Nossa Cidade

“Na Lona” traz “Velhos Amigos” e “A Alma boa de Setsuan” nesta quarta-feira (19)

Espetáculo“Velhos Amigos” tem apresentação gratuita, às 10h, na feira do Jd. Santa Clara do Lago I; “A Alma boa de Setsuan” entra em cena às 20h, no Teatro Casa de Joana

Memórias de velhos entrevistados expostas em uma rádio, onde o público é convidado a participar de uma brincadeira de paquera, que divide homens e mulheres. A procura de quatro misteriosos deuses por uma boa alma em uma cidade chinesa. Estes são os enredos de “Velhos Amigos” e “A alma boa de Setsuan”, espetáculos da 4ª Mostra Nacional de Teatro em Hortolândia, que entram em cena nesta quarta-feira (19/08).

Anuncio


Aberto ao público, o espetáculo de rua “Velhos Amigos” tem apresentação gratuita às 10h, na feira do Jd. Santa Clara do Lago, localizada na Rua Ida Amádio, altura do nº 179.À noite, tem mais teatro gratuito: às 20h, a peça “A alma boa de Setsuan”, com classificação indicativa de 10 anos, marca sua presença no palco do Teatro Casa de Joana. O espaço fica na Av. São Francisco de Assis, s/nº, na Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos).

A 4ª Mostra Nacional de Teatro em Hortolândia “Na Lona” é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio.

Baile, Paquera e lembranças na Terceira Idade

No espetáculo “Velhos Amigos”, produzido pelo “Grupo Bolinho”, entram em cenas as memórias de três idosos: Celina, Geraldo e William. Enquanto trocam experiências e projeções sobre a velhice na Rádio Guaraná com Rolha, os personagens se preparam para um grande baile. Ao mesmo tempo, o público é convidado a entrar em uma brincadeira de prática da paquera (footing), que divide homens e mulheres, na qual questões sobre a velhice são discutidas. Levando o teatro a praças, largos e parques, o espetáculo já fez parte do Festival de Curitiba em 2014 e realizou apresentações em parceria com o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. A peça tem duração de 90 minutos e é livre para todas as idades.

Criado na capital paulista, o “Grupo Bolinho” tem como foco a linguagem teatral e a inserção de outros elementos artísticos em suas encenações, como a música e as artes visuais. A companhia executa seus espetáculos em espaços não convencionais, com o objetivo de intervir na rotina da cidade de forma artística, possibilitando experiências aos espectadores, e por meio delas, descobrir possibilidades dramatúrgicas a partir do encontro entre o ator e o público.

Procura-se: uma alma boa no oriente

Em “A alma boa de Setsuan”, quatro misteriosos deuses chegam à antiga capital de Setsuan, na China, em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa”. A encontram: a prostituta Chen Te. Mas será que ela permanecerá boa por muito tempo? Com referências orientais, a peça procura apresentar a desintegração de Setsuan, “onde quem é bom não pode ter vida sã”. O espetáculo já participou da Mostra To Brecht or Not To Brecht, do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), do XV FEIA (Festival do Instituto de Artes da Unicamp), e do XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). A peça é indicada para maiores de 10 anos e tem duração de 110 minutos.

A “Cia. Histriônica de Teatro”, de Vinhedo, é formada por 25 atores e recebe a participação especial de 8 músicos convidados. A equipe já teve presença no Festival ArteUniverCidade – Memorial da America Latina; no 23º Fringe (Festival de Teatro de Curitiba); no FICA (Festival Itajubense de Cultura e Artes) e em duas edições seguidas do FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). Além disso, já se apresentou em Portugal.

Na Lona 2015

A mostra “Na Lona 2015” acontece entre os dias 12 e 22 de agosto, levando 21 apresentações teatrais gratuitas a toda a cidade. Distribuídas nas categorias Adulto, Infantil Palco, Infantil Espaços Alternativos e Rua, as peças entram em cena em escolas e espaços públicos da cidade, e no Teatro Casa de Joana (confira abaixo o anexo com a lista completa da programação).

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

O Quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Velhos Amigos”

Quando: quarta-feira (19/08), às 10h

Onde: Feira do Jd. Santa Clara do Lago I – Rua Ida Amádio, altura do nº 179.

O Quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “A alma boa de Setsuan”

Quando: quarta-feira (19/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo