastante importante contar com o apoio da Administração Municipal e da Secretaria de Educação para o aprimoramento acadêmico, conhecimento este que se transforma em benefício também para a comunidade atendida pela Prefeitura. “Temos o Estatuto do Servidor, que foi muito importante para a minha formação. Tive apoio para participar de congressos e cursar o doutorado na Unicamp, sem prejuízo salarial. Tive redução da minha carga horária. Isso demonstra um compromisso da Administração com as servidoras e os servidores. Todos os municípios e todas as instâncias deveriam investir na formação dos seus profissionais, pois isso acaba voltando em serviços para o município. A formação cada vez mais qualificada dos profissionais faz com que nós tenhamos acesso aos novos conhecimentos, ao desenvolvimento da ciência e, através disso, possamos trazer para nosso trabalho cotidiano e impactar a vida das pessoas com essa contribuição e atualização, acesso à academia e à pesquisa. Meu compromisso como servidora pública foi sempre ampliar a minha formação para trazer o melhor para a população e para os outros profissionais. Sempre me vi como um canal de socialização do conhecimento”, ressalta Fernanda.

Outra profissional em atividade na Administração Municipal, desde o ano 2000, é a economista formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Eiddy Cristina Assunção Batista, atual diretora do Departamento de Administração, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

“Minha escolha profissional baseou-se nas atividades e na possibilidade de desenvolvimento dentro do ambiente público. Participei de diversos cursos oferecidos pela Prefeitura e fiz outros com o intuito de aperfeiçoamento. Porém, o maior aprendizado foi adquirido através da experiência e do convívio com outros colegas de trabalho. A formação e o aperfeiçoamento, de certa forma, me levam, como servidora pública, a oferecer um serviço de melhor qualidade à população e, também, porque tenho a consciência de que diversas pessoas dependem ou necessitam das atividades que desenvolvo dentro da Administração Pública. Com a chegada do Dia da Mulher, acabamos por refletir sobre os desafios das mulheres no ambiente de trabalho e a conciliação com a vida familiar. Acredito que houve certa evolução quanto à disparidade dos salários e ao número de cargos de chefia ocupados por mulheres, em relação aos homens, nos ambientes corporativos. Porém, devemos nos fortalecer, umas às outras, de modo a conquistar a igualdade de direitos”, afirma Eiddy, que também ingressou via concurso no serviço público municipal.

Mulheres na liderança

Mais que uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher representa uma declaração das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. “As mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho por competência e merecimento. Sua luta contínua ajuda a reformular conceitos e interpretações, auxiliando de forma efetiva a igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho, no lar e na sociedade. É indiscutível a importância da presença feminina nos cargos de decisão do poder público, seja ele de primeiro, segundo ou terceiro escalão. Com a pandemia da COVID-19, as mulheres demostraram suas habilidades, conhecimentos e redes para liderar efetivamente os esforços de resposta frente ao Coronavírus”, enfatizou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

“Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes e fazem contribuições insubstituíveis em decisões, na política, na ciência e no seio familiar. Parabéns a todas as mulheres que de forma brilhante mostram sempre seu melhor mesmo em momentos delicados e incertos como o que estamos vivendo!”, complementou a secretária Ieda.

O estudo completo sobre o perfil do servidor público de Hortolândia será publicado no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



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Shopping Hortolândia reabre amanhã (18), confira os horários

Portal Hortolândia

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A partir de amanhã, domingo, 18/04, Shopping Hortolândia reabre com muito cuidado e carinho.

Confira o horário de funcionamento:

✔Lojas e quiosques: todos os dias, das 11h às 19h.
✔Praça de alimentação: fechada, sendo permitida apenas a comercialização por meio de delivery ou takeaway (retirada para consumo fora das dependências do Shopping). E a partir do dia 24/04, aberta com 25% da sua capacidade.

✔ Drive-thru (carros) / Retirada (takeaway): todos os dias, das 11h às 19h.
✔ Delivery – lojas: todos os dias, das 11h às 19h. Alimentação: todos os dias, das 11h às 22h.⠀

✔Tenda atacado: de segunda a sábado, das 6h às 20h. Domingos e feriados, das 8h às 18h.
✔Lotérica: de segunda a sábado, das 9h às 18h.

✔Bild Diagnósticos: de segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábado, das 8h às 18h.
✔Laboratório Rebouças: de segunda a sexta, das 7h às 17h. Sábado, das 7h às 13h.

Contato
Tel.: (19) 3116-1000
Atendimento: Segunda a Sexta: 10h – 18h

Endereço
Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro
CEP: 13184-494 – Hortolândia – SP.



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Drive-Thru Solidário no Shopping Hortolândia acontece no próximo domingo (25)

Portal Hortolândia

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O The Box é uma campanha social que visa ajudar crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Iniciado em 2020, o projeto já beneficiou diversas crianças, sendo a maioria ligadas a ONGs. As principais ONGs que o projeto atende são o Núcleo Vinde a Mim e a Casa da Criança Feliz, ambas de Hortolândia.

Diante de um cenário pandêmico onde muitas famílias tem sua renda afetada e muitas outras tiveram forte agravamento de fome, o The Box tem a missão de arrecadar alimentos não perecíveis para doar para crianças e suas famílias.

O Shopping Hortolândia, apoia esta ação social. E realizará um evento chamado DRIVE THRU SOLIDÁRIO. O shopping será o ponto de arrecadação em modelo drive-thru, que será realizado no dia 25/04, das 08h00 as 15h00. As doações podem ser feitas sem sair do carro, sendo deixadas na entrada principal do Shopping. (ao lado da CeA).



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Fase de Transição permite atendimento presencial em comércios

Prefeitura

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Hortolândia entra, neste domingo (18/04), na Fase de Transição para retomada gradativa da economia, conforme as orientações do Governo do Estado, no plano São Paulo de Retomada Consciente. Comércios não essenciais podem atender de forma presencial, das 11h às 19h, desde que respeitadas as normas sanitárias e com limite de público de 25% da capacidade de clientes no interior de cada estabelecimento. A Fase de Transição prevê, ainda a reabertura de serviços a partir do dia 24, como salões de beleza, barbearias, atividades culturais, parques e academias, por exemplo.

 

As medidas anunciadas para todo o Estado, nesta sexta-feira (16/04), foram oficializadas no município pelo decreto 4.780, disponível para consulta no Diário Oficial pelo link https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1185 .

 

De acordo com as novas orientações, a partir de domingo, templos religiosos poderão retomar a realização de celebrações presenciais, com protocolos de higiene e distanciamento social. Também continua válido o lockdown noturno, com toque de recolher das 20h às 5h.

 

A partir do dia 24, estão autorizados a funcionar estabelecimentos de serviços, como restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques e academias, por exemplo. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

 

Estabelecimentos que descumprirem as determinações estão sujeitos a multa com base no artigo 112 da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



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