Nossa Cidade

Nova merenda escolar tem arroz e feijão quatro vezes por semana

Uma refeição cheirosa, feita na própria escola, e de dar água na boca. Arroz e feijão, frango ao molho de tomate com chuchu, salada de beterraba com salsinha, mais suco de manga. Este foi o cardápio servido, nesta terça-feira (03/10), na hora do almoço, nas escolas de Hortolândia. A mudança na merenda escolar, servida pela Prefeitura, aguçou a curiosidade dos alunos, que corriam até o refeitório na hora do recreio. Para conferir os novos cardápios, que trazem alimentação mais saudável, redução de açúcar e exclusão de alimentos embutidos, o prefeito Angelo Perugini esteve pela manhã na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Nova Europa.

Os 16 cardápios elaborados pela empresa Vivo Sabor, vencedora da licitação, atendem a sugestões da comunidade escolar e trazem novidades saudáveis e saborosas. Uma delas é a presença da brasileiríssima dupla arroz-feijão quatro dias por semana e não apenas dois, como anteriormente. Outra é a utilização de legumes junto com a proteína de frango ou de vaca na preparação da “mistura”. Agora, não há mais alternância entre salada e suco de frutas; os dois são servidos juntos. Outra mudança importante, de acordo com a diretora da unidade, Elis Regina da Silva Valim, é a gestão compartilhada, que permite aos gestores escolares não apenas acompanhar os cardápios, mas também sugerir mudanças à nova empresa. A escola reúne 640 alunos, em salas do Jardim I e II da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Anuncio


As alunas do 1° ano, Ana Júlia dos Anjos Santos e Kauane Isabelly Braga de Souza, de seis anos, aprovaram o que experimentaram. “Está muito boa. Gostei muito da salada de beterraba”, afirmou Ana. “Tem fruta, maçã, goiaba. São as minhas favoritas”, destaca Kauane. Para o colega do 2° ano, Gabriel Wellington M. da Silva, de 7 anos, o destaque vai para o frango, acompanhado de arroz-feijão.

Surpresas com a presença do prefeito na escola, as amigas, estudantes do 5° ano, Camilli da Costa, Maria Eduarda de Souza Felizardo e Stefany Ap. Mendonça estavam ansiosas para experimentar a nova refeição. “Muito boa. Principalmente o caldo do frango com chuchu. Gostei também da salada de beterraba, do feijão e do tempero do arroz”, avaliou Camilli, após experimentar a nova merenda.

“Muito gostoso! Valeu a pena almoçar às 9h”, afirmou Perugini, sorridente. “O fato de ter arroz e feijão traz a casa da gente para dentro da escola. Tinha também carne, legumes, acompanhados de salada, ingredientes importantíssimos para a saúde e para fazer a criançada feliz. E não é um dia só. Vai continuar”, destacou o prefeito. “As crianças que vêm aprender aqui têm uma alimentação completa e saudável, para que tenham uma vida digna. Isto é um fator muito importante para o aprendizado. Vale a pena a Prefeitura fazer um maior investimento na educação. Todo o recurso colocado na educação – merenda, uniforme, material – é sempre positivo. Negativo é gasto com telefone, aluguel de prédios, em merenda, não. Queremos que as crianças saiam felizes e os pais confiantes que seus filhos estão bem alimentados e bem cuidados. Aqui, eles têm arroz e feijão com tempero de mãe”, afirma o prefeito.

“É muito bom poder servir arroz-feijão todo dia. Para algumas crianças, esta é a única alimentação garantida no dia. Agora, temos também frutas todo dia no desjejum, uma alimentação mais saudável e reforçada. A alimentação saudável favorece o aprendizado. Esta nova alimentação foi pensada por razões pedagógicas, para favorecer o aprendizado”, salienta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Novos cardápios

A Prefeitura de Hortolândia serve a nova merenda a 43.300 alunos, em 89 unidades escolares do município, dentre elas 56 escolas municipais, sete entidades e 26 escolas estaduais, inclusive a Etec (Centro Paula Souza). Os novos cardápios, que começaram a ser servidos na última segunda-feira (02/10), têm alimentação mais saudável, com redução de açúcar e exclusão de alimentos embutidos.

Agora, frutas, legumes e verduras serão servidos simultaneamente, todo dia. Haverá aumento no consumo de arroz e feijão. Manteiga e peixes passarão a compor as refeições. Embutidos, como as salsichas, serão excluídos da lista de alimentos e será reduzida a ingestão de açúcar, com a troca de achocolatado comum pelo 50% a base de cacau.

Além do aumento no número de cardápios de 10 para 16, a nova merenda tem como diferencial a melhoria na composição dos cardápios, que estão mais completos, com feijão, salada e sobremesa, e a adequação na quantidade de alimentos por faixa etária. No caso dos alunos entre 8 e 11 meses, por exemplo, o ajuste representa o aumento de 25 g para 30 g no consumo de carne bovina e de 35 g para 40 g de frango, no almoço. Nesta mesma refeição, foi incluída a salada diária e foram listados os vegetais que serão usados na preparação (abobrinha, acelga, agrião, alfaces crespa e lisa, beterraba, chicória, chuchu, couve, couve-flor, escarola, pepino, repolho, rúcula, tomate e vagem). Alunos de 1 a 3 anos, passam a ter suco de polpa de fruta como colação, isto é, o lanche servido entre café da manhã e almoço.

Outro destaque é a inclusão de alimentos adequados a cada faixa etária, como a fórmula láctea infantil e o leite integral enriquecido com ferro e vitaminas, que substituirão o leite integral simples; assim como a exclusão de embutidos, a redução de açúcares, a inclusão de novas preparações como tortas, escondidinhos, purês de batata e mandioquinha, cereais variados (flocos de milho, granola, aveia) e vitaminas a base de leite, banana, maçã e melão.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo