Nossa Cidade

Nestes dias de calor, jovens se arriscam em nadar nas lagoas publicas da cidade

Inaugurado em 2010, o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang recebe cerca de 80 visitantes por dia, o número que chega a um mil nos finais de semana. A lagoa conta com uma nascente, que é monitorada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo a Prefeitura, no local não é permitido pescar ou nadar, pelo risco de afogamento. O local conta com placas de avisos sob a lei que não permite nadar nesse local, mesmo assim muitas pessoas se arriscam em dias quentes. Nesse local já houve mortes nos últimos anos por afogamento, mesmo com a presença dos seguranças do parque e da guarda municipal as pessoas continuam com a prática que é proibida.

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, fica no Jardim Nossa Senhora de Fátima em Hortolândia, na rua Manoel Antonio da Silva, 415. Funcionamento: das 7h às 18h, todos os dias. Mais informações sobre os horários e dias de funcionamento das atrações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3845-1149.

Anuncio


Prefeitura alerta sobre pescaria proibida em lagoas públicas

A Prefeitura alerta os moradores sobre um passatempo muito comum em feriados e finais de semana: a pesca. É que, em Hortolândia, segundo a Lei municipal nº 2.149, de 13 de novembro de 2008, a prática é proibida em lagoas, açudes, córregos, ribeirões e demais águas públicas, como as do Ribeirão Jacuba, das lagoas do Jd. Amanda e dos parques Creape, Irmã Dorothy e Remanso das Águas.

Além da pescaria, a lei proíbe também a prática esportiva nestes reservatórios, sem que haja autorização prévia por arte da Administração. A medida visa evitar danos à saúde pública, uma vez que a qualidades destas águas pode estar imprópria à utilização e contribuir para a proliferação e doenças.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, há no município aproximadamente 30 lagos, entre áreas públicas e particulares. Os principais córregos são Santa Clara, Hortolândia, Gazeta e Terra Preta, além do Ribeirão Jacuba; já as lagoas mais conhecidas, em áreas públicas, são as do Parque Creape, Jd. Santa Clara, Irmã Dorothy e os reservatórios do Parque Remanso das Águas e Santa Fé.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo