Nossa Cidade

Mutirão de mamografia oferece exame a 201 mulheres

Prefeitura realizou Dia Rosa, no sábado (18/10), com data dedicada à prevenção ao câncer de mama

mamografia-cancer-mama-outubro-rosa

Anuncio


A mobilização da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, teve seu ponto alto neste sábado (18/10). A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de mamografia, com oferta gratuita do exame para mulheres com mais de 50 anos. No Dia Rosa, 63 exames foram realizados e outros 138 receberam agendamento para os próximos dias. Com isso, 201 mulheres foram beneficiadas com a ação.

Os exames foram feitos no Cesm (Centro de Especialidades em Saúde da Mulher), unidade de referência para realização de mamografias em Hortolândia. O local conta com um mamógrafo digital, que garante mais rapidez e conforto durante a realização do exame.

Durante o Dia Rosa, um médico especialista também esteve de plantão durante o mutirão para emitir laudos dos exames. A maioria das pacientes recebeu o resultado da análise na mesma data. As que optaram por retirar o laudo em outra data receberam protocolo do exame. Caso algum exame dê alterado, a paciente será encaminhada para consulta com especialista na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

“Já fiz mamografia em outras ocasiões, inclusive aqui no Cesm. O atendimento sempre é muito bom, mas hoje foi melhor ainda. É um beneficio muito grande poder realizar o exame num sábado, sem a correria de um dia de semana. Quem veio aproveitar o mutirão não precisou faltar a serviço”, disse a cuidadora de crianças, Sílvia Alves Mudo, de 57 anos.

A dona de casa Iraci Viana dos Santos, de 66 anos, participou do mutirão para colocar em dia seu exame. “Tenho convênio médico e, a cada dois anos, faço a mamografia. Mas tenho sempre que ir até a clínica no horário que eles oferecem, durante a semana. Além disso, preciso esperar ter vaga para o exame. Esse mutirão facilitou muito porque, além de ser num sábado, não precisou de agendamento”, comentou Iraci.

Outra paciente que fez a mamografia no Dia Rosa foi a dona de casa Maria José Delben Lopes, de 57 anos. Ela foi uma das primeiras atendidas e, ainda no início da manhã, recebeu seu laudo. “Fazer o exame aqui foi muito mais rápido. É bem mais tranquilo fazer a mamografia e ter o laudo na mesma hora”, avaliou a dona de casa.

Na segunda-feira (20/10), mulheres que agendaram o exame no Dia Rosa começaram a ser atendidas. Uma delas foi a dona de casa Maria da Glória Barboza Lima Martins da Silva, de 55 anos. “É a primeira vez que eu faço a mamografia. Sempre adiei porque pensava que era um exame dolorido, mas não foi. Daqui a dois anos, com certeza, vou repetir a mamografia”, afirmou. Todas as mulheres que tiveram o exame agendado serão atendidas até o final deste mês.

AVALIAÇÃO

A coordenadora do Cesm, Kátia Maria Vasques Maia, considerou positiva a ação do Dia Rosa, principalmente por incentivar muitas mulheres a realizarem, pela primeira vez, a mamografia. “Metade das mulheres que participaram da programação nunca tinha feito o exame de rastreamento do câncer de mama. A adesão foi muito boa e conseguimos mobilizar muitas pessoas na prevenção da doença”, enfatizou Kátia.

A Prefeitura realiza, por mês, cerca de 500 mamografias. Não há fila de espera para o exame. “A oferta de mamografias sem fila de espera é um avanço em política de saúde para mulheres em Hortolândia. Otimizamos nosso atendimento e garantimos, por meio de um equipamento digital, um exame mais rápido e confortável para nossas munícipes”, destacou a secretária de Saúde, Paula Nista.

Como agendar o exame:

Quem já completou 50 anos deve fazer o exame a cada dois anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Já as pacientes com menos de 50 anos podem fazer a mamografia por orientação médica em casos que o profissional julgue necessário. A oferta do exame sem encaminhamento e agendamento aconteceu com exclusividade no Dia Rosa. Como rotina, pacientes de qualquer idade precisam do encaminhamento médico para realizar o agendamento.

Para isso, a mulher deve realizar acompanhamento anual com ginecologista, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família). O profissional dará o encaminhamento no período certo para o exame. O pedido deve ser apresentado na Central de Agendamentos de Exames de Ultrassom e Mamografia, localizada na avenida São Francisco de Assis, s/n, na Vila Real (prédio onde funcionava o Centro de Saúde da Vila Real). Em uma semana, no máximo, a paciente é atendida no Cesm, onde realiza a mamografia.

A imagem diagnóstica é analisada por um especialista e o laudo é emitido em até 10 dias. Casos suspeitos de câncer de mama são imediatamente encaminhados para atendimento na Unicamp.

Outubro Rosa

Além do mutirão de mamografia, a Prefeitura de Hortolândia realiza uma série de ações pela campanha Outubro Rosa. Nesta semana, unidades de saúde recebem palestras com o tema “13 dúvidas sobre o câncer de mama”. No dia 1 de novembro, um sábado, a programação se encerra com uma caminhada. O ponto de partida será no Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, no Jardim Santa Amélia, onde as pessoas, vestidas com as cores rosa e branco, seguem em direção ao Parque Chico Mendes, na Região Central. No local de chegada, haverá uma aula de lian gong.

Durante o período da campanha Outubro Rosa, a população também poderá conferir a decoração especial do Palácio Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro; do Setor de Eventos A Poderosa, no Jardim Rosolen; e do Hospital Municipal e Maternidade, no Jardim Mirante. Os prédio receberam iluminação rosa, tornando os locais ponto de parada para fotos, que têm sido compartilhadas nas redes sociais.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo