Connect with us

Nossa Cidade

No Dia Mundial da Água, Lago da Fé ganha árvores e “abraço” na lagoa

imagem 96

 

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), um coro de mais de 400 vozes entoou junto a reflexão que tematiza o evento promovido pela Prefeitura, Água: cuide hoje para ter sempre. Formado por estudantes de escolas públicas e particulares de Hortolândia, o grupo cantou: “Olha a água. Pode ser um oceano. Pode ser um mar inteiro. Pode ser aquele banho, Que eu tomo no chuveiro. Quando chove vira nuvem, E despenca lá do céu. Quando cai no chão, É água pra beber pra tomar banho pra lavar. Água que a gente tem que economizar, Porque senão um dia ela acaba, E então o que a gente vai fazer se não tem água, Porque senão um dia a fonte seca. E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra?”, questiona a letra da música “Olha a água”, da Turminha do Tio Marcelo.

Anuncio

No segundo dia de celebração em torno da data, crianças e jovens, estudantes de cinco escolas do município, participaram de “abraço simbólico” na lagoa do Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jardim Alvorada, bem como do plantio de 300 mudas de árvores, na área correspondente à Avenida Joaquim Martarolli, próxima à Câmara Municipal. Desta vez, foram aproximadamente 40 espécies diferentes, tais como Ipês rosa, roxo, amarelo e branco; Jenipapo; Jequitibá; Paineira; Pau Viola; Pau Mulato; Pau Cigarra; Sibipiruna; Guanandi; Guajuvira; Embaúba; Goiaba; Pitanga; Canafístula; Capororoca e Ingá. Com mais este plantio, o quinto no local, chega a 1.184 o total de mudas lá disponibilizadas de 2018 para cá, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, Villagio Ghiraldeli e Patrícia Ma. Capelato Basso, da EE (Escola Estadual) Prof. José Claret Dionísio e do COC Caramelo, cantaram também a canção folclórica “Floresta”, em homenagem ao mais novo parque do município, que tem 180 mil metros quadrados de área. A previsão é que, em dois anos, o bosque em formação já ofereça boa sombra a seus visitantes e, em três ou quatro anos, árvores altas.

Advertisement

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini na cerimônia, convidou os presentes a adotarem as árvores agora plantadas e a compartilharem a causa ambiental com todos em casa. “São vocês da escola que fazem a educação ambiental, a conscientização. Que neste dia vocês reflitam sobre porque estão aqui. Todos os dias precisam ser o Dia da Água. É importante também que vocês saibam o que a Prefeitura faz nesta área: plantio de árvores, coleta seletiva, descarte correto de resíduos, cuidado com as lagoas, e busca parceria com a comunidade, este envolvimento, para a conscientização ambiental. São muitas as ações neste mês, em especial nesta semana”, afirmou Zezé.

Nesta semana, a Administração Municipal também promoveu um seminário sobre a revitalização dos afluentes do Ribeirão Quilombo e três eventos comemorativos, com direito a “abraço simbólico” em lagoas da cidade. O primeiro foi no Jd. Amanda, nesta quinta-feira (21/03); o segundo hoje no Parque Lago da Fé, no Jd. Alvorada; e o próximo na quarta-feira (27/03), no Parque Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

“É importante participar para saber a importância da água. A vida depende da água. Sem água a gente não existe”, filosofa o estudante do 6o. ano do COC Caramelo, Eduardo Berno Lima, de 11 anos. “A gente precisa plantar para ter mais árvores, que elas estão acabando no mundo. Sem as árvores, como a gente viverá? O solo fica ruim, o ar fica ruim”, complementa o colega do 5o. ano, Davi Barrine, de 10 anos.

Estreante em plantios, o aluno do 5o. ano da Emef Profa. Patrícia Capelato, Mateus Henrique Miranda de Castro, de 10 anos, estava animado. “É importante plantar para a respiração, para ter sombra, e para matar a sede, tem que cuidar da água. No dia que fui à praia com minha família, vi um lago que tinha muito lixo, canudinhos, garrafas plásticas e até cachorro morto. Me deu uma tristeza!”, revelou o menino. “Se a água acabar, o que a gente vai beber”, pergunta o amigo Otávio Luiz Spinardi de Sousa, também do 5o. ano.

Advertisement

SERVIÇO:

Dia Mundial da Água

Evento 3: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang

Data: 27/03/2019, sexta-feira, às 9h

Advertisement

Local: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Atividades: Abertura, apresentação musical e “abraço simbólico” na Lagoa

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

concurso concurso
Brasil54 minutos ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil2 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região2 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes13 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade17 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade19 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade19 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

Advertisement
cinema

Populares