Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

No Dia Mundial da Água, Lago da Fé ganha árvores e “abraço” na lagoa

Prefeitura

Publicado

em

 

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), um coro de mais de 400 vozes entoou junto a reflexão que tematiza o evento promovido pela Prefeitura, Água: cuide hoje para ter sempre. Formado por estudantes de escolas públicas e particulares de Hortolândia, o grupo cantou: “Olha a água. Pode ser um oceano. Pode ser um mar inteiro. Pode ser aquele banho, Que eu tomo no chuveiro. Quando chove vira nuvem, E despenca lá do céu. Quando cai no chão, É água pra beber pra tomar banho pra lavar. Água que a gente tem que economizar, Porque senão um dia ela acaba, E então o que a gente vai fazer se não tem água, Porque senão um dia a fonte seca. E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra?”, questiona a letra da música “Olha a água”, da Turminha do Tio Marcelo.

No segundo dia de celebração em torno da data, crianças e jovens, estudantes de cinco escolas do município, participaram de “abraço simbólico” na lagoa do Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jardim Alvorada, bem como do plantio de 300 mudas de árvores, na área correspondente à Avenida Joaquim Martarolli, próxima à Câmara Municipal. Desta vez, foram aproximadamente 40 espécies diferentes, tais como Ipês rosa, roxo, amarelo e branco; Jenipapo; Jequitibá; Paineira; Pau Viola; Pau Mulato; Pau Cigarra; Sibipiruna; Guanandi; Guajuvira; Embaúba; Goiaba; Pitanga; Canafístula; Capororoca e Ingá. Com mais este plantio, o quinto no local, chega a 1.184 o total de mudas lá disponibilizadas de 2018 para cá, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, Villagio Ghiraldeli e Patrícia Ma. Capelato Basso, da EE (Escola Estadual) Prof. José Claret Dionísio e do COC Caramelo, cantaram também a canção folclórica “Floresta”, em homenagem ao mais novo parque do município, que tem 180 mil metros quadrados de área. A previsão é que, em dois anos, o bosque em formação já ofereça boa sombra a seus visitantes e, em três ou quatro anos, árvores altas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini na cerimônia, convidou os presentes a adotarem as árvores agora plantadas e a compartilharem a causa ambiental com todos em casa. “São vocês da escola que fazem a educação ambiental, a conscientização. Que neste dia vocês reflitam sobre porque estão aqui. Todos os dias precisam ser o Dia da Água. É importante também que vocês saibam o que a Prefeitura faz nesta área: plantio de árvores, coleta seletiva, descarte correto de resíduos, cuidado com as lagoas, e busca parceria com a comunidade, este envolvimento, para a conscientização ambiental. São muitas as ações neste mês, em especial nesta semana”, afirmou Zezé.

Nesta semana, a Administração Municipal também promoveu um seminário sobre a revitalização dos afluentes do Ribeirão Quilombo e três eventos comemorativos, com direito a “abraço simbólico” em lagoas da cidade. O primeiro foi no Jd. Amanda, nesta quinta-feira (21/03); o segundo hoje no Parque Lago da Fé, no Jd. Alvorada; e o próximo na quarta-feira (27/03), no Parque Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

“É importante participar para saber a importância da água. A vida depende da água. Sem água a gente não existe”, filosofa o estudante do 6o. ano do COC Caramelo, Eduardo Berno Lima, de 11 anos. “A gente precisa plantar para ter mais árvores, que elas estão acabando no mundo. Sem as árvores, como a gente viverá? O solo fica ruim, o ar fica ruim”, complementa o colega do 5o. ano, Davi Barrine, de 10 anos.

Estreante em plantios, o aluno do 5o. ano da Emef Profa. Patrícia Capelato, Mateus Henrique Miranda de Castro, de 10 anos, estava animado. “É importante plantar para a respiração, para ter sombra, e para matar a sede, tem que cuidar da água. No dia que fui à praia com minha família, vi um lago que tinha muito lixo, canudinhos, garrafas plásticas e até cachorro morto. Me deu uma tristeza!”, revelou o menino. “Se a água acabar, o que a gente vai beber”, pergunta o amigo Otávio Luiz Spinardi de Sousa, também do 5o. ano.

SERVIÇO:

Dia Mundial da Água

Evento 3: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang

Data: 27/03/2019, sexta-feira, às 9h

Local: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Atividades: Abertura, apresentação musical e “abraço simbólico” na Lagoa

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares