Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Nova Portaria da Prefeitura amplia atendimento presencial em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Com a permanência do município na “Fase de Modulação 3 – Amarela” do Plano São Paulo e a redução contínua e progressiva no número de infectados com a COVID-19, a Prefeitura de Hortolândia publicou nova portaria, que altera as condutas sanitárias a serem adotadas por estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, autorizados a realizar atendimento presencial ao público. As alterações trazidas pela Portaria nº 11, de 27 de agosto 2020, começam a valer nesta sexta-feira (28/08).

A publicação do documento visa atualizar os protocolos e adequar as regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais existentes no município para que exista um equilíbrio econômico-sanitário permanente na cidade, em consonância com as regras praticadas majoritariamente pela macrorregião de Campinas.

Publicidade

Durante a “Fase de Modulação 3 – Amarela” do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, é permitida a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades. A nova Portaria altera e é um complemento do Decreto Municipal nº 4.537, de 9 de agosto de 2020 e a Portaria Conjunta SMG SMS SMDETTI SMPUGE nº 8, de 9 de agosto de 2020. Os protocolos sanitários, entre eles a utilização de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes e comunicação, apropriados para cada atividade tratada no decreto, estão mantidos e devem ser seguidos.

Confira o que muda, a partir de agora:

Comerciantes de vestuário e calçados:

Com a publicação do novo documento, provadores para experimentação de peças de vestuário e calçados poderão ficar disponíveis ao público, ficando ainda indisponíveis os exemplares destinados ao teste de cosméticos e perfumaria;

Templos religiosos:

Templos religiosos, na condução de suas atividades junto ao público, poderão executar as cerimônias no período máximo de uma hora e 30 minutos. Além disso, pessoas acima de 60 anos e com menos de 12 anos, que não apresentem comorbidades, também ficam autorizadas a participar das cerimônias;

Academias e estabelecimentos similares:

Consideram-se, também, estabelecimentos similares, e podem realizar atendimento presencial, aqueles que praticam atividades como: pilates, crossfit, ginástica funcional, natação e ginástica em geral.

Restaurantes com sistema “self-service”:

Fica permitida a utilização de sistema “self-service” pelos clientes, desde que o estabelecimento siga os seguintes protocolos:

– proibição da manipulação do buffet por crianças abaixo de 12 (doze) anos;

– obrigatoriedade do uso de máscara pelos clientes em toda circulação pelo estabelecimento, permitida a retirada apenas durante a refeição;

– instalação de protetores salivares em toda a extensão do buffet, que deverão ser higienizados a cada 30 (trinta) minutos;

– estabelecer circuito de higienização para operação do buffet com, no mínimo, os seguintes procedimentos: higienização das mãos pelo cliente; utilização, pelo cliente, de par de luvas fabricadas em qualquer material descartável, durante a todo o tempo de manipulação do buffet; descarte adequado das luvas ao final do processo de manipulação do buffet; e repetição do processo de higienização das mãos, após o descarte adequado das luvas.

– distanciamento de 02 (dois) metros entre os clientes no momento de manipulação do buffet.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados cerca de 3,2 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Construção da Emei Jd. Novo Ângulo está em fase final

Portal Hortolândia

Publicado

em

Já esta na final as obras da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Ângulo, em construção pela Prefeitura de Hortolândia. Já são realizados serviços de instalação de forro e colocação de esquadrias, procedimentos que praticamente encerram a obra da creche, que será entregue ainda neste ano.

O prédio é construído por meio de convênio celebrado com o Governo Federal, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Quando a escola for aberta para aulas, haverá 320 novas vagas para crianças com idade entre zero e cinco anos, em turmas de Berçário, Mini-Grupo, Maternal, Jardins I e II.
 
De acordo com a Secretaria de Obras, a área construída da nova creche é de 1.311,97 metros quadrados e a área total do terreno 1.510,23 metros quadrados.

Publicidade

A execução da obra teve de ser readequada após atrasos sucessivos, tanto no cronograma da construção, quanto no de repasses de recursos federais, a empresa vencedora da primeira licitação abandonou a obra e foi penalizada com a rescisão do contrato. Em razão disso, a Prefeitura precisou abrir novo processo licitatório para contratar a empresa atual.

O serviço foi retomado em dezembro do ano passado. Agora, as obras estão em franco andamento e prestes a serem concluídas dentro do novo prazo esperado.
 
“É com muita alegria que chegamos à etapa final as obras. Nós estamos empreendendo todos os esforços para concluir e realizar a entrega desta nova unidade, prevista para o mês de novembro deste ano. Vamos conseguir beneficiar as crianças dessa região, que contarão com uma escola nova, que foi feita para atender com muita qualidade, com condições adequadas, com espaços amplos, levando em conta os aspectos do desenvolvimento infantil, aspectos lúdicos e inclusivos, pensando nas necessidades especiais das crianças que precisam de uma maior atenção. Cada espaço foi pensado com muito carinho. Nós estamos procedendo com todos os detalhes da obra, com toda a organização e equipamentos para que essa creche possa estar funcionando já no próximo ano. Esse ano, já nas inscrições para a Educação Infantil, nós já poderemos ter as vagas disponíveis, para que os pais possam fazer a suas inscrições”, enfatizou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(24) mostra que o município teve 3987 casos confirmados, 3804 curados e 137 óbitos.

Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 05 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 30 em isolamento domiciliar.

Publicidade

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 01 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 218 em isolamento domiciliar.

4004 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

A partir de 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização para readequar fluxo de veículos próximo à rua dos Estudantes

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta quinta-feira (24/09), o reforço na sinalização viária nas ruas Lídia Giroto Navarto e João Paiva, além das Ruas Três e Cinco, na região do Jardim do Bosque. No local, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana reforçam a pintura das faixas de rentenção, dos “PARES” obrigatórios e das faixas duplas amarelas contínuas.

Na mesma região, também foi iniciada a pré-marcação da sinalização na rua Terezinha Navarro da Silva, no trecho entre a avenida da Emancipação e a rua dos Estudantes. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação na rua Terezinha Navarro da Silva tem o objetivo de preparar o local para quando for concluída a construção de uma rotatória na rua dos Estudantes. A partir daí a via passará a ser “mão-dupla”, ou seja, receber o tráfego nos dois sentidos já que hoje, apenas um sentido da via recebe o fluxo do trânsito.

Publicidade

“Estamos trabalhando em meio à comemoração da Semana Nacional do Trânsito. Esta é mais uma ação da Prefeitura para celebrar esta importante semana de conscientização. As adequações no trânsito da região organizam o tráfego, melhoram o fluxo, evitam congestionamentos e excesso de velocidade que podem causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Serviços Urbanos, José Eduardo Vasconcellos. O serviço continuará nos próximos dias.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares