Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Natal Sustentável terá oficina do Seo Jaca, o jacaré contador de histórias

Prefeitura

Publicado

em

A programação oficial do 3º Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura, permitirá a crianças e jovens o reencontro com uma figura que cativou o público do 9º Hortolendo: o jacaré contador das histórias do Ribeirão Jacuba e de Hortolândia. “Seo Jaca” será uma das atrações no palco principal dos festejos, no novo barracão de madeira próximo ao Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmim Geovana Santos Bonfim”. A abertura da festa é nesta sexta-feira (13/12), a partir das 19h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, com a chegada do Papai Noel e atividades culturais.  

Logo após a fala das autoridades, haverá contação de histórias sobre “As Aventuras natalinas de Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”, baseada em livro homônimo da jornalista e escritora Carolina Montone e ilustrado pelo cartunista Fábio J. Santos, lançado na festa literária da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019. A contação será feita pelo ator e artista plástico Rodolfo Berini, que dá vida a “Seo Jaca”, no palco principal, e terá cerca de 30 minutos. Depois, Berini coordenará a oficina de brinquedos “Natal com meu amigo animal”. A ideia é que cada criança faça seu próprio mascote sustentável do “Seo Jaca”, a partir de materiais recicláveis como garrafas plásticas. A oficina terá duração aproximada de 1h30 e é aberta aos visitantes. É obrigatória a permanência de um adulto durante a atividade lúdica e educativa.  

As atividades fazem parte das ações de educação ambiental vinculadas ao PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), da Prefeitura, com o apoio do FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia) e do Banco Internacional CAF (Corporação Andina de Fomento). Segundo Carolina Montone, “o livro, assim como a respectiva contação, fazem referências à história de Hortolândia, ao mesmo tempo em que inserem temas importantes para o fomento de consciência ambiental, como reciclagem, mobilidade urbana sustentável e valorização das ciclovias, preservação dos recursos hídricos locais, assim como da flora, importância da leitura para formação de futuras gerações adultas com responsabilidade ambiental, entre outros”.

Neste ano, a programação do Natal Sustentável vai até 22 de dezembro. Durante o período de festejos, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, abrirá das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h. Os visitantes poderão rever espaços já conhecidos, como a “Vila de Noel”, a “Fábrica de Brinquedos”, o espaço “Leitura de Noel”, o “Cantinho do Presépio” e a “Árvore de Natal Reciclável”. Há também novidades – quatro atrações permanentes: a “Casa de Barro Sustentável”, a “Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais.

Assim como nas edições anteriores, haverá praça de alimentação. Em 2018, o Natal Sustentável levou mais de 30 mil de pessoas ao espaço. 

SERVIÇO:

3º Natal Sustentável, da Prefeitura de Hortolândia

Data: de 13 a 22/12/2019

Hora: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Começa nova fase da reforma do Hospital Municipal de Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Adolescente de 13 anos cai do décimo andar em Hortolândia 

Avatar

Publicado

em

Uma adolescente de 13 anos caiu do décimo andar de um prédio na noite desta quinta-feira (13), na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, no Jardim das Colinas, em Hortolândia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, ao chegar no condomínio o médico constatou o óbito da garota no local. 

A Polícia Militar preservou o local dos fatos até a chegada dos agentes do Instituto de Criminalística, onde foi realizado a perícia técnica e em seguida o corpo foi encaminhado ao IML de Americana. 

O caso foi registrado no Plantão Policial do Parque dos Pinheiros, onde será investigado  pela polícia civil. 

Leia Também: Condutor de Hortolândia morre após acidente no pedágio em Leme

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu claro, e a temperatura máxima prevista é de 32ºC e minima de 20 ºC.

Já no fim de semana, sábado (15), a condição é de céu parcialmente nublado a nublado, e temperaturas entre 20 e 30ºC. A tendência para o domingo (16) é de um aumento na cobertura de nuvens baixas, com aspecto mais escuro, e há chances de chuva entre a tarde e a noite.

De acordo com o Cepagri, os indicativos para a próxima semana são de chuvas volumosas e recorrentes, temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica baixa (pouca diferença entre as máximas e as mínimas diárias). É imprescindível manter-se atualizado da previsão e das condições meteorológicas para possíveis eventos de chuva intensa ou tempo severo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares