Nossa Cidade

No dia de proteção aos animais, desafio é promover guarda responsável

 

Quem ama cuida. No “Dia Municipal de Proteção aos Animais”, celebrado nesta segunda-feira (05/08), a Prefeitura de Hortolândia, por meio do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal), busca encontrar um lar para aproximadamente 210 cães e gatos hoje abrigados, que precisam de carinho e atenção . A guarda responsável de animais no município é um dos maiores desafios do órgão, implantado em 2017, na atual gestão Perugini, e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Anuncio


A fim de encontrar futuros tutores, a Administração promove campanha permanente, a “Encontre um Amigo”, de adoção de animais domésticos. Quem se interessa por adotar gratuitamente um bichinho pode ir diretamente ao DPBEA, na Rua Athanázio Gigo, 60, no bairro Chácaras Recreio 2.000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É preciso ter 18 anos ou mais e apresentar RG ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao adotar, o munícipe precisará ainda assinar um termo de guarda responsável.

Atualmente, o DPBEA abriga cerca de 210 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes e adultos, todos “vira-latas” ou SRD (sem raça definida). Os animais são vacinados contra a raiva e estão em bom estado de saúde, segundo o diretor do DPBEA, Vanderlei Fernando Azevedo. “Eles precisam de um lar. Com a campanha, pretendemos diminuir o abandono de animais na cidade, encontrando para eles este novo lar”, afirma. 

Além da mobilização que, em 2019, resultou na adoção de 67 animais, a equipe promove também campanhas de educação e conscientização quanto ao bem-estar animal. Neste ano, foram 10, ao todo. O grupo foi responsável ainda pelo atendimento de 1.034 denúncias, pelo resgate de 50 animais e por sete visitas técnicas. Por semana, o órgão atende, em média 50 animais. 

Guarda responsável

Em janeiro deste ano, como medida de proteção e bem-estar animal, a Prefeitura lançou o guia “Guarda Responsável – Projeto Encontre um Amigo”. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. Quem vai ao DBPEA com a intenção de adotar um cão ou gato recebe o folheto com instruções para tratar do animal de maneira adequada. O guia traz, ainda, precauções a serem tomadas com a saúde do bichinho de estimação. 

Para efetuar a adoção, o tutor tem de cumprir os critérios estabelecidos na cartilha. Abandonar e maltratar animais é crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Denúncias de maus tratos aos animais podem ser formalizadas no DPBEA, por meio dos telefones 3897-3312 ou 3897-5974.

Confira dicas de guarda responsável:

•não deixar o bicho de estimação solto na rua;

•ter disponibilidade para ele e oferecer muito afeto e atenção;

•manter sempre o animal na coleira e com identificação referente ao nome do dono e telefone;

•possuir espaço físico no imóvel proporcional ao porte do animal;

•realizar visitas regulares a um veterinário para vacinas anuais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo