Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Mutirões ambientais marcam final de semana em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

 

Publicidade

A Prefeitura de Hortolândia realizou mutirões de conscientização ambiental neste final de semana. Na manhã do sábado (04/05), servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável plantaram mudas de árvores nas calçadas do bairro Terras de Santo Antonio, na região do Jd. Rosolen. No domingo (05/05), agentes ambientais ficaram “de campana”, aguardando eventuais ações de descarte irregular em 10 “pontos viciados” existentes na cidade. Em ambos os casos, as ações visaram sensibilizar a comunidade para a convivência harmônica com o ambiente, a fim de melhorar a qualidade de vida e preservar os recursos naturais.

A partir da praça da Rua Antônio Gazzeta (antiga Rua 1), próxima à Emei (Escola de Educação Infantil) Miguel Camilo, agentes ambientais e funcionários do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos” percorreram as ruas próximas, conversando com os moradores sobre a importância da arborização urbana. Ao final da ação, em razão do tempo de preparo das calçadas, que precisaram ser quebradas, foram plantadas cerca de 30 novas mudas de árvores e não as 54 previstas. Dentre as mudas selecionadas, algumas são de espécies incompatíveis com a fiação elétrica, por serem mais altas, como os ipês brancos e amarelos, as quaresmeiras rosas e roxas e os oitis. Outras, como resedás, calistemos e grevíleas anãs, podem ser plantadas sob a rede da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). 

Segundo o técnico em agropecuária, Toni Cláudio Andrade Sousa, responsável pelo Viveiro Municipal, durante a ação, a equipe foi procurada por cerca de 15 moradores interessados em ter uma árvore plantada na calçada de casa. Luiza Araújo, diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, explica que a medida visa ampliar o índice de arborização urbana de Hortolândia, a fim de cumprir a meta traçada pelo prefeito Angelo Perugini, de plantar 100 mil novas mudas de árvores até 2020. Dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mostram que, de 2017 até agora, o município já ganhou cerca de 60 mil novas mudas.

Fiscalização instrutiva

Domingo, por sua vez, foi dia de alertar para os riscos do descarte irregular de material de construção, móveis velhos, objetos inservíveis e outros resíduos recicláveis. A fim de flagrar irregularidades, 20 agentes ambientais da Prefeitura ficaram próximos a dez “pontos viciados”, onde sempre se verificam descartes irregulares em feriados e finais de semana. Durante a ação, houve cinco flagrantes de descarte indevido e abordagem de 280 pessoas para conscientização. Ninguém foi multado na ação.

Segundo o gerente de fiscalização ambiental, José Apóstolo, o objetivo do mutirão de fiscalização, além de coibir descartes irregulares, foi conscientizar a comunidade quanto à existência de equipamentos gratuitos para coleta seletiva e a importância do papel de todos para evitar queimadas, corte irregular de árvores e a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. “Foi ótimo. Embora todas as pessoas flagradas tenham alegado desconhecimento, foi muito produtivo em termos de conscientização. Confirmamos que o problema do descarte irregular é de educação”, afirmou Apóstolo.

O descarte irregular de resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 170 a R$ 34.000, o correspondente a 50 UFMH e 10.000 UFHM. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do programa Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que atende pelo número 99976.1840. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira os “pontos viciados” contemplados no mutirão de fiscalização:

1. Jd. Nova América, na divisa com o Parque Peron

2. Jd. Amanda, na Rua Hermes da Fonseca, próximo às lagoas do bairro

3. Estrada do Furlan, na baixada que leva ao Jd. Nova Europa

4. Estrada do São Sebastião que leva ao Jd. São Bento

5. Jd. Primavera, Rua Mato Grosso, em baixo da rede elétrica, quase na divisa com Sumaré

6. Jd. Boa Esperança, Rua das Cegonhas

7. Nova Hortolândia, Rua Valdomiro Carlos da Silva, em frente a EE (Escola estadual) Profa. Raquel Sales Melhado

8. Jd. de Mônaco, no fundo dos condomínios

9. Jd. Amanda, ponto da Rua 75, na estradinha que liga à Taquara Branca

10. Jd. Nova América, Rua Lorena esquina com a Rua São João del Rey 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta terca-feira(24) mostra que o município teve 4974 casos confirmados, 4764 curados e 163 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 04 pacientes internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 0 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 40 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 09 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 354 em isolamento domiciliar.

6370 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia participa do lançamento online do Plano Regional de Turismo da Região Bem Viver, nesta quarta-feira (25/11)

Prefeitura

Publicado

em

Para incrementar o potencial turístico do município, a Prefeitura de Hortolândia participa do lançamento do Plano Regional de Turismo da RT (Região Turística) Bem Viver. O evento acontece, nesta quarta-feira (25/11), às 10h, por meio da plataforma Teams. O lançamento será online em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. O evento é aberto para o público. Para participar, basta clicar no convite virtual abaixo, disponível para download. Além de Hortolândia, o lançamento contará com a participação de representantes das prefeituras dos outros municípios que integram a região: Americana, Campinas, Elias Fausto, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Publicidade

A RT Bem Viver está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, instituído em 2013 pelo governo federal. De acordo com informações no site do Ministério do Turismo, a última edição do mapa foi divulgada em 2019. O gerente de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Humberto Cesar Martins, explica que o município pleiteia sua reinserção no mapa por meio do Plano Diretor de Turismo, que deve ser apresentado ainda este ano para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criado no início deste ano antes da pandemia, e para a própria Administração Municipal.

De acordo com o gerente Humberto Cesar Martins, o plano regional foi elaborado ao longo dos últimos dois anos por um grupo de trabalho formado por representantes de cada cidade participante. “Foi um trabalho árduo de pesquisa, levantamento de potenciais e equipamentos turísticos e modelos de gestão turística. Enfim, reunimos tudo o que dizia respeito aos atrativos turísticos do município. Com o plano, estabelecemos novos roteiros turísticos na cidade”, explica Martins. Por meio do plano regional, o município busca fortalecer sua vocação nas categorias de turismo de negócios, cultural e esportivo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Novo Viveiro Municipal inicia doação de mudas de árvores para população

Prefeitura

Publicado

em

As árvores são o principal patrimônio natural de uma cidade. Elas têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente. Produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo. E, além disso, embelezam a paisagem. É por todos estes motivos que a Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (24/11), a doação de mudas de árvores para a população. A doação é realizada no novo viveiro que fica no Parque Socioambiental Novo Ângulo, a ser inaugurado em breve pela Prefeitura. O parque está localizado entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena. A doação das mudas acontece às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Publicidade

O atendimento é feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cada morador pode retirar no local uma única muda de árvore. Junto com a muda, é entregue um saco de 5 quilos de compostagem para fazer o plantio. Os agentes ainda orientam os moradores sobre como fazer o plantio correto. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são doadas mudas de árvores cujo plantio é adequado para calçadas, tais como reseda, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo e ipê-branco. Há também mudas de espécies frutíferas, como pitangueira e araçá. 

“Precisamos ampliar o plantio de árvores em calçadas na cidade. Por meio da doação, queremos incentivar o munícipe a realizar o plantio de forma adequada, proporcionando sombra, proteção do solo, qualidade do ar, atração da fauna, refletindo diretamente no embelezamento paisagístico dos bairros e melhor qualidade de vida”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

QUINTAIS

Quem quiser mais de uma muda para plantar nos quintais, pode procurar a outra unidade do Viveiro Municipal, localizado na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. Há um limite para  quantidade de espécies doadas. O atendimento é de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h. Para mais informações, o telefone do Viveiro Municipal é (19) 3897-2926.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares