Nossa Cidade

No Dia Mundial da Água, Lagoa do Parque Dorothy começa a ser repovoada

Evento, nesta terça-feira (22/03), teve “abraço” ao reservatório e marcou início da campanha “Hora Azul: consumo mínimo da água”

Depois dos patos e pássaros, os peixes estão de volta à principal lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang. O reservatório, localizado no Jd. Nossa Senhora de Fátima, começou a ser repovoado nesta terça-feira (22/03), data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

Anuncio


Uma cerimônia reuniu pela manhã cerca de 150 pessoas, dentre elas autoridades municipais, moradores da cidade e alunos de escolas públicas do entorno. De mãos dadas, eles “abraçaram” a lagoa e acompanharam o lançamento da campanha “Hora Azul: consumo mínimo da água” promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para fomentar entre os moradores de Hortolândia a cultura da economia de água.

Presentes ao evento, as amigas Flávia Maia, Joice Santos e Wayni Fernandes, alunas da EE (Escola Estadual) Pastor Roberto Rocha de Azevedo, já estão cientes desta lição. “A água é a coisa mais importante da vida, serve para tudo e não estamos cuidando muito bem dela. Usamos à toa, desperdiçando, quando abrimos a torneira no último pra lavar louca. Temos que cuidar para não faltar para nossos filhos e netos”, explicam.

Repovoamento

Na primeira etapa do repovoamento da lagoa do Parque Dorothy, foram colocados no espelho d’água 400 exemplares de Tilápias do Nilo, doadas ao município por um ambientalista de Artur Nogueira. Na próxima etapa, a ideia é colocar também Curimbatás. A meta é chegar a 3.000 peixes. Segundo o gestor de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Mancuso, em dezembro de 2015, a lagoa tinha pelo menos 300 Tambaquis e Tilápias de dois tipos (do Nilo e San Peter). Após fortes chuvas, o sistema de transbordo de água foi danificado e a tubulação precisou ser totalmente trocada. A obra foi concluída pela Prefeitura em fevereiro passado, o que permitiu o início do repovoamento agora.

Os alevinos colocados na lagoa têm em média 60 dias de vida e aproximadamente 5cm de comprimento, mas há exemplares maiores. Em 60 a 90 dias já serão capazes de se reproduzir, podendo, no período de seis meses a um ano, dobrar a população da lagoa…

Fotos: Reginaldo Prado

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo