Nossa Cidade

Natal Sustentável terá oficina do Seo Jaca, o jacaré contador de histórias

A programação oficial do 3º Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura, permitirá a crianças e jovens o reencontro com uma figura que cativou o público do 9º Hortolendo: o jacaré contador das histórias do Ribeirão Jacuba e de Hortolândia. “Seo Jaca” será uma das atrações no palco principal dos festejos, no novo barracão de madeira próximo ao Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmim Geovana Santos Bonfim”. A abertura da festa é nesta sexta-feira (13/12), a partir das 19h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, com a chegada do Papai Noel e atividades culturais.  

Logo após a fala das autoridades, haverá contação de histórias sobre “As Aventuras natalinas de Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”, baseada em livro homônimo da jornalista e escritora Carolina Montone e ilustrado pelo cartunista Fábio J. Santos, lançado na festa literária da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019. A contação será feita pelo ator e artista plástico Rodolfo Berini, que dá vida a “Seo Jaca”, no palco principal, e terá cerca de 30 minutos. Depois, Berini coordenará a oficina de brinquedos “Natal com meu amigo animal”. A ideia é que cada criança faça seu próprio mascote sustentável do “Seo Jaca”, a partir de materiais recicláveis como garrafas plásticas. A oficina terá duração aproximada de 1h30 e é aberta aos visitantes. É obrigatória a permanência de um adulto durante a atividade lúdica e educativa.  

Anuncio


As atividades fazem parte das ações de educação ambiental vinculadas ao PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), da Prefeitura, com o apoio do FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia) e do Banco Internacional CAF (Corporação Andina de Fomento). Segundo Carolina Montone, “o livro, assim como a respectiva contação, fazem referências à história de Hortolândia, ao mesmo tempo em que inserem temas importantes para o fomento de consciência ambiental, como reciclagem, mobilidade urbana sustentável e valorização das ciclovias, preservação dos recursos hídricos locais, assim como da flora, importância da leitura para formação de futuras gerações adultas com responsabilidade ambiental, entre outros”.

Neste ano, a programação do Natal Sustentável vai até 22 de dezembro. Durante o período de festejos, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, abrirá das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h. Os visitantes poderão rever espaços já conhecidos, como a “Vila de Noel”, a “Fábrica de Brinquedos”, o espaço “Leitura de Noel”, o “Cantinho do Presépio” e a “Árvore de Natal Reciclável”. Há também novidades – quatro atrações permanentes: a “Casa de Barro Sustentável”, a “Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais.

Assim como nas edições anteriores, haverá praça de alimentação. Em 2018, o Natal Sustentável levou mais de 30 mil de pessoas ao espaço. 

SERVIÇO:

3º Natal Sustentável, da Prefeitura de Hortolândia

Data: de 13 a 22/12/2019

Hora: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo