Nossa Cidade

“Na Lona 2015” traz “Os Profiçççionais” para divertir público adulto

Quem tem 16 anos ou mais não pode perder o espetáculo “Gambiarra’”, que entra em cena nesta quinta-feira (13/08). A peça faz parte da 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio. O espetáculo tem apresentação gratuita às 20h, no Teatro Casa de Joana, localizado na Av. São Francisco de Assis, s/nº, na Vila Real Continuação, anexo ao Supermercado Pague Menos.

Em “Gambiarra”, o grupo “Trupe de Circo e Teatro ‘Os Profiçççionais’”, de Ribeirão Preto/SP, aborda uma disputa por emprego diferente, recheada de bom humor: uma vaga para Palhaço. Embora tenham ensaiado seus números, os candidatos não se prepararam para este reencontro. Uma última vaga coloca em risco a amizade amarelada pelo tempo, mas não a piada que mora na boca do palhaço. De maneira bem-humorada, contrapondo com uma densa dramaturgia, os palhaços Manteguinha, Ching Ling e Tiba criam uma atmosfera decadente e reflexiva em uma realidade onde se encontram velhos e desesperados artistas disputando uma entrevista de emprego. O espetáculo tem duração de uma hora.

Anuncio


A peça tem como objetivo discutir as condições do palhaço na contemporaneidade e também do artista em geral. Além disso, a obra visa aprofundar o debate sobre a linguagem de circo-teatro.

Para conferir “Gambiarra”, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência ao horário da apresentação. A capacidade de público do Teatro Casa de Joana é de 190 pessoas. A classificação indicativa da peça é de 16 anos.

O grupo

Criada em 2008, a “Trupe de Circo e Teatro ‘Os Profiçççionais’” é composta por três artistas que se dedicam à preservação da arte circense por meio de oficinas, pesquisa e apresentações com ênfase na figura do palhaço. Os atores João Marcílio, Rafael Rodrigues e André Santos representam, respectivamente, os palhaços Tiba, Ching Ling e Manteguinha.

O objetivo do grupo é perpetuar a cultura do circo tradicional dentro do contexto contemporâneo do “circo-teatro”, além de democratizar e difundir a linguagem artística por meio de ações itinerantes. A equipe já participou de editais do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Sesc (Serviço Social do Comércio) e também marcou presença em festivais e programas de televisão.

Teatro infantil

Esta quinta-feira (13/08) também é dia de teatro para crianças, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli. Os alunos da unidade vão assistir a peça “Que bicho é esse???”, do grupo “Pasárgada”, que integra a programação infantil da mostra “Na Lona 2015”.

“Que bicho é esse???” conta a história de uma princesa, um bicho esquisito, um rei e muitos pretendentes. O desafio está lançado: quem conseguir desvendar um mistério se casará com a princesa. Só resta uma dúvida: será que a princesa quer se casar? A aventura, contada por duas faxineiras do teatro, Zezé e Doroteia, tem canções, narrativa, dramatização e manipulação de bonecos.

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Trupe de Circo e Teatro ‘Os Profiçççionais’”

Classificação: 16 anos

Quando: quinta-feira (13/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo