Nossa Cidade

No Dia do Idoso, prefeito anuncia ar-condicionado no Centro de Convivência da Melhor Idade

No Dia Internacional do Idoso, celebrado hoje (01/10), a alegria deu o tom na cerimônia de abertura da 6a. Gincana da Melhor Idade, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, órgão da Secretaria de Governo. Durante o evento, o prefeito Angelo Perugini, anunciou mais uma importante etapa da reforma no espaço, desta vez no salão do centro de convivência, que será ampliado, terá troca de piso e ganhará ar-condicionado. Desde o meio do ano, os prédios que compõem o espaço têm passado por reforma, recebendo diversas benfeitorias, como pintura, novo paisagismo, bancos e mesas para jogos e convivência, troca e pintura das portas dos vestiários, instalação de duchas, manutenção de torneiras, registros e dos refletores de Led na área da piscina. 

“Vocês da Melhor Idade estão na melhor fase. São as pessoas mais preparadas da cidade. São as pedras preciosas. Cabeça boa é a otimista, sempre levantando quem está caído de lado. A força não está na capacidade física, mas na vontade indomável da pessoa, no querer firme. Tenham personalidade e definam o que querem. Não deixem que ninguém ponha vocês de lado. A Prefeitura conta com vocês para definir o que precisa ser feito na cidade”, ressaltou Perugini.

Anuncio


Para marcar o Dia do Idoso, a Prefeitura, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Governo, disponibilizou panfleto informativo, contendo a relação de todos os serviços municipais disponíveis ao segmento, em Hortolândia. O material foi distribuído no Paço Municipal, no HORTOFÁCIL e em órgãos de atendimento ao idoso, como CCMIs, CCSs, CRASs e CREAS.

“Cuidar do idoso em Hortolândia é prioridade do governo Angelo Perugini. Existem diversos órgãos que fazem isso, seja na Secretaria de Governo ou na de Inclusão e Desenvolvimento Social. A meta é integrar o idoso, qualquer que seja a região onde more e o grupo onde seja atendido. Queremos que, nesta gincana, sejam amigos e façam amizades novas. Queremos que vocês pensem que intenção sem ação é mera ilusão. Queremos que se tornem cada vez mais ativos e participativos e contem com a Prefeitura para isso. Que a gente possa todo dia fazer a diferença na vida de pelo menos uma pessoa. Esta é a proposta”, afirmou a coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga.

Durante a gincana, o gerente do Setor de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, José Piveta Benedito, presidente do CMIH (Conselho Municipal do Idoso de Hortolândia), destacou os serviços da Prefeitura voltados a este segmento. “Hoje é um dia de reflexão. O idoso é a enciclopédia da vida, que reúne os conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Merecem amor, respeito, proteção e carinho. Reforçamos a luta contra o isolamento, garantindo um envelhecimento digno e feliz a todos”, afirmou Piveta. 

Gincana

Segundo os organizadores, neste ano, cerca de 250 idosos participam da competição. Além dos membros dos CCMIs Remanso Campineiro e Jd. Amanda, a disputa envolve também os atendidos nos CRAS Jd. Novo Ângulo e nos CCSs Jd. Rosolen e Jd. Primavera.

No primeiro dia de provas, os participantes desfilaram animadamente pelo salão, com apitos, pompons, chapéus, tiaras, laços e outros objetos na cor da equipe: Verde, Amarela, Azul e Vermelha. Os competidores receberam os convidados com apresentações culturais: música com o Coral Encanto, sob a regência da professora Míriam Cela, e poesia “Essas Mãos”, de Cora Coralina, declamada na forma de jogral por integrantes do CCS (Centro de Convivência Social) do Jd. Rosolen, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

A aposentada Antonia Polli, de 60 anos, moradora do Remanso Campineiro, estava animada em participar da gincana pela primeira vez. “Vai ser emocionante. Para a Prova de Solidariedade, já coletamos vasos de flores, alimentos e rede de descanso. Aqui, encontramos alegria. Aprendemos a trabalhar em equipe, a compartilhar tanto a alegria, quanto a tristeza. A convivência com o outro traz isso”, comenta ela, ressaltando os benefícios de estar em grupo.

Eufórica, a dona de casa Magali Della Barba, de 61 anos, encontrou no espaço um meio de superar a depressão, surgida com a perda de quatro parentes próximos em 2016. “A gincana está uma delícia. Quero que cresça ainda mais o nosso espaço. Os idosos merecem. Nesta gincana, minha cabeça virou de menina, de adolescente. A gente fica contagiada com esta alegria. Aqui melhorei 100%. Era nervosa, depressiva. Adoro as oficinas. Aprendi a  bordar chinelo e a fazer flores em EVA. Adoro”, comenta ela.

Provas e desafios

Durante a gincana, as brincadeiras e provas acontecerão sempre pela manhã, das 9h às 11h30, no CCMI Remanso Campineiro, e se encerrarão na sexta-feira, quando será conhecida e premiada a equipe vencedora. A Gincana da Melhor Idade 2019 visa celebrar o Dia Internacional do Idoso e integrar os participantes, pessoas com 60 anos ou mais, que utilizam serviços disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Governo e de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

Neste período, os grupos têm pela frente cinco tipos de provas: esportivas, culturais, relâmpago, extras e de solidariedade. Nas esportivas, há diversas brincadeiras com o corpo, envolvendo dentre outros aspectos, velocidade e coordenação motora. Nas culturais, a comissão julgadora avaliará shows de talentos e disputas com perguntas e respostas. Haverá também tarefas para auxiliar as equipes a aumentar a pontuação, como as provas extras e relâmpago. 

As provas de solidariedade começaram no dia 26/09, após a primeira formação de equipes, e se encerram nesta quinta-feira (03/10), às 17h, para que haja tempo de contabilizar todo o material arrecadado – alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, livros infantis e brinquedos, mudas de árvores frutíferas, de flores e de ervas medicinais. A ideia é criar um jardim medicinal no próprio CCMI Remanso, bem como nos demais locais públicos de convivência dos idosos em Hortolândia.  

Brinquedos e livros serão, posteriormente, distribuídos entre entidades atendidas pela Secretaria de Inclusão Social e as casas do Paica (Programa de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes). Como na edição anterior, os participantes receberão troféus e medalhas. 

Atualmente, há cerca de 950 idosos inscritos no CCMI do Remanso Campineiro e 340 no do Jardim Amanda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo