Nossa Cidade

Mutirão de combate à Dengue chega no Terras de Sto. Antônio e Adelaide

As equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) da Prefeitura de Hortolândia estão nos bairros Jd. Terras de Santo Antônio e Jd. Adelaide, com a ação de rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika.

A ação de rotina vai até sexta-feira (13/09), com visita casa a casa e orientação aos moradores sobre como eliminar criadouros. Além disso, a equipe também atua no Jd. Amanda, nesta terça-feira (10/09), para busca ativa de criadouros. Neste caso, a ação é motivada pelo aparecimento de casos positivos no bairro. Hortolândia registra 1.233 casos positivos de Dengue, entre eles, dois óbitos.

Anuncio


Outra ação de rotina, realizada pela Prefeitura aos finais de semana, são os mutirões regionais. A atividade é feita aos sábados para atingir um maior número de moradores. Neste mês de setembro, no entanto, os mutirões estão suspensos por causa da Vacinação Antirrábica, que acontece aos sábados.

Entre as dicas da UVZ para evitar criadouros do Aedes aegypti estão: proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de degelo das geladeiras; guardar brinquedos em local coberto; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações. 

Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa.

Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

A Prefeitura também criou, em setembro do ano passado, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo