Nossa Cidade
“Na Lona 2015” atrai 7 mil pessoas

Entre os dias 12 e 22 deste mês, Mostra de Teatro ofereceu espetáculos gratuitos para crianças e adultos
Após dez dias de espetáculos de qualidade, oferecidos gratuitamente à população, a “4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia” sai de cena, mas deixa um saldo positivo de público. Neste ano, cerca de 7 mil pessoas compareceram aos espetáculos, que aconteceram entre os dias 12 e 22 deste mês.
No último sábado (22/08), durante a atração final da “Na Lona 2015”, mais de 180 pessoas assistiram à peça internacional “Mucho más que circo” (“Muito mais que circo”), da Compañia Simpañia, da Argentina. A Mostra é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio.
Para o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, o desafio deste ano foi atrair público para os espetáculos adultos e de rua. “Conseguimos cumprir esta missão, tendo público garantido em todos os espetáculos”, afirma.
“A 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia foi um sucesso. A parceria com o Centro Cultural Casa de Joana e a Cia de Teatro São Genésio foi novamente vitoriosa. A Mostra ‘Na Lona’ tem tido voos cada vez mais altos e a nossa expectativa é que, daqui a alguns anos, possamos conferir o status de mostra internacional de teatro”, afirma o secretário.
De acordo com ele, a Mostra coloca Hortolândia no circuito teatral do País e destaca a cidade como promotora de cultura na região. “O público compareceu aos espetáculos, interagiu com os artistas e pôde conferir a qualidade, o profissionalismo do festival e a diversidade de linguagens apresentadas durante os dez dias do evento. Além de enriquecer a cultura da cidade, a mostra proporciona à população hortolandense o acesso à arte. Isto deve ser reconhecido e comemorado: a oportunidade de proporcionar aos munícipes, a possibilidade de aumentar seu repertório cultural”, completa o secretário Francisco Raimundo da Silva.
“A receptividade por parte do público foi muito grande e nosso nível de satisfação também”, avalia o diretor do Centro Cultural Casa de Joana e produtor da Cia. São Genésio, Juraci Moreira.
Participantes aprovam
“É uma alegria e um orgulho participar do festival. É uma iniciativa importante para a formação de público, levar arte e cultura para a comunidade que mais precisa”, ressalta o ator Daniel Neves, da Cia dos Pés, uma das 21 premiadas neste ano.
“É muito bom, divertido!”, diz a dona de casa Marisa de Moura Souza, de 35 anos, sobre o espetáculo infantil “Expresso Caracol”, encenado pela Cia. dos Pés na terça-feira, dia 18, para alunos da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda. “É muito boa a iniciativa, porque aqui muitos não têm acesso à cultura”, destaca a mãe do estudante do 2º ano da unidade, José Henrique.
“Velhos amigos foi o primeiro espetáculo que vi na ‘Mostra Na Lona’. Gostei da interação com o pessoal”, afirma Thaís Caroline Damasceno, de 21 anos, moradora do Parque Gabriel, que acompanhou a apresentação do Grupo Bolinho, na Feira do Jd. Santa Clara do Lago I, na quarta-feira, dia 19. “Acho importante ter uma mostra como essa, porque as pessoas sempre reclamam que a cidade não tem muita coisa, mas tem sim”, completa.
Prêmio Teatro
Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00, pagos pela Prefeitura.

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.
Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.
9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias.
Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.
Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.
Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.
O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região7 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo
-
Nossa Cidade4 dias atras
Última semana de inscrições para cursos técnicos gratuito. Hortolândia tem 100 vagas