Nossa Cidade

No aniversário de 25 anos, Biblioteca Municipal busca homenagem de leitores

A Biblioteca Municipal de Hortolândia completa, nesta terça-feira (07/04), 25 anos de existência. Para comemorar a data, a Prefeitura pede aos leitores que enviem pelo WhatsApp (19) 99578-6759, um vídeo depoimento com, no máximo, 30 segundos de duração, falando nome, qual a leitura preferida, como usufrui do espaço da biblioteca e, claro, mensagem de parabéns à  aniversariante.

Inaugurada no dia 7 de Abril de 1995, a Biblioteca Municipal homenageia no nome “Terezinha França Mendonça Duarte”, cuja memória deixou significativo legado não só para Hortolândia, mas também para Sumaré. De acordo com a Secretaria de Cultura, Terezinha destacou-se por sua militância política, cultural e atuação profissional, enquanto servidora pública destes respectivos municípios.

Anuncio


Espaço de organização de informação e conhecimento, seja em papel, seja em meio digital, a biblioteca tem papel fundamental como equipamento cultural da cidade, mantendo igualdade de acesso a todos, sem distinções étnicas, etárias, confessionais, socioeconômicas e de gênero. Segundo a Secretaria de Cultura, trata-se de um espaço comum para a formação do pensamento crítico e estimulador de consciência cívica, empatia e disciplina intelectual. Em razão disso, a biblioteca pública não deixa de ser uma extensão da morada de cada cidadão, que, além de se beneficiar de seu acervo, pode colaborar para seu melhoramento.

“A Biblioteca Municipal tem vida própria. O espaço é uma referência cultural na cidade, uma ferramenta de transformação do indivíduo, agindo de forma decisiva na construção da cidadania. É um grande privilégio ter uma história tão rica em detalhes e em tempos de modernidade receber leitores, pesquisadores, estudiosos e artistas para uma programação cultural clássica. A evolução do espaço é constante com a aquisição de novos títulos que promovem aos leitores a valorização cultural incluindo as pessoas, a arte e a literatura, tornando-as pertencentes do patrimônio sociocultural”, destacou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

Locais de funcionamento da Biblioteca Municipal de Hortolândia

O primeiro endereço da Biblioteca Municipal foi na Rua Adamastor Pirschiner, 82, no Jd. Santa Clara do Lago, onde funcionou até 1997. Após reabertura, em 2002, atendeu na Rua Líbero Badaró, 421, no Jd. do Bosque. Entre 2013 a 2017, localizava-se na Rua Antônio Nelson Barbosa, 96, também no Jd. do Bosque. Atualmente, reaberta ao público em 12 de julho de 2017, funciona no piso inferior do “Open Shopping”, com entrada acessível pela Rua Benedito Manduca de Sousa, 40, no Jardim das Paineiras.

A Biblioteca Municipal de Hortolândia conta com acervo cuja catalogação eletrônica reúne mais de 16.000 títulos, disponibilizando acesso à internet a 5.367 usuários cadastrados e interagindo socialmente a partir de diversas iniciativas. Além das bancas itinerantes para troca de livros, tem também intensa atividade de incentivo à leitura em redes sociais, jogos e desafios socioculturais.

Desde o advento das Novas Tecnologias, a Biblioteca Pública passa a ter o desafio de atingir seus usuários, por meio de ferramentas digitais que são utilizadas no dia a dia das pessoas. A partir desta perspectiva a Biblioteca Municipal disponibiliza:

·         Catálogo Online [http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/]: usuários podem consultar todo o acervo da biblioteca, independente de sua localização e horário.

·         Acervo de Ebooks – Disponibilização de 185 ebooks que podem ser acessados pelos usuários na íntegra por meio de computadores, tablets e smartphones.

·         Bibliozap – serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp, envio de dicas literárias.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo