Nossa Cidade

Nova biblioteca na Emef Nova Europa imita casinha sustentável

 

Na estante da sala e na mesinha de centro, livros dos mais variados tipos ficam sempre a mão. No quarto, as prateleiras têm fantoches pra divertir e decorar. Livrinhos sobre higiene estão, também, no armarinho do banheiro e dá pra ler rapidinho, sentado no vaso. Até aí, tudo bem: parece mesmo uma casa normal. Mas, e se eu contar que o fogão e a geladeira estão recheados de livros?! Hum, deu fome de leitura, não é? Pois os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa não passam vontade: este é o “Espaço de Leitura Sustentável Ler e Sonhar”, que foi aberto na unidade escolar, nesta segunda-feira (17/09), com direito a festa e apresentação teatral com os professores representando os personagens do livro “O grande rabanete” (de Tatiana Belinky).

Anuncio


O que antes era uma biblioteca comum, ganhou móveis, cores e muito aconchego. “É um espaço pensado para as crianças brincarem com os livros, vivenciarem situações lúdicas com os objetos oferecidos aqui e aprenderem, inclusive, noções de responsabilidade, pois é preciso deixar a casinha arrumada para a próxima turma de alunos”, explica a diretora da escola, Elis Regina da Silva Valim.

A diretora que teve a ideia de transformar a biblioteca em um ambiente mais atrativo, e contou com apoio dos demais funcionários da escola e da comunidade, com doações de diversos itens sustentáveis, como pallets, colchões e móveis, para compor a casinha. “Temos um fogão de verdade, com panelinhas e utensílios na cozinha. Uma geladeira cheia de livros, e caminhas com almofadas, pra deixar a leitura prazerosa”, conta Elis.

“Eu gosto muito de ler e achei legal esta biblioteca. Já vim visitar com a minha sala e eu e minhas amigas brincamos um pouquinho. Se puder levar livros para casa, vai bem legal porque vou ter mais tempo de ler”, disse a aluna Iasmin Gomes, de 9 anos, aluna do 4º ano. Ela disse que o livro que mais gostou de ler foi “O baile” (de Mary França e Eliardo França), que ganhou no Hortolendo, no ano passado (abaixo, saiba mais sobre o evento Hortolendo).

Já o aluno Tito Pedro de Souza, de 10 anos, gosta mesmo é de quadrinhos. “Eu leio Recruta Zero e Agar. Aqui na escola, encontro os gibis da Turma da Mônica. Gostei muito da biblioteca nova porque, além dos gibis, está tudo colorido”, descreveu.

A biblioteca da Emef Nova Europa têm cerca de 3 mil livros  no acervo. São materiais paradidáticos, utilizados pelos alunos para leitura no local. A diretora explica que, em breve, será implantado um sistema de empréstimo de livros, onde os alunos poderão levar os exemplares para ler em casa, devolvendo alguns dias depois. Além disso, a escola trabalha com o “Projeto Leitura”, por meio do qual os alunos levam para casa um livro pré-definido pelo professor para o desenvolvimento de propostas pedagógicas em sala de aula.

Hortolendo

A Prefeitura de Hortolândia já trabalha nos preparativos para a grande festa literária do município, o Hortolendo, que acontecerá no dia 21 de outubro, um domingo, no Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), unidade educacional localizada no Jd. Santa Clara. Em sua 8ª edição, a atividade terá como tema “A Leitura como prática cidadã: Aqui você é o autor!”, e contará com distribuição gratuita de milhares de exemplares de livros infantis e infanto-juvenis, para um público estimado em mais de 50 mil pessoas.

Organizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a programação contará com tendas de atividades pegagógicas e culturais, praça de alimentação e atrações musicais no palco principal. Neste ano, os livros distribuídos serão das editoras Uirapuru e Outro Planeta. Cada visitante da festa literária terá direito de retirar um exemplar, mas também haverá a possibilidade de trocar um quilo de alimento não perecível por mais um outro livro, novidade nesta edição.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo