Nossa Cidade

Mutirão contra Dengue acontece no Jd. Nova Europa e área do Pesqueiro Furlan

Ação acontece no sábado, das 8h às 17h, no Jd. Nova Europa e, no domingo, das 8h às 12h, na região do Pesqueiro Furlan

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste final de semana mais um Mutirão contra a Dengue. No sábado (16/05), das 8h às 17h, a ação acontece no Jd. Nova Europa. Já no domingo (17/05), o mutirão ocorre na região do Pesqueiro Furlan, das 8h às 12h.

Anuncio


Durante a iniciativa, agentes de saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vistoriam as casas a procura de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e da febre Chikungunya. Além de eliminar os focos do inseto, o objetivo das equipes é orientar os moradores sobre a prevenção e os riscos das doenças.

Para auxiliar no combate à Dengue, durante os mutirões, caminhões da operação “Cata-Bagulho”, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos, também passarão nas casas recolhendo materiais que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti. Nestes caminhões, a população pode descartar gratuitamente apenas objetos que acumulam água, tais como pneus, caixas de isopor, baldes, garrafas e latas.

Caso o morador não esteja em casa durante o mutirão, as equipes deixam no imóvel um bilhete. No aviso, consta o telefone do CCZ, para que a população informe quando estará disponível para receber os agentes de saúde em vistoria contra Dengue. Após a visita às casas é feita uma terceira tentativa de vistoria, por meio da equipe da Vigilância Sanitária.

Semana contra a Dengue

Esta sexta-feira (15/05) é o último dia da Semana de Mobilização contra a Dengue. A última ação da iniciativa é o mutirão contra a Dengue, que acontece no Jd. Novo Ângulo, até às 17h.

Durante o mutirão, cerca de 100 profissionais, entre agentes de saúde do CCZ e USFs (Unidades de Saúde da Família), vistoriam as casas com o objetivo de buscar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Além disso, as equipes orientam os moradores sobre a prevenção e os ricos da doença.

Desde a última segunda-feira (11/05), a Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue conta com ações especiais, além do mutirão no Jd. Novo Ângulo. Pacientes que aguardavam nas salas de espera de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs de Hortolândia receberam informativos sobre a doença, além de assistir a palestras e vídeos sobre o tema, nas próprias unidades.

O objetivo da Semana de Mobilização contra a Dengue é reforçar a importância do combate à Dengue mesmo com dias de temperatura mais baixa.

Denúncias

Para denunciar locais com objetos que contenham água acumulada e focos do mosquito da Dengue, o morador deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3897-3312. A identificação do informante será mantida sob sigilo.

Neste ano, foram registradas 6.547 notificações e 1.043 casos positivos de Dengue em Hortolândia.

SERVIÇO:

O quê: Mutirão contra a Dengue

Quando e onde:

Sábado (16/05), das 8h às 17h, no Jd. Nova Europa

Domingo (17/05), das 8h às 12h, na região do Pesqueiro Furlan

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo